Elctrobrain

O Avanço dos Sistemas Operacionais (Microsoft e MS-Office)

  • Windows 1.0 (Interface Manager)

    Windows 1.0 (Interface Manager)
    A versão Windows 1.0 trouxe versões primitivas de programas conhecidos por todos nós, como o Paint, o Bloco de Notas e a Calculadora. Oferecia também um editor de texto, chamado Windows Writer, um calendário, uma agenda de contatos, um relógio e um jogo chamado Reversi.
  • Windows 2.0 e 2.11

    Windows 2.0 e 2.11
    O Windows 2.0 melhorou o suporte à placa gráfica, possibilitando a sobreposição de janelas, o controle da disposição das mesmas e o uso de atalhos de teclado. Para melhorar o gerenciamento do sistema, foi adicionado o Painel de Controle ao Windows. Nessa versão, abriu seu sistema para que outras empresas desenvolvessem programas para ele.
  • Windows 3.0 e 3.1

    Windows 3.0 e 3.1
    A inclusão do recurso de Memória Virtual possibilitou o uso de gráficos de 16 cores, pois permitiu usar mais memória do que existe no computador. O desempenho do Windows melhorou significativamente com o total suporte aos processadores Intel 386. Os gerenciadores de programas (Program Manager), arquivos (File Manager) e impressoras (Print Manager) foram lançados com o Windows 3.0. Na versão 3.1, o gerenciador de arquivos ganhou a funcionalidade de clicar e arrastar os arquivos.
  • MS Office 1.0 (Office para Windows)

    MS Office 1.0 (Office para Windows)
    Word 1.1, Excel 2.0, PowerPoint 2.0
  • MS Office 1.5

    MS Office 1.5
    Excel aprimorado (com o Word 1.1 e PowerPoint 2.0)
  • Office 1.6

    Word 1.1, Excel 3.0, PowerPoint 2.0, Mail 2.1
    Última versão para suportar Windows 3.0
  • Office 2.5

    Office 2.5
    Word 2.0a, Excel 4.0, PowerPoint 2.0e, Mail 2.1
    Mail 2.1: apenas licença, nenhum software.
  • MS Office 3.0

    MS Office 3.0
    Seus componentes principais incluíam Word 2.0, Excel 4.0, PowerPoint 3.0 e Mail, um cliente de mensagens de rede. Versões para Macintosh também foram atualizadas para Word 5.1, que não existia para Windows.
  • Windows NT

    Windows NT
    Era a conclusão de um projeto iniciado no fim dos anos 1980 para construir um novo e avançado sistema operacional a partir do zero. “O Windows NT representa nada menos do que uma mudança fundamental na forma como as companhias resolvem os requisitos computacionais de seus negócios”, disse Bill Gates na época do lançamento. O Windows NT 3.1 foi o primeiro sistema operacional de 32 bits da Microsoft, o que permitiu a adoção de programas avançados de engenharia e cálculo científico.
  • Office 4.0

    Office 4.0
    Word 6.0, Excel 4.0, PowerPoint 3.0, Mail 3.1
  • Office 4.3

    Office 4.3
    Word 6.0, Excel 5.0, PowerPoint 4.0, Mail 3.2, Access 2.0

    Última versão de 16 bits e última versão compatível com Windows 3.x , Windows NT 3.1
  • Office 95 (7,0)

    Office 95 (7,0)
    Word, Excel, PowerPoint, Schedule +, Binder, Access, Bookshelf Coincidiu com o lançamento do sistema operacional Windows 95. Funciona apenas no Windows 95, bem como no Windows NT 3.51 e posterior. Esta é a primeira versão do Office a ter o mesmo número de versão (7.0, herdado do Word 6.0) para todos os principais produtos componentes (Word, Excel e assim por diante).
  • Windows 95

    Windows 95
    O Windows 95 trazia suporte integrado à Internet, com discagem de rede e o navegador Internet Explorer. Com a nova tecnologia Plug and Play, ficou fácil a instalação de novas placas no computador. O sistema operacional com 32 bits oferecia melhorada qualidade multimídia e funcionalidades poderosas para computação móvel e rede integradas.
  • Office 97 (8.0) e Office 97 (8.5)

    Office 97 (8.0) e Office 97 (8.5)
    Word 97, Word 98, Excel, PowerPoint, Access, Publisher 97, Publisher 98, Outlook 97, Outlook 98, BookShelf Basics, Small Business Financial Manager 97, Small Business Financial Manager 98, Automap Street Plus, Direct Mail Manager, Expedia Streets 98. Word 98 lançado apenas edições em japonês e coreano. Primeira versão a conter o Outlook 98 em todas as edições e o Publisher 98 na Small Business Edition, bem como a primeira versão do Office 97 para oferecer suporte ao Windows 98.
  • Windows 98

