-
A monarquia inglesa, desde o século XIII, apresentava uma característica peculiar: a existência de um Parlamento. Isto representava uma certa limitação do poder real de João. Esse quadro começa a mudar com a Guerra dos Cem Anos: a monarquia inglesa passa a contar com o apoio da nobreza e se fortalece o longo de todo o período da guerra.
-
O começo dessa guerra deu-se com um acordo entre Henrique Tudor (Henrique VII) e a família York. Henrique VIII (1509-1547), eliminou o único poder que ainda oferecia perigo a nobreza: O poder da Igreja Católica na Inglaterra. E assim o fez através da Reforma Anglicana.
-
Maria Stuart, Rainha da Escócia, com apoio dos católicos e de seu cunhado Filipe II de Espanha, conspira contra Elizabeth I (sua prima anglicana) para tomar o trono da Inglaterra. A conspiração é revelada, e os envolvidos são executados, com exceção de Maria, considerando o risco de que sua morte pudesse provocar uma insurreição católica no país, além do risco de o herdeiro escocês, Jaime, filho de Maria, iniciar uma guerra contra a Inglaterra.