-
Em 5 de dezembro de 1919, o que seria o evento mais representativo da história da aviação na Colômbia se materializou quando 5 empresários colombianos e 3 alemães legalizaram a "Empresa de Transporte Aéreo Colombo-Alemão" (SCADTA) na cidade de Barranquilla.
-
Em 9 de setembro de 1920, realizou-se o vôo inaugural de Barranquilla a Puerto Berrío, onde a comunidade esperava ansiosamente os sortudos passageiros, e em 19 de outubro foi feito outro retorno a Girardot, onde o presidente Marco Fidel Suárez estava junto aos ministros de seu gabinete , esperando para testemunhar o feito histórico.
-
Limites não existiam, após a conquista das pistas de água, o SCADTA se preparava para desembarcar em Bogotá, e foi assim que em 12 de novembro de 1920, um verdadeiro Junkers F13 com rodas e outras modificações pousou na capital do país.
-
Os novos acionistas da SCADTA concordaram em uma fusão com a Servicio Aéreo Colombiano (SACO), uma empresa concorrente. O produto da fusão, selada em 14 de junho de 1940, passou a se chamar Aerovías Nacionales de Colombia, aí começa a História da AVIANCA na Colômbia e seu nome atual.
-
A Avianca se tornou a primeira companhia aérea latino-americana a operar o Jumbo 747 (o maior avião de sua época), que até 1994 fazia parte de sua frota.
-
As possibilidades de serviço terrestre para passageiros em Bogotá foram ampliadas graças à construção e entrada em operação do moderno Terminal Avianca Puente Aéreo, de onde foram inicialmente servidas as rotas para Miami, Nova York, Cali, Medellín e Montería.
-
Se estableció una alianza estratégica que vinculó a las 3 empresas más importantes del sector aeronáutico en Colombia: Avianca, SAM (Sociedad Aeronáutica de Medellín) y HELICOL (Helicópteros Nacionales de Colombia), lo que dio vida al sistema Avianca.
-
A Avianca e a TACA Airlines se unem oficialmente à Star Alliance, a rede global de companhias aéreas mais importante do mundo em voos diários, cobertura e serviços, multiplicando as opções e benefícios para os viajantes.
-
Avianca inaugura sala VIP no aeroporto internacional El Dorado.
-
Avianca tuvo una pérdida de 1.094 millones de dólares debido a la crisis más grave en la historia de la aviación.