    Windows 98
    Foram corrigidas muitas das falhas do seu antecessor. A maior novidade desta versão era a completa integração do S.O com a Internet. Introduziu o sistema de arquivos FAT 32 e começou a introduzir o teletrabalho (só foi possível devido à integração do Web). Melhorou bastante a interface gráfica. Incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB (Universal Serial Bus). Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável
  • Windows 98 SE (Segunda Edição)

    Windows 98 SE (Segunda Edição)
    Esta versão visava corrigir as falhas (bugs) e resolver os problemas de instabilidade do Windows 98. Incluía drivers e programas novos. Substituiu o Internet Explorer 4 pela versão 5, e introduziu a Internet Connection Sharing. Acrescentou também o NetMeeting 3 e suporte a DVD. Muitos utilizadores classificam este sistema como um dos melhores da Microsoft, apesar de se tratar de um sistema operacional sem suporte a multitarefa real.
  • Office 2000 (9.0)

    Office 2000 (9.0)
    Word, Excel, Outlook, PowerPoint, Access, Publisher, Small Business Tools, FrontPage, PhotoDraw.
    Última versão para suportar Windows 95 . O Office 2000 também é a última versão a não incluir a Ativação do Produto e não é coberta pelo Office Genuine Advantage , embora em instalações individuais, o site Office Update ainda exija a presença da mídia de instalação original para que as atualizações sejam instaladas.
  • Windows Neptune

    Windows Neptune
    Projetada como uma versão Home Edition do Windows 2000, já que este sistema operacional era direcionado a empresas e as pessoas não sabiam como usufruir de tantos recursos não necessários a elas. Se o projeto fosse continuado, seriam removidos os aplicativos empresariais, e o computador se tornaria muito mais multimídia.
  • Windows 2000 (NT 5.0)

    Windows 2000 (NT 5.0)
    Teve problemas de aceitação no mercado, pelas falhas de segurança, como, o armazenamento de senhas em um arquivo próprio e visível, o que facilitava a ação de crackers e invasores. Sua interface gráfica apresentava sutis diferenças como um tom cáqui nos menus e na barra de tarefas e ícones redesenhado, o mesmo que o ME usaria tempos depois. Apesar dos problemas iniciais, trata-se de um sistema operacional bastante estável em 32 bits, multiusuário e multitarefa real.
  • Windows ME (Millenium Edition)

    Windows ME (Millenium Edition)
    Essa versão trouxe algumas inovações, como o suporte às máquinas fotográficas digitais, aos jogos multi jogador na Internet e à criação de redes domésticas. Introduziu o Movie Maker e o Windows Media Player 7 (para competir com o Real Player) e atualizou alguns programas. Introduzia o recurso "Restauração de Sistema" (que salvava o estado do sistema em uma determinada data, útil para desfazer mudanças mal sucedidas) e o Internet Explorer 5.5.
  • Office XP (10.0)

    Office XP (10.0)
    Word, Excel, Outlook, PowerPoint, Access, FrontPage, Publisher, Ferramentas para pequenas empresas.
    Última versão compatível com Windows 98 , Windows Me e Windows NT 4.0 . Suporte aprimorado para trabalhar em contas de usuário sem privilégios administrativos no Windows 2000 e Windows XP .
  • Windows XP (NT 5.1)

    Windows XP (NT 5.1)
    Esta versão do Windows foi considerada por diversos anos como a melhor versão lançada pela Microsoft para usuários domésticos, possui uma interface bastante simples e inovadora. Como acontece na maioria dos lançamentos de nova versão do Sistema Operacional, o aumento nos requisitos mínimos de recurso (como 128Mb de memória RAM) pode ser considerado entrave no início de suas vendas.O suporte a hardware também foi melhorado em relação às versões 9x-Millenium, abandonada definitivamente.
  • Windows Server 2003 (NT 5.2)

    Windows Server 2003 (NT 5.2)
    É o sucessor das edições Server do Windows 2000 para o ambiente corporativo. Novidades na área administrativa, Active Directory, e automatização de operações. Esta versão do Windows é voltada principalmente para servidores e empresas de grande porte, possui recursos de servidores na ativa e garante a segurança de dados.
  • Office 2003 (11.0)

    Office 2003 (11.0)
    Word, Excel, Outlook, PowerPoint, Access, Publisher, InfoPath Última versão para suportar Windows 2000 .
    Última versão com interface legada. O OneNote é apresentado nesta versão.
  • Office 2007 (12.0)

    Office 2007 (12.0)
    Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Publisher, Access, Groove, OneNote, InfoPath, Communicator, Visio Viewer.
    Primeira versão oficialmente compatível com Windows 8 , Windows 8.1 e Windows 10 e a última versão compatível com as versões de 64 bits do Windows XP e Windows Server 2003 . Primeira versão a usar a nova interface de usuário da Faixa de Opções com menus com guias. Primeira versão a ter Calibri como fonte padrão em todos os aplicativos.
  • Windows Vista (NT 6.0)

