-
-
-
-
Pelo Gil Eanes
-
A exploração da costa Africana foi arrendada a um mercador, Fernão Gomes, que, em troca de uma renda, explorava as riquezas dos territórios da costa que conseguisse descobrir. Para além do ouro, os Portugueses passaram a ter acesso a outras riquezas, como o marfim e a malagueta, e desenvolveram o tráfico de escravos
-
Em 1488 Bartolomeu Dias foi o primeiro europeu a dobrar o Cabo das Tormentas. Na esperança de abrir novos caminhos às descobertas portuguesas o cabo foi rebatizado como sendo da Boa Esperança.
-
ma vez amadurecido o projecto de chegar à China por ocidente, Colombo apresentou-o à coroa de Portugal. O empreendimento foi rejeitado devido ao enorme risco e, sobretudo, porque, após a assinatura do Tratado das Alcáçovas em 1479, os portugueses tinham apostado em alcançar a Índia pela rota contrária. Depois da rejeição portuguesa, Colombo dirigiu-se a Castela e, em 1486, apresentou o projecto aos Reis Católicos.
-
Foi a 7 de junho de 1494, na povoação castelhana de Tordesilhas, que foi assinado o Tratado com esse mesmo nome entre as Coroas ibéricas. Nele dividiam, entre si, o mundo conhecido e aquele que estava ainda por descobrir. Foi um momento chave da diplomacia ultramarina na Europa que aconteceu pouco tempo depois de Cristóvão Colombo descobrir oficialmente o continente americano – há historiadores que defendem que o navegador poderia ser um espião ao serviço de D. João
-
17 ou 18 de maio de 1498 - as fontes não são concordantes acerca do dia exato - a armada de Vasco da Gama avistou terra após 23 dias de viagem percorridos desde a última escala em Melinde.Perceberam que estavam nas redondezas de Calecute e, dois dias depois, chegaram-se às naus várias embarcações da terra, que vinham perguntar quem eram os portugueses, de onde vinham e o que queriam. Foi nesta altura que Vasco da Gama mandou desembarcar um degredado.
-
A esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral, dirigia-se para a India, mas, pelo caminho, descobriu o Brasil. Esta descoberta é por vezes referida como acidental, mas muitos historiadores discordam.
A segunda frota com destino à India, depois do regresso de Vasco da Gama, era constituída por 13 navios e mais de 1000 homens.