Foto senated

Artefatos tecnológicos e sua relação com a educação

  • 4000 BCE

    Linguagem escrita

    Linguagem escrita
    O ser humano além da linguagem gestual e oral, decide registrar o que pensa, fala e vive. Esse artefato possibilitou a codificação e a decodificação de pensamentos, situações e foi uma marco muito importante para a educação.
    https://www.suapesquisa.com/artesliteratura/historiadaescrita.htm
  • 3000 BCE

    Origem do Papiro

    Origem do Papiro
    O papel surgiu, à princípio através do papiro, uma construção dos egípcios. Ainda bem diferente de como o conhecemos hoje, com ele fomos capazes de realizar vários registros escritos e a construção de cadernos, livros, apostilas que fizeram a informação circular.
    http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami_papel.htm
  • 70

    Lápis

    Lápis
    O lápis possibilitou registrar no papel o conhecimento oral ou de algum estudo, registra-lo no papel e o repassar à outras pessoas.
    http://www.faber-castell.com.br/Curiosidades/HistoriaDoLapis
  • 105

    Origem do Papel

    Origem do Papel
    Com o papel foi possível replicar o conhecimento e carregá-lo para onde fosse. Uma criação atribuída à T’sai Lun.
    http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami_papel.htm
  • Didática Magna

    Didática Magna
    Com Comênio, considerado o pai da didática, foi possível estruturar a maneira como ensinar. Ele defendeu a máxima " Ensinar tudo para todos". E desta maneira proporcionar mais conhecimento e aprendizado.
    https://novaescola.org.br/conteudo/184/pai-didatica-moderna-filosofo-tcheco-comenio
  • Quadro de Giz

    Quadro de Giz
    O quadro inicialmente escuro, daí a designação ‘quadro negro’ surgiu no ano de 1800, na Escócia, e partiu da ideia de um professor de geografia que tencionava desenhar um mapa para seus alunos. Com ele foi possível replicar por escrito os ensinamentos.
  • Produção e transmissão da energia

    Produção e transmissão da energia
    A partir de tal invento o ser humano foi capaz de estudar em qualquer horário e a partir de tal descoberta, foi possível iniciar o processo de desenvolvimento dos mais diversos aparelhos eletrônicos que ajudariam ainda mais no processo de evolução da educação.
    https://operamundi.uol.com.br/historia/1665/hoje-na-historia-thomas-edison-inventa-a-lampada-eletrica
  • Quadro Branco

    Quadro Branco
    Outra maneira de replicar os conhecimentos sem que houvesse o contato com o pó de giz, que por vezes causava alergia à pessoas. Além de oferecer a possibilidade de colocar várias cores e tornar as anotações mais chamativas. http://origemdascoisas.com/a-origem-do-quadro-branco/
  • Comerciaização dos computadores pessoais

    Comerciaização dos computadores pessoais
    Inicia-se a fase dos computadores em rede e de portabilidade. As redes dependem das telecomunicações que, por meio de um sistema chamado tecnologia de nós, composta de roteadores, comutadores eletrônicos e novas conexões, permitem a comunicação entre os computadores localizados em diferentes locais. À partir dos computadores se mudou a forma de ensinar e aprender.
  • Início da Web

    Início da Web
    O projeto da WWW foi elaborado em 1989 por Timothy Berners-Lee e teve como objetivo o compartilhamento de informações entre pesquisadores do Laboratório Europeu de Partículas Físicas, propiciando a união entre o hipertexto e a Internet. Essa tecnologia permitiu acesso rápido a informações através de sites.
  • Internet de alta velocidade

    Internet de alta velocidade
    No início dos anos 2000 a internet mais lenta de acesso discado dá espaço ao uso da internet de alta velocidade também conhecida como banda larga. Através dessa conexão, não era mais necessário ter um cabo ligado ao computador e/ou notebook para se ter acesso a internet. Esse artifício facilitou ainda mais o acesso às informações, aprendizados além de possibilitar a criação de cursos online com mais qualidade de acesso.