-
Embora os micro-organismos fossem utilizados na produção de vinhos desde a mais remota história, foi à descoberta das células em um pedaço de cortiça por Robert Hooke, em 1665 que desencadeou a onda de descobertas e invenções em biologia.
-
Cerca de 10 anos mais tarde, Anton Van Leeuwenhoek construiu um microscópio com capacidade de ampliação de 270 vezes, o que o permitiu ver, pela primeira vez, os micro-organismos. O microscópio descortinou um novo mundo, anteriormente invisível ao homem.
-
Somente 170 anos mais tarde que Matthias Schleiden e Theodore Schwann lançaram a teoria de que todos os organismos vivos são constituídos de células. Novas questões surgiram diante dos recentes conhecimentos, incentivando os cientistas a questionar porque os filhos tendem a apresentar características semelhantes às dos pais.
-
Louis Pasteur , em 1876, provou que a causa das fermentações era a ação desses seres minúsculos, os microrganismos, caindo por terra a teoria, até então vigente, que a fermentação era um processo puramente químico.Foi ainda Pasteur que provou que cada tipo de fermentação era realizado por um microrganismo específico e que estes podiam viver e se reproduzir na ausência de ar.
-
Posteriormente, em 1897, Eduard Buchner, demonstrou ser possível a conversão de açúcar em alcool, utilizando células de levedura maceradas, ou seja, na ausência de organismos vivos.
-
O cientista Alexander Fleming descobre a dromatina, uma estrutura parecida com uma varinha dentro do núcleo das células, que mais tarde foi chamada de “cromossomo”.
-
Foi somente no final do século XIX que o monge Gregor Mendel, que trabalhava em Brno, Republica Tcheca, conseguiu desvendar os segredos da hereditariedade. Os cruzamentos com ervilhas com diferentes cores de flores realizados por Mendel, em 1865, criaram uma nova ciência: a genética.
-
A partir da primeira guerra, a Alemanha, que necessitava de grandes quantidades de glicerol para a fabricação de explosivos, desenvolveu através de Neuberg, um processo microbiológico de obtenção desse alcool, tendo chegado a produzir 1.000 toneladas do produto por mês. Por outro lado, a Inglaterra produziu em grande quantidade a acetona para o fabrico de munições, tendo essa fermentação contribuído para o desenvolvimento dos fermentadores industriais e técnicas de controle de infecções.
-
Foi, todavia, a produção de antibióticos o grande marco de referência na fermentação industrial.. A partir de 1928, com a descoberta da penicilina por Alexandr Fleming, muitos tipos de antibióticos foram desenvolvidos no mundo.
-
O primeiro trabalho de melhoramento em macieiras no Brasil foi feito em 1940, pelo agricultor paulista A. Bruckner, que selecionou a primeira variedade nacional dessa fruteira.
-
Na década de 40, durante a segunda guerra mundial, os antibióticos passaram a integrar os processos industriais fermentativos, principalmente nos Estados Unidos, basendo-se inicialmente na síntese da penicilina e, posteriormente, da estreptomicina.
-
Foi, todavia, a partir da década de 50 que a Biotecnologia, com a descoberta da síntese química do DNA, e com as técnicas de manipulação genética:DNA recombinante, fusão celular ou hibridoma, passou de fato a existir.
-
O ano de 1953 foi um marco para a genética, com a descoberta da estrutura helicoidal do DNA por dois cientistas da Universidade de Cambridge, Inglaterra: o americano James Watson e o inglês Francis Crick. Os trabalhos de ambos revolucionaram a genética e aceleraram as descobertas da estrutura fina do DNA.
-
O DNA é produzido pela primeira vez em um tubo de ensaio.
-
A Era da Engenharia Genética começou com a primeira transformação gênica obtida com sucesso em 1972, realizada por Hebert Boyer e Stanley Cohen da Califórnia. Estes cientistas construíram um gene com parte do DNA bacteriano e parte do DNA de sapo.
-
É descoberto que a composição do DNA humano é 99% similar a dos chimpanzés e gorilas.
-
FDA aprova a primeira insulina humana produzida por bactérias geneticamente modificada.
-
O vírus HIV é clonado e seu genoma é totalmente seqüenciado.
-
Produzida a primeira vacina recombinante para humanos contra hepatite B. Primeira droga anticâncer produzida por meio da biotecnologia.
-
Lançado projeto Genoma Humano. O primeiro tratamento de terapia gênica é realizado em uma criança de 4 anos que sofria de uma desordem no sistema imunológico, nos Estados Unidos.
-
O primeiro gene de câncer na mama é descoberto.
-
- A terapia gênica entra na guerra contra o câncer
-
Nasce a ovelha Dolly, primeiro animal clonado de uma célula adulta.
-
Descobertas as células-tronco embrionárias humanas.
-
Primeiro animal de estimação clonado: um gato.