Antiguidade Oriental- Victoria P. C. dos Santos (18), Heloisa Melo (13), Victória Helena Castilho (5)
By vicvicvic_
-
Surgimento das primeiras cidades da Mesopotâmia. Criação da escrita cuneiforme, criada para registrar transações comerciais. Canalização dos rios para aproveitá-los por toda a região.
-
Neste período foram construídas obras de drenagem e irrigação, que permitiram a expansão da agricultura; são desse período as grandes pirâmides, que eram os túmulos dos faraós.
O faraó da época conquistou amplos poderes, gerando conflitos: os grandes proprietários de terra e os chefes dos nomos (províncias) não aceitaram e diminuíram o poder do faraó. -
Durante o Médio Império, os faraós reconquistaram o poder político.
Conquistas territoriais trouxeram prosperidade econômica. Algumas agitações internas voltaram a enfraquecer o império, possibilitando a invasão dos Hicsos, povo nômade de origem asiática que permaneceu no Egito cerca de 170 anos. -
O povo hebraico origina-se da região da Palestina. São monoteístas. O Antigo testamento foi escrito com base na tradição oral deles. Consta nele a interpretação feita da origem do mundo e de muitas das normas éticas e morais de sua sociedade.
Após passarem um período na terra dos cananeus, os hebreus, foram para o Egito, onde viveram por cerca de 400 anos, e acabaram transformados em escravos. -
Estabelecimento dos Babilônios no Norte da região.
-
O povo Hitita dominou a Babilônia.
Os Hititas utilizavam o ferro e o cavalo, o que era uma novidade na região.
Sua língua deu origem à maior parte dos idiomas falados na Europa. Os textos tratavam de história, política, legislação literatura e religião e foram gravados em sinais cuneiformes sobre tábuas de argila. -
Começo do Novo Império, que iniciou-se com a expulsão dos Hicsos e foi marcado por numerosas conquistas territoriais.
-
Depois de centenas de anos escravizados, saem do Egito e, sob a liderança de Moisés,para voltar a Canaã. Na história judaica, esse momento é chamado de êxodo.
-
Os Assírios conquistaram toda a Mesopotâmia. Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam, uma forma de manter respeito e espalhar o medo. Com estas atitudes, enfrentaram uma série de revoltas populares nas regiões que conquistaram.
-
Em seu final ocorreram problemas internos e mais invasões. Devido ao enfraquecimento do Estado, o Egito foi conquistado sucessivamente pelos assírios, depois pelos persas, pelos gregos e pelos romanos.
-
Com a morte do rei e enfraquecimento do Estado, sendo dominados pelos Persas e Babilônios. Neste ano os Caldeus passam a ser parte do Império Babilônico, sendo chamados de Neobabilônicos.
-
Os Persas eram dominados pelo povo Medo. Mas logo a situação inverteu: dominaram os Medos e passaram a controlar a região. Os Persas conquistaram ainda outros povos da região. Seu território expandiu-se pela Ásia Menor, a Mesopotâmia e uma parte da Ásia Central.
-
O império Persa domina a Babilônia, como consequência também dominam os Caldeus.
-
A queda do Império Persa ocorreu por causa de guerras contínuas, da sua grande expansão e a falta de controle sobre seu próprio território. Dessa maneira, Alexandre, o Grande (da Macedônia) conquista o território Persa.
-
Após a morte de Moisés, os hebreus chegaram à Palestina, que era uma província do Império Romano; as muitas rebeliões ocorridas na região levaram o Império a expulsá-los de lá. Esse acontecimento é chamado de diáspora. Até 1948, quando foi fundado o estado de Israel, os judeus viveram sem pátria.