-
Ocorreu em 2004 e foi realizado por dois pesquisadores da Universidade de Manchester, o professor Andre Geim e o professor Kostya Novoselov. Os dois cientistas removeram alguns flocos de um pedaço de grafite a granel com fita adesiva. Eles notaram que alguns flocos eram mais finos que outros. Ao separar os fragmentos de grafite repetidamente, eles conseguiram criar flocos com apenas um átomo de espessura.
Saiba mais -
É o surgimento de uma nova tecnologia. Após sua adoção pelo mercado, essa nova tecnologia deve ser acompanhada observando os casos de sucesso e fracasso, quando atinge o produto.
-
Desde 2004, o número de publicações acadêmicas relacionadas ao grafeno aumentou substancialmente. Cerca de 14.000,00 artigos em um período de 10 anos. Dentre os principais assuntos estão os métodos de produção, suas propriedades, tipos de grafenos e diferentes aplicações. Sabia mais -
Os dois cientistas Andre Geim e Konstantin Novoselov da Universidade de Manchester, com seus experimentos inovadores sobre o material bidimensional grafeno resultou em 2010 o Prêmio Nobel de Física.
Saiba mais
Saiba mais -
Durante a análise da entrada de uma nova tecnologia no mercado, é importante observar o que acontece no Pico de Expectativas Inflacionadas e na sua queda.
-
Pesquisadores juntamente com agências de financiamento e empresas de diversos setores industriais, foram cativados pelo grafeno e materiais relacionados à base de carbono, como nanotubos de carbono e nanofitas de grafeno, devido à suas propriedades físicas, aplicações potenciais e perspectivas de mercado.
Fonte: Introduction to Graphene-Based Nanomaterials-From Electronic Structure to Quantum Transport, 2020 Luis Foa Torres, Stephan Roche and Jean-Christophe Carlier -
Na área de pesquisa do grafeno, houve um aumento particularmente rápido na atividade de publicação de patentes desde por volta de 2007. Essa atividade patenteável é geralmente impulsionada pelas principais universidades e corporações industriais na Europa, Coréia do Sul, EUA e China. Essa tendência também evidencia o investimento em pesquisa alimentando rapidamente o crescimento da tecnologia de Grafeno. -
Houve um reconhecimento generalizado e mundial da pesquisa original do Reino Unido que resultou em iniciativas políticas e programas para estimular a pesquisa e comercialização do grafeno em vários países. Um número crescente de empresas entrou no domínio do grafeno.
Saiba mais -
Financiado pela Comissão Europeia em 2013, o Graphene Flagship trouxe a inovação do grafeno para fora do laboratório e para aplicações comerciais. Reunindo diversas competências de quase 170 parceiros acadêmicos e industriais em 22 países, o Graphene Flagship facilita a cooperação entre seus parceiros, acelerando o cronograma para a aceitação da indústria de tecnologias de grafeno.
Saiba mais -
Com aplicações em tudo, desde energia e transporte até eletrônica e biomedicina, o grafeno e outros materiais 2D estão mudando a maneira como vivemos e trabalhamos.
A Comissão Europeia, por meio do Graphene Flagship, financiou a criação de uma linha piloto experimental para eletrônicos, optoeletrônicos e sensores baseados em grafeno.
Saiba mais -
O momento seguinte é marcado por uma queda pela desconfiança do mercado e deve ser criteriosamente estudado até chegar o momento em que atinge o Abismo da Desilução.
-
Lançamento de Eletrodos de Grafeno e aplicação em LEDs Orgânicos (OLEDs) formando dispositivos flexíveis e dobráveis avançados.
Sabia mais -
Fase onde as tecnologias falham em atender às expectativas e o interesse diminui à medida que os experimentos, ajustes e implementações não refletem os investimentos. -
A busca por maior eficiência energética em seus produtos incentivou a Ford a dar um importante passo: a montadora estadunidense foi a primeira a ter um carro com componentes confeccionados com grafeno. A honra histórica caberá, em princípio, a dois ícones da marca: o esportivo Mustang e a F-150, um dos veículos mais vendidos nos Estados Unidos.
Saiba mais -
Em seguida começa o momento de maturidade do produto e do mercado, é fácil de observar esse momento, pois é marcado por uma subida suave de maturidade.
-
Pesquisadores do KAIST (Korea Advanced Institute of Science and Technology) desenvolvem baterias flexíveis que podem ser usadas em diversos aparelhos eletrônicos, ampliando inclusive as possibilidades para criações que se utilizam de telas dobráveis.
Sabia mais -
Em 2019, o mercado global de grafeno foi avaliado em US$ 87,5 milhões. Até 2027, deve chegar a US$ 876,8 milhões. O Crescimento é estimado em Taxa Anual Composta (CAGR%) de 40,2% de 2020 a 2027. Há crescente demanda de produtos em indústrias de aplicativos, incluindo eletrônicos, tecnologias biomédicas, armazenamento de energia, compostos e revestimentos e tratamento de água e efluentes.
Fonte: (Graphene Market: Global Opportunity Analysis and Industry Forecast (2020-2027), EMIS) -
As aplicações incluem eletrônicos, veículos elétricos, células solares, equipamentos de saúde,aeroespaciais e de defesa, entre outros. A bateria de grafeno tem várias funcionalidades: fornecer uma combinação única de alta resistência e rigidez, excelentes condutividades elétricas e térmicas, carga e descarga rápidas, alta capacidade de armazenamento e grande durabilidade do ciclo de carga.
Sabia mais -
Depois da fase de maturidade, as possibilidades e a forma mais madura de compreender o mercado, os produtos, os investimentos e como esta tecnologia pode ser melhor aplicada. -
A Gerdau Graphene, empresa focada no desenvolvimento, produção e comercialização de aditivos químicos, minerais e master batches com grafeno, lança seu primeiro aditivo químico para o mercado de tintas. O material está presente na nova tinta, a C-Fix, desenvolvida pela Gerdau Graphene e primeira tinta imobiliária à base de água e com grafeno comercialmente disponível no mundo. Saiba mais -
Como o desejo de monitoramento da saúde humana em tempo real, muitos esforços de pesquisa foram feitos para desenvolver sensores “wearables” e dispositivos implantáveis.Tais dispositivos podem realizar a medição em tempo real da temperatura corporal, frequência cardíaca, oxigenação do pulso, frequência respiratória, pressão arterial, glicose no sangue, etc. Sabia mais -
A introdução de grafeno nas indústrias de usuários finais atuais permitiu avanços significativos em tecnologia e também capacita novas aplicações nas indústria de energia, aeroespacial, automotiva, farmacêutica, petróleo, eletrônica, revestimentos e química. O mercado global de grafeno é impulsionado principalmente pela crescente demanda por grafeno no setor de eletrônicos. Fonte: Graphene Market: Global Opportunity Analysis and Industry Forecast (2020-2027), EMIS -
O final dessa curva está o chamado Plateau de Produtividade em que o produto é estável no mercado e não retorna ao período anterior a menos que aconteça uma absolescência.
-
O grafeno agora está começando a penetrar nos mercados de alta tecnologia e a China é atualmente uma das nações pioneiras na adoção de produtos de grafeno mais avançados em nível comercial e detém uma das maiores participações do mercado global de grafeno. Dentre algumas aplicações de alta tecnologia estão: setor de Defesa, baterias e smartphones.
Saiba mais -
A ampla relevância no mercado. Passou por testes, melhorias, crescimento e maturidade e agora consegue atender as necessidades para a qual foi desenvolvida.