-
Em 1975, quando a revista Popular Electronics, que apresentava o microcomputador Altair 8800, publicou um artigo, onde Paul Allen percebeu que eles poderiam fazer parte da história criando um programa básico para o dispositivo. Dois meses após darem início ao projeto, Paul foi até Albuquerque, no novo México, para demonstrar o trabalho feito, uma demonstração de sucesso, o Altair passou a ser distribuído como Altair Basic, a Microsoft foi fundada em 4 de abril daquele ano.
-
O Windows foi lançado no ano de 1984, pela empresa Microsoft. A princípio, ele veio como uma extensão ao MS-DOS (MicroSoft Disk Operating System). Esse foi o primeiro dispositivo a oferecer uma interface gráfica e por conta disso foi um verdadeiro sucesso. Dentre as características do sistema, podemos citar a organização por janelas, ícones, barras de rolagem e de menu, entre outros.
-
O Windows 2.0 foi lançado em dezembro de 1987, e trouxe como novidade a capacidade de as janelas se sobreporem às outras, além disso, elas ganharam a ferramenta de maximizar e minimizar as mesmas. Também trouxe o painel de controle, com várias ferramentas importantes.
-
O Windows 3.0 realmente chegou chamando atenção, com uma interface totalmente reformulada, ele também trouxe ‘drives’ de CD e placas de som, trouxe ‘softwares’ importantes como bloco de notas, editor de texto e o clássico jogo Paciência.
-
O office 1, era basicamente uma junção entre Word 1.1, Excel 2.0 e PowerPoint 2.0. Um fator importante para o enorme sucesso do MS Office foi e é o sistema de atalho de teclado em oposição ao sistema de formatação do WordPerfect que exigia que os usuários digitarem códigos especiais.
-
Excel aprimorado (com o Word 1.1 e PowerPoint 2.0)
-
Contém - Word 2.0; Excel 4.0A e PowerPoint 4.0
-
O Windows 3.1 precisou ser separado do 3 por atualizações importantes. Uma delas foi a fonte TrueType, transformando o SO em plataforma de publicação. Ele exigia 1 MB de memória RAM, ocupava apenas 15 MB do disco rígido. O jogo “Campo Minado” foi uma adição ao sistema operacional da Microsoft.
-
O Office 4.0 era composto por Word 6.0, Excel 4.0 e PowerPoint 3.0.
-
A convenção de nomenclatura foi alterada para corresponder aos números de versão de cada software de aplicativo no pacote do Office! Assim, foi o Word 95, Excel 95 e Apresentação 95.
-
No Windows 95, vemos pela primeira vez o Menu Iniciar e a Barra de Ferramentas. O Windows 95 também trouxe o “plug and play”, facilitando bastante a vida de quem precisasse utilizar um periférico diferente. Importante notar o Internet Explorer na captura de tela. No entanto, ele não vinha instalado por padrão, mas era possível adquiri-lo em um pacote de atualização chamado Plus.
-
Introdução ao Assistente do Office.
-
O Windows 98 trouxe uma série de itens novos. Entre elas estão o IE 4, o Outlook Express, o Windows Address Book, o Microsoft Chat e o NetShow Play, que posteriormente seria substituído pelo Windows Media Player. Com exceção do IE, do Outlook e do WMP, todas as outras ferramentas já foram aposentadas ou substituídas.
-
Windows Millennium, última versão do SO baseada no MS-DOS e considerada a pior de todas, foi lançada em 2000 e foi especialmente desenvolvida para equipar servidores, o Windows 2000
-
Office 2000, foi disponibilizado para sistemas de 32-bits, incluindo Windows 2000. Todos os aplicativos do Office 2000 têm capacidade OLE 2 que permite mover os dados automaticamente entre diferentes programas.
-
Lançado em outubro de 2001, o sistema ainda é um dos mais utilizados no mundo, atrás apenas do Windows 7 e Windows 8, e isso somente porque a empresa descontinuou o suporte técnico a essa versão recentemente. A mudança de visual e a estabilidade do sistema, foi a maior novidade, o que agradou e conquistou milhões de usuários ao redor do mundo.
-
Inclui processador de texto, programa para apresentações, planilhas e gerenciamento de informações pessoais e e-mail.
-
Sendo uma mistura com o Windows XP, apresentando ícones e barras de ferramentas de boa aparência, o pacote Office 2003, foi escolhido por muitos ate que foram obrigados a atualizar para as novas versões.
-
O sistema apresentava vários problemas em suas funcionalidades mal desenvolvidas, sendo que uma das principais reclamações foi referente ao UAC ou User Account Control ("Controle de Contas do Usuário"). Apesar disso, o Windows Vista trouxe um visual moderno que apostou na transparência e recursos visuais chamativos, como gadgets na Área de Trabalho.
-
Foi introduzida uma interface de fitas, ajudando a produzir documentos profissionais.
-
Lançado em 2009, esse SO trouxe mudanças visuais pequenas em relação ao seu antecessor, mas é mais rápido, estável e fácil de utilizar. Mais da metade da população mundial que tem acesso a um computador utiliza o Windows 7 como sistema operacional principal em sua máquina. Isso mostra como a Microsoft acertou em cheio com essa versão de seu software.
-
Microsoft Office 2010 os funcionários mantêm contato e trabalham efetivamente, não importando onde estejam. Eles poderiam usar os mesmos aplicativos de seus PCs, de um smartphone ou de um navegador da Web.
-
Com versões da Web do Word, Excel, PowerPoint, OneNote e um programa de e-mail. Além disso, ele oferece armazenamento ilimitado no OneDrive para os assinantes.
-
Windows 8 foi uma tentativa de alterar o visual do seu sistema operacional. A mudança foi motivada por causa da chegada dos dispositivos que respondem ao toque, eliminando, por causa disso, o menu Iniciar e dando lugar a uma tela totalmente nova que se baseia no uso de tiles. A mudança na aparência não agradou a todos, o que culminou no “fracasso” do sistema operacional.
-
A evolução do MS Office continua com o Office 2013 e o Office 365 e usa computação em nuvem e leva-o para o próximo nível, enquanto introduz o Touch.
-
Windows 8.1 veio em resposta às reclamações das pessoas por causa das alterações visuais que o SO sofreu. Por causa disso, a Microsoft decidiu retroceder e trazer de volta o botão do menu Iniciar. Além disso, as pessoas podiam escolher iniciar o computador diretamente a partir da Área de Trabalho, o que não era possível com o Windows 8. Não houve mudanças significativas em relação à estabilidade e à velocidade do sistema.
-
O Windows 10 tem um ‘designer’ totalmente moderno, retornando com o menu iniciar, entre outros vários novos programas que inovaram totalmente os SO da Microsoft.
-
Ele não oferece muitos recursos novos em relação ao Office 2013, exceto por uma integração mais restrita na nuvem, com a qual os usuários podem ou não se sentir confortáveis.
-
O Windows 11 tem toda a potência e segurança do Windows 10 com um visual repaginado e atual. Também inclui novas ferramentas, sons e aplicativos. Todos os detalhes foram levados em consideração. Tudo isso é reunido para oferecer uma experiência agradável em seu PC.