-
O Windows 1 foi construído sobre o MS-DOS e seu funcionamento se apoiava bastante nas entradas inseridas nas linhas de comando do sistema. Apesar disso, a Microsoft já havia colocado suporte ao mouse, incluindo também um jogo para “ensinar” as pessoas a utilizarem esse novo periférico.
-
foi incluída a possibilidade de minimizar e maximizar as janelas; além disso, o conhecido Painel de Controle, que reunia as principais ferramentas do sistema, também fez a sua estreia no Windows 2. Outras duas ferramentas que apareceram debutaram nessa versão e permanecem até hoje, são elas o Word e o Excel — pertencentes ao Pacote Office.
-
A grande inovação do Windows 3 diz respeito aos programas do MS-DOS que agora podiam ser executados em uma janela normal, dando bastante flexibilidade aos que não se adaptavam logo de cara com a interface gráfica do software. O suporte a 256 cores e o jogo “Paciência” (Solitaire, em inglês) foram outras novidades importantes dessa versão do SO
-
O Windows 3.1 exigia 1 MB de memória RAM para ser executado e, depois de instalado, ocupava apenas 15 MB do disco rígido. O jogo “Campo Minado” fez a sua estreia nesta versão do sistema operacional da Microsoft
-
A criação do Office e os anos 90
A primeira versão do Office foi lançada há quase 30 anos, a 19 de novembro de 1990 e continha as três aplicações que sempre associámos ao serviço - o Word (para documentos de texto), o Powerpoint (para apresentações em slides) e o Excel (para organizam de dados). Incluído no Windows 3.0, o Office 1.0 era um serviço destinado às empresas que ajudou a Microsoft a ganhar vantagem face aos seus concorrentes. -
Foi nesta versão que o Internet Explorer fez a sua estreia, mas chegou apenas em um pacote adicional lançado posteriormente. A arquitetura de 32 bits também começou a aparecer nesse SO, e o MS-DOS ainda era necessário para executar uma série de funções do sistema e acessar muitos de seus recursos
-
O Windows 98 introduziu o recurso de avançar e voltar na navegação, além da barra de endereço no Windows Explorer. O suporte ao padrão USB também foi bastante aprimorado, dando início a uma adoção generalizada desse formato.
-
Primeiro no design das aplicações com a chamadas “Command Bars” que permitiam que o menú de opções das mesmas tivesse um formato semelhante e fosse mais fácil compreender a sua utilização. Segundo, foi a primeira versão a ter o Office Assistant, que era um interface inteligente para a ajudar os utilizadores que tinha o formato de um clip animado.
-
O IE 5.5, o Windows Media Player 7 e o Windows Movie Maker fizeram a sua estreia no Millennium Edition. O recurso de autocompletar também fez a sua primeira aparição nesse sistema operacional, mas isso não foi suficiente para salvá-lo das críticas por causa dos bugs e problemas de instalação que apresentava.
-
O SO ainda se mostra relativamente popular, estando presente em mais de 20% dos computadores de todos os adeptos do SO. As principais novidades foram a repaginada no visual e a estabilidade do sistema, que agradou e conquistou milhões de usuários ao redor do mundo.
-
não trouxe grandes avanços no Word, Powerpoint e Excel, mas trouxe melhores na plataformas de colaboração online e uma nova aplicação que também passou a fazer parte do nosso dia-a-dia, o OneNote, que agora permitia a partilha de notas, rascunhos e comentários nos diversos documentos criados
-
Apesar disso, o Windows Vista trouxe um visual moderno que apostou na transparência e recursos visuais bem-chamativos, como gadgets na Área de Trabalho. No entanto, esses também foram recursos que desfavoreceram o SO por exigirem muito do hardware da máquina, limitando a sua atuação em computadores mais potentes.
-
Mais da metade da população mundial que tem acesso a um computador utiliza o Windows 7 como sistema operacional principal em sua máquina. Isso mostra como a Microsoft acertou em cheio com essa versão de seu software.
-
A mudança na aparência não agradou a todos, o que culminou no “fracasso” do sistema operacional. Apesar disso, o Windows 8 é ligeiramente mais rápido do que o seu antecessor e trouxe muitas novidades, como o suporte ao USB 3.0 e a Loja do Windows. Uma versão para dispositivos móveis e com suporte para processadores ARM, batizada de Windows RT, também foi lançada, mas não fez o sucesso que a companhia esperava.
-
Além disso, as pessoas podiam escolher iniciar o computador diretamente a partir da Área de Trabalho, o que não era possível com o Windows 8. Não houve mudanças significativas em relação à estabilidade e à velocidade do sistema.
-
Ainda é muito cedo para dizer se essa variante do sistema fará sucesso, mas a Microsoft tem demonstrado que está ouvindo o feedback dos consumidores. Confira nosso artigo especial que conta as principais novidades que a última versão do sistema operacional da empresa trará para nós
-
a importância do Office 365 foi crescendo cada vez mais, com melhorias nas aplicações principais, com a inclusão de chamadas no Skype for Business depois de ter sido comprado pela Microsoft e ainda com a disponibilização de um 1TB no OneDrive, o serviço de cloud de ficheiros da empresa
-
O Windows 11 é a atual versão principal da família de sistemas operacionais Windows NT, anunciada em 24 de junho de 2021, e desenvolvida pela Microsoft. Com o lançamento em 5 de outubro de 2021, é o sucessor do Windows 10, lançado seis anos antes.