    Windows Vista (NT 6.0)
    Seis edições diferentes do Windows Vista foram projetadas para se ajustar ao modo como o usuário pretende usar seu PC. Ele tem uma interface intitulada Windows Aero, com recursos de transparência, sistema de alternância 3D de janelas chamado Flip 3D (ativado pelo atalho Logotipo do Windows + Tab) e visualização de miniaturas ao passar o mouse sobre um item na barra de tarefas e na alternância através do comando Alt+Tab. O Aero Glass não é disponibilizado nas Versões Starter e Basic.
  • Windows Server 2008

    Windows Server 2008
    Teve varas versões após o lançamentos com melhorias de bugs, que são o Windows Server 2008, Standard EditionWindows, Server 2008 Enterprise Edition, Windows Server 2008 Datacenter Edition, Windows Web Server 2008, Windows Essential Business Server 2008.
  • Windows 7 (NT 6.1)

    Windows 7 (NT 6.1)
    Inclui inovações na interface gráfica, utilizando ícones maiores na barra de tarefas (taskbar), semelhante ao Mac OS (dockstation), com maior nível de transparente em relação ao Windows Vista. Na nova barra de tarefas o usuário pode fixar programas (como fazia nas versões anteriores através da barra Inicialização Rápida), porém diferentemente, ao abrir um programa fixado o mesmo atalho se transforma na janela aberta, não exibindo um segundo ícone na barra de tarefas.
  • Office 2010 (14.0)

    Office 2010 (14.0)
    Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Publisher, Access, InfoPath, SharePoint Workspace, Visio Viewer, OCT, Lync Primeira versão a ser fornecida em 32 bits e 64 bits.
    Última versão para oferecer suporte ao Windows XP , Windows Server 2003 , Windows Vista e Windows Server 2008 . A versão 13.0 foi ignorada devido ao medo do número 13 .
  • Windows 8 (NT 6.2)

    Windows 8 (NT 6.2)
    Windows 8 é um sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais, portáteis (lê-se Notebooks), netbooks e tablets. É o sucessor do Windows 7. Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft, durante a conferência de pré-lançamento do sistema operacional. Segundo a empresa, este sistema operacional será um sistema para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente nova, adaptada para dispositivos sensíveis ao toque.
  • Office 2013 (15.0)

    Office 2013 (15.0)
    Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Publisher, Access, Lync, Skype for Business, Visio Viewer.

    Lync é substituído pelo Skype for Business após uma atualização.
  • Windows 8.1 (NT 6.3)

    Windows 8.1 (NT 6.3)
    Projetados com base no Windows 8 traz aprimoramentos em recursos de personalização e de pesquisa, em aplicativos, na Windows Store e na conectividade em nuvem. Além disso, apresentam os recursos de segurança e confiabilidade que você espera do Windows. Eles são rápidos e foram desenvolvidos para funcionar em diferentes dispositivos, especialmente naqueles da nova geração de dispositivos de toque.
  • Windows 10

    Windows 10
    Entre as principais novidades do novo sistema operacional estão:
    A volta do Menu Iniciar, Assistente pessoal Cortana, Integração com tablets e smartphones (Windows 10 Mobile) e Xbox One, O sucessor (mas não substituto definitivo) do Internet Explorer, o, Microsoft Edge, Volta do Aero Glass (melhorado), do Windows 7, Aplicativos universais (adaptáveis em PC's, notebooks, tablets e smartphones), Novos aplicativos do Windows: Fotos, Vídeos, Música, Loja, etc.
  • Office 2016 (16.0)

    Office 2016 (16.0)
    Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Publisher, Access, Skype for Business, Visio Viewer.
    Última versão para oferecer suporte ao Windows 7 , Windows 8 , Windows 8.1 , Windows Server 2008 R2 , Windows Server 2012 , Windows Server 2012 R2 e Windows Server 2016 .
  • Office 2019 (16.0)

    Office 2019 (16.0)
    Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Publisher, Access, Skype for Business, Visio Viewer Funciona apenas no Windows 10 v1809 e Windows Server 2019 . O OneNote foi removido do pacote no Office 2019. Em vez disso, uma versão redesenhada da Plataforma Universal do Windows do aplicativo é fornecida com todas as versões do Windows 10 . No entanto, a versão x86 do OneNote foi adicionada de volta ao pacote em março de 2020, quando voltou ao desenvolvimento ativo.
  • Windows 11

    Windows 11
    A atualização gratuita entrou em teste público na semana seguinte ao lançamento, e será distribuída para todos entre o final de 2021 e o começo de 2022. Entre as principais características do Windows 11, podem ser destacados o "Menu Iniciar" centralizado, um novo modo de gerenciar janelas, ícones remodelados, widgets no desktop, wallpapers para modos claro e escuro e uma maior conectividade com o Xbox.