2ª Guerra Mundial

  • Invasão da Manchúria por parte dos Japoneses

    Invasão da Manchúria por parte dos Japoneses
    Dia 19 de setembro de 1931, os japoneses começaram com a invasão da manchúria. Usando a técnica de ataque relâmpago, o Japão conseguiu capturar os 1114 Km que faziam parte da Ferrovia do Sul da Manchúria. Este ataque deveu-se à famosa quantidade de recursos que esta parte da China dispunha. A partir daí, os Japoneses estabeleceram um Estado Fantoche que durou até finais da Guerra.
    Fonte: Wikipédia
  • Period: to

    Tempo que o Partido Nazi esteve no Poder da Alemanha

    O Partido Nazi foi um partido político de extrema-direita na Alemanha que esteve ativo entre 1920 e 1945.
    Foi criado para chamar os trabalhadores para longe do comunismo e reaquecer seu nacionalismo.
    O líder do partido desde 1921, Adolf Hitler, foi nomeado Chanceler da Alemanha pelo presidente Paul von Hindenburg, em 1933. Hitler rapidamente estabeleceu um regime totalitário conhecido como o Terceiro Reich. Após a derrota, o partido foi abolido e declarado ilegal pelos aliados.
    Fonte: Wikipédia
  • Início da Invasão da Etiópia por parte da Itália

    Início da Invasão da Etiópia por parte da Itália
    Esta invasão faz parte da Segunda Guerra Italo-Etíope que foi um conflito ocorrido em 1935 e 1936, que começou quando a Itália fascista invadiu a Abissínia (actual Etiópia). O Imperador da Itália era, nesse momento Benito Mussolini.
    Em 7 de maio, a Itália anexou oficialmente a Abissínia, e em 9 de maio, Mussolini anunciou o fim da guerra e proclamou o nascimento do Império.
    Fonte: Wikipédia
  • Period: to

    Alargamento do Espaço Vital Alemã, Invadindo assim a Renânia, a Aústria, os Sudetas e a Checoslováquia

    Após a 1ª Guerra Mundial, a Alemanha perde grande parte dos territórios que lhe pertenciam, isto porque é considerada a causadora da Guerra.
    Então, numa intenção de recuperar os territórios retirados, e eventualmente aumentar o seu território, a Alemanha invade a Renânia, a Austria, os Sudetas, e a Checoslováquia, aumentando o seu território vital.
    Para isso, os alemães tiveram de quebrar o Tratado de Versalhes.
    Fonte: Livro e Wikipédia (Tratado de Versalhes)
  • Period: to

    Guerra Relâmpago

    A Guerra Relâmpago tem o intuito de evitar que as forças inimigas tenham tempo de organizar a defesa. Os seus três elementos essenciais são o efeito-surpresa, a rapidez da manobra e a brutalidade do ataque, sendo então os seus objetivos principais são a desmoralização do inimigo e a desorganização de suas forças.
    Com esta técnica, a Alemanha conseguiu submeter a Noruega, a Dinamarca, a Holanda, a Bélgica, o Luxemburgo e grande parte da França.
    Fonte: Livro e Wikipédia
  • Invasão da Polónia

    Invasão da Polónia
    A Polónia, em 1 de setembro de 1939, foi invadida pela alemanha, que neste momento vivia uma ditadura. Este foi uma invasão sem declaração formal de guerra.
    O ataque foi realizado em duas frentes: pela Alemanha, a partir da madrugada de 1 de setembro de 1939, e pela União Soviética, a partir de 17 de setembro.
    Em 3 de setembro, a França e o Reino Unido, entre outros, declararam guerra à Alemanha, devido ao sucedido.
    Fonte: Wikipédia
  • Period: to

    Países Neutrais

    Durante a 2ª Guerra Mundial, ouveram muitos territórios que não quiseram entrar na guerra, podendo destacar-se na Europa Portugal, Espanha, Suécia e Suíça.
    A grande função destes países era a de honrarem as alianças que mantinham com os países em conflito e, eventualmente, ajudar os países em guerra com recursos e armamento.
    Sem o Terceiro Reich tivesse ganho a Guerra, provavelmente estes territórios seriam alemães.
    Fonte: Livro
  • Period: to

    Tempo de Vida do campo de concentração de Auschwitz II–Birkenau

    Esta é uma rede de Campos de Concentração localizados no Sul da Polónia. Em 27 de abril de 1940, Heinrich Himmler, transformou o que era na altura um alojamento de artilharia do exército em campos de concentração usados na 2ª Guerra. No complexo construído, Auschwitz Birkenau foi designado por ele como campo de extermínio e o lugar para a Solução Final dos judeus. Este campo foi usado até 27 de janeiro de 1945, quando os soviéticos libertaram as pessoas aprisionadas nos campos.
    Fonte: Wikipédia
  • "O Grande Ditador" - Filme estrelado por Charlie Chaplin

