Benefícios das guerras

  • Kleenex (lenços de papel)

    Kleenex (lenços de papel)
    Quando não havia algodão, nenhum mercado, em 1914, para a Kimberly-Clark, uma fabricante de papel, criou um substituto macio e absorvente: o cellucotton. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi amplamente usado como um filtro para máscaras de gás nos Estados Unidos e logo depois na Europa.
  • Absorventes higiênicos

    Absorventes higiênicos
    Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), enfermeiras francesas observaram que as faixas utilizadas para curativos poderiam ser úteis para a absorção do sangue menstrual, porque continham celulose, material com características mais absorventes que o algodão.
  • Relógio de pulso

    Relógio de pulso
    Foi na Primeira Guerra Mundial que o relógio de pulso se popularizou, pois, os soldados precisam saber de maneira exata as horas.
  • Horário de verão

    Horário de verão
    O primeiro país a utilizar o horário de Verão foi a Alemanha, em 1916, mas apenas tomou essa decisão para poupar carvão, que era essencial para a sua intervenção na Primeira Guerra Mundial.
  • Raio-X portátil

    Raio-X portátil
    A máquina de raio-x portátil foi um dos grandes achados durante a Primeira Guerra mundial. Embora a tecnologia existisse desde 1895, a possibilidade de transportar um equipamento tão sofisticado só surgiu depois de muito aperfeiçoamento. Na época, o raio-x portátil era carregado em caminhões da Cruz Vermelha, para fazer o atendimento imediato dos soldados nos campos de batalha.
  • Canetas Esferográficas

    Canetas Esferográficas
    Ao perceber que a tinta utilizada em jornais secava rapidamente, deixando o papel livre de borrões, o inventor húngaro László Bíró imaginou como poderia ser útil uma caneta com o mesmo tipo de produto em seu interior. A invenção só se popularizou com a eclosão da Segunda Guerra, quando a Royal Air Force necessitava de canetas que não vazassem tinta durante os combates aéreos. O bom desempenho trouxe sucesso para o inventor e substituiu as canetas-tinteiro.
  • Antibióticos (Penicilina)

    Antibióticos (Penicilina)
    Embora tenha sido descoberta em 1928, pelo cientista escocês Sir Alexander Fleming, foi durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, que os médicos descobriram o potencial da penicilina para tratar as feridas dos soldados. Foi a partir daí que foram realizados experimentos para descobrir os limites e vantagens dos antibióticos.
    A aceitação do remédio foi tão grande que cerca de 400 milhões de unidades de antibióticos foram produzidas em 1943.
  • Fita adesiva

    Fita adesiva
    Criada em 1943, por Vesta Stoudt que trabalhava em uma fábrica, durante a Segunda Guerra Mundial, inspecionando o acondicionamento de munições. Nesse período Stoudt percebeu o quanto as caixas de munições eram trabalhosas para serem abertas devido à vedação e o quanto isso poderia colocar os soldados em risco nas batalhas. É por isso (e por seu filho soldado), que Stoudt criou a fita adesiva, que vedava as caixas ao mesmo tempo que se soltavam com mais facilidade, quando necessário.
  • Forno de micro-ondas

    Forno de micro-ondas
    Durante o início da Guerra Fria, em 1945, o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a tecnologia de radares, mais precisamente na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas (magnetrons). Durante as muitas horas dedicadas ao serviço, Spencer percebeu que uma barra de chocolates em seu bolso havia derretido. Não demorou muito para que engenheiro chegasse à conclusão de que o doce havia sido aquecido pelas micro-ondas
  • Computador

    Computador
    O primeiro computador eletrônico do mundo, conhecido como ENIAC, começou a ser desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, mas só ficou pronto em 1946, durante a Guerra Fria.