-
Foto atual da Cascata do Caracol, a menina dos olhos de Canela...
-
Foto do centro de Canela em 2013 (detalhe para o primeiro prédio à direita que permanece igual, como citado anteriormente).
-
Foto da atual Igreja Matriz, a Catedral de Pedra.
A antiga foi demolida. -
Foto da Casa do Papai Noel tirada em 2010, onde antigamente funcionava o Escritório de Informações Turísticas, como citado anteriormente. Está assim atualmente.
-
Foto do Castelinho do Caracol, mais atual, tirada em 2010. Está assim hoje.
-
Foto atual do Grande Hotel Canela, tirada em 2010. Ele é assim hoje.
-
Foto da Antiga Estação Ferroviária, como citado anteriormente, agora já no ano de 1990.
-
Foto do centro da Cidade de Canela, em 1966. O primeiro prédio à direita, permanece igual, com poucas modificações, e abriga uma loja de malhas.
-
Foto do antigo Escritório de Informações Turísticas, por volta de 1965. O prédio foi demolido para construção da atual Casa do Papai Noel, na Praça João Corrêa, no centro.
-
Foto da antiga Estação Rodoviária de Canela, em 1960. Hoje o prédio existe, bem parecido com o original, com poucas mudanças, e abriga uma lancheria na sua parte inferior.
Localizado no centro, próximo à Praça João Corrêa.
Até hoje é chamado pelos canelenses de "Prédio da Antiga Estação Rodoviária". -
Foto do antigo Banco Nacional do Comércio - BNC, em 1960. Atualmente o prédio abriga a agência do Banco Santander, e sua arquitetura do passado continua preservada.
Fica no centro da cidade. -
Imagem de Nossa Senhora de Caravaggio remonta de 1960. Atualmente a cidade possui o Santuário de Caravaggio, porém a imagem permanece à mesma. Todos os anos no dia 26 de maio, romeiros fazem caminhada da fé até o santuário (cerca de 6km), seja para orar pela Santa ou para agradecer alguma graça alcançada.
Neste dia é feriado municipal em Canela, e a cidade recebe cerca de 100 mil fiéis. -
O antigo Cine Theatro, citado anteriomente, deu lugar ao Cine Marabá, no mesmo local, na Praça João Corrêa, no centro da cidade.
Foto de 1955. Atualmente o prédio abriga o Teatro Municipal de Canela. -
Foto da escola em 1954. O prédio ainda existe, tal qual a foto, chamado de Prédio Auxiliadora. Algumas de suas salas encontram-se alugadas, e já abrigaram escolas de dança, grupo de encontro de jovens católicos, sindicatos, entre outras atividades.
Em 2014 foi promovido, através do Facebook, o primeiro encontro de alunos do Ginásio Nossa Senhora Auxiliadora.
O prédio fica ao lado da Catedral de Pedra. -
Foto da Casa de Pedra em 1953. O local abrigou a Prefeitura de Canela até o ano de 1990. Atualmente a Casa de Pedra pertence à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Canela, e abriga vários eventos culturais, principalmente cinema e teatro. Seu prédio está praticamente igual ao da foto. Fica no centro da cidade.
-
Foto de 1953, da construção da Catedral de Pedra em torno da antiga Igreja matriz.
-
Por volta de 1927, Sr. Ernesto Urbani abriu uma oficina mecânica de conserto de máquinas à vapor, em Canela. Em 1950 (ano da foto), o filho mais velho do Sr. Ernesto, criou a primeira miniatura de uma uma máquina a vapor, com proporções exatas, detalhes perfeitos, e todos os movimentos, com funcionamento igual as máquinas de tamanho original. Atualmente, o Parque Temático Mundo a Vapor é um ponto turístico que recebe muitos visitantes, e a brincadeira de criança tornou-se uma atração.
-
Foto do prédio dos Correios e Telégrafos em Canela, no ano de 1950. Atualmente o Correio está instalado ainda no mesmo prédio, e pouquíssima coisa mudou nele. Fica na Rua Dona Carlinda, mesma que abriga a Prefeitura, Câmara, Fórum, Ministério Público... No centro da cidade.
-
Foto do Hotel Central em 1948, na atual Av. Júlio de Castilhos, no centro de Canela. Hoje o hotel não existe mais, mas o prédio ainda existe, e pouca coisa mudou nele. A estrutura abriga atualmente uma loja de eletrodomésticos.
-
Foto do inverno em Canela, datada de 1941, onde dois turistas corajosos se aventuram na neve. Canela teve sua última grande nevasca em 2013.
A neve sempre pode aparecer a qualquer momento durante o inverno em Canela, pequenos flocos são mais comuns, porém é preciso um pouco de sorte para ver uma nevasca, considerando que os meteorologistas não conseguem prever com exatidão a sua chegada. -
A foto do Cine Theatro data de 1936, dizem os antigos moradores que o local já abrigou o cinema de Canela. Hoje o Teatro Municipal de Canela está diferente, porém no mesmo local, na Praça João Corrêa, no centro da cidade, e abriga diversos eventos culturais.
-
Pouco se houve falar da primeira Igreja Matriz de Canela. A foto data de 1930. Atualmente a Igreja se transformou na Catedral de Pedra, um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul. A construção da Catedral teve início em 1953. Em 1964 foram concluídas as paredes ao redor da antiga Igreja, que então foi demolida.
A Catedral de Pedra possui 65 metros de altura, e é toda revestida de pedra basalto.
Nossa Sra. de Lourdes já foi escolhida padroeira da Paróquia em 1934. -
A Estação de Canela foi aberta em 1922, porém a data de inauguração oficial parece ser 14/08/1924, ano em que começaram a passar os trens de passageiros. Foi desativada em 1963. Hoje o prédio pertence à Prefeitura de Canela, abriga a Secretaria Turismo, a Central de Informações Turísticas e a Casa do Artesão. Fica bem no centro da cidade, próximo ao termômetro. Junto ao prédio está estacionada uma Locomotiva "Double Ender", da Bélgica, fabricada entre 1908 e 1910.
-
A região era habitada, até meados do século passado, por índios caigangues que viviam nas florestas de araucárias. Impossível mensurar a criação de tamanha obra da natureza, porém a foto data de 1920. Atualmente a cascata fica no Parque Estadual do Caracol, que é administrado pelo Município de Canela. Muito já se ouviu falar da Cascata, trata-se do 2º ponto turístico mais visitado do sul do Brasil. Certamente a escadaria que percorre a descida da cascata é sua principal atração.
-
O hotel teve início em 1916, por Danton Corrêa da Silva (filho de um fundador da cidade), devido ao aumento no fluxo de visitantes, que geralmente passavam parte do verão em Canela. O Hotel existe até hoje, é um dos mais tradicionais de Canela. Possui um pequeno Museu que conta sua história. Ele está localizado próximo ao centro da cidade.
-
No local é possível provar um dos mais famosos Apfelstrudel da região, com produção artesanal.
OBS.: A foto data de 1991. -
A primeira escola de Canela foi fundada em 06/03/1913, por Carlos Wortmann, que também foi o primeiro professor e diretor da escola. Na época era chamada de Escola Estadual Isolada. O interessante é que o Casarão dos Wortmann, como é chamado hoje, ainda existe, e fica a cerca de 1km de minha residência (passo por ela diariamente). Acredito que a cidade deveria abrigar algum museu neste local, ou simplesmente incluí-lo na sua rota turística, considerando a sua importante participação histórica.