    "O Grande Ditador" - Filme estrelado por Charlie Chaplin
    O Grande Ditador é um filme de comédia produzido nos Estados Unidos, que que satiriza as práticas nazis, o fascismo, tendo como principais alvos, Adolf Hitler e Benito Mussolini. Este foi escrito, interpretado e dirigido Charles Chaplin.
    Foi também o primeiro filme de Chaplin onde as personagens falavam. Nesta altura, os USA ainda não tinham entrado na guerra.
    O filme recebeu cinco indicações ao Óscar em 1941 e muito boas críticas.
    Fonte: Wikipédia
  • Início da Invasão da Parte Ocidental da URSS, conhecida como Operação Barbarossa

    Início da Invasão da Parte Ocidental da URSS, conhecida como Operação Barbarossa
    Em 22 de julho de 1941, as potências do eixo começam a invasão da União Soviética, durante a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente, a Alemanha e a URSS concordaram num pacto de não agressão, mas posteriormente este foi quebrado pois a Alemanha tinha a ideia de repovoar a URSS e usar o povo ali residente com escravos.
    A Alemanha acabou por não conseguir invadir por completo a URSS devido ao General Inverno.
    O Fracasso desta Operação marca ponto de virada na sorte do Terceiro Reich.
    Fonte:Wikipédia
  • Invasão da Base Naval de Pearl Harbour por parte dos Japoneses

    Invasão da Base Naval de Pearl Harbour por parte dos Japoneses
    Nesta altura, o Japão iniciou um período de expansão económica, política e militar para poder alcançar os recurdos naturais, a extensão territorial e o controlo económico das potências europeias e norte-americanas. Assim, o ataque em Pearl Harbor, na ilha de Oahu, Havaí, foi executado de surpresa pelos Japoneses contra a Frota do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos, na manhã de 7 de Dezembro de 1941.
    O ataque marcou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
    Fonte: Wikipédia
  • Period: to

    Batalha de Estalinegrado

    A Batalha de Estalinegrado foi um grande combate travado entre o exército do eixo contra o exército da União Soviética através da posse da cidade de Stalingrado nas margens do rio Volga, entre 1942 e 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi considerada o ponto de viragem da guerra no Oriente, pois marcou o limite da expansão alemã no território soviético.
    Muito violenta, a luta em Stalingrado acabou sendo a maior e mais sangrenta batalha na história das guerras.
    Fonte: Wikipédia
  • Dia D - Desembarque das tropas aliadas: início da libertação da França

    Dia D - Desembarque das tropas aliadas: início da libertação da França
    Dia 6 de Junho de 1944, cerca de 100 mil homens que faziam parte das tropas aliadas desembarcaram na Normandia, norte da França. Esta foi a maior invasão por mar da história. A operação deu início à libertação dos territórios ocupados da Europa noroeste pelos alemães.
    Esta operação quase que não foi executada devido às más condições climatéricas que se vivia naquele tempo.
    Comandado pelo general Eisenhower, foi considerado o início da libertação da França.
    Fonte: Wikipédia
  • Morte de Hitler

    Morte de Hitler
    Hitler e Braun vivieram juntos dentro de um Banker menos de 40 horas. Por volta 14:30, Adolf Hitler e Eva entraram no cômodo de estudo pessoal de Hitler.
    Os corpos de Hitler e Eva teriam sido encontrados sentados em um pequeno sofá, Eva na sua esquerda. Hitler teria dado um tiro no lado direito da testa com uma pistola.
    Os dois corpos foram cremados. Verificou-se que os corpos não tinha totalmente destruidos até derem atingidos por uma bomba rasa após as 18:00 horas.
    Fonte: Wikipédia e RTP
  • Capitulação do Japão

    Capitulação do Japão
    A capitulação do Japão foi o final da 2ª Guerra Mundial. A escassez de recursos era iminente. Entretanto, os soviéticos romperam o Pacto de Neutralidade Nipo-Soviético, e iniciaram o plano dos aliados para invadir o Japão.
    Posteriormente, nos dias 6 e 9 de agosto, os Estados Unidos lançaram duas bombas atómicas em Hiroshima e Nagasaki, respectivamente. Em 8 de agosto, a União Soviética declarou Guerra ao Japão e iniciou a invasão da Manchúria (chamada de Manchukuo pelos japoneses).
    Fonte: Wiki.