Versões dos sistemas operacionais da Microsoft e do MS-Office

  • Windows 1.0

    Windows 1.0
    Apresentou uma interface interativa com auxílio do mouse para clicar nos ícones, além do visual renovado, ele trouxe diversas melhorias como suporte a drives de CD e placas de som, além de vir pré-instalado em discos rígidos, ocupando 5 MB.
  • Windows 2.0

    Windows 2.0
    Poderia configurar o Painel de controle ao seu gosto como os atalhos no teclado, e melhorou o suporte à placa gráfica, possibilitando a sobreposição de janelas.
  • Windows 3.0

    Windows 3.0
    Melhorou bastante a interface, a gestão da memória e o sistema multitarefa, e incluiu o suporte às fontes True Type. Conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicativos.
  • Office 1.0

    Office 1.0
    Continha as três aplicações que sempre associámos ao serviço - o Word (para documentos de texto), o Powerpoint (para apresentações em slides) e o Excel (para organizam de dados).
  • Windows 4.0 nt

    Windows 4.0 nt
    Compatibilidade nativa com computadores de 32 bits e poderia aguentar programas pesados de engenharia.
  • Office 4.3

    Office 4.3
    Entre as principais atualizações, estavam melhorias nas três aplicações mais importantes e também o desenvolvimento do Microsoft Access e do Mail, um para uma gestão mais eficiente de bases de dados e o outro como a funcionalidade de e-mail da Microsoft
  • Windows 95

    Windows 95
    A ideia de multitarefa ganhou mais força, graças à barra de tarefas que permitia abrir e organizar os programas rapidamente , e outra novidade do sistema operacional foi a opção "plug and play".
  • Office 95

    Office 95
    A 24 de Agosto de 1995, acompanhando o lançamento do Windows 95, veio o Office 95, que gozou da popularidade que a empresa tinha com a globalização da utilização dos seus serviços.
  • Office 97

    Office 97
    No ano seguinte, o Office 97 trouxe algumas novidades. Primeiro no design das aplicações com a chamadas "Commandbars" que permitiam que o menu de opções das mesmas tivesse um formato semelhante e fosse mais fácil compreender a sua utilização. Segundo, foi a primeira versão a ter o Office Assistant, que era um interface inteligente para ajudar os utilizadores que tinham o formato de um clip animado.
  • Windows 98

    Windows 98
    Possui um assistente para instalação e atualização de drivers de periféricos que é bem mais fácil de usar. Além disso, o sistema permite que você baixe e instale diretamente da Internet versões mais atualizadas dos drivers.
  • Office 2000

    Office 2000
    Além de trazer melhorias nas aplicações habituais, já era vendido tendo em conta utilizadores diferentes com 5 packs diferentes - Standard, Small Business, Professional, Premium e Developer.
  • Windows Millenium Edition ME

    Windows  Millenium Edition ME
    No quesito aplicativos, o sistema vinha equipado com o Internet Explorer 5.5, o Windows Media Player 7 e o Windows Movie Maker, que fazia sua estreia no time de programas pré-instalados no Windows. Outra novidade foi a adoção do formato compacto ZIP como padrão do Windows.
  • Windows 2000

    Windows 2000
    No windows 2000 estão inseridos o IE5 e Outlook Express, novo Windows Media Player, DirectX (7.0), Netmeeting; suporte a FAT32. A maior parte das novidades residem no código, invisíveis ao usuário, de modo a tornar o sistema bem mais estável e rápido.
  • Office XP

    Office XP
    Foram inseridas novas plataformas de colaboração em documentos através do MSN e do SharePoint; as novas funcionalidade de segurança que permitiam maior proteção dos documentos bem como a sua recuperação; e, por último, as “smarts tags” que passaram a permitir que links de busca fossem inseridos dentro de palavras e expressões do documentos criados.
  • Windows XP

    Windows  XP
    Apresentou ainda a tecnologia ClearType, que facilitava a visualização de textos em tela LCD, novidades na época. Além disso, ele melhorou o consumo de energia para a utilização em dispositivos móveis como notebook e tablets, e incluiu a possibilidade de inicializar a máquina mais rapidamente e hibernar.
  • Office 2003

    Office 2003
    Não trouxe grandes avanços no Word, Powerpoint e Excel, mas trouxe melhores na plataformas de colaboração online e uma nova aplicação que também passou a fazer parte do nosso dia-a-dia, o OneNote, que agora permitia a partilha de notas, rascunhos e comentários nos diversos documentos criados.
  • Office 2007

    Office 2007
    Focou especialmente no produto do ponto de vista de colaboração de trabalho, através de melhorias no SharePoint e com a introdução do Microsoft Office Groove, que facilitava o trabalho em documentos off-line entre colegas.
  • Windows Vista

    Windows Vista
    Destaca-se a reformulação da interface gráfica, mudando drasticamente o padrão das versões anteriores. Novas ferramentas são apresentadas, como o Windows DVD Maker, destinado à criação multimídia, e outras tantas remodeladas, como as redes de comunicação, áudio, impressão e exibição.
  • Windows 7

    Windows  7
    O modo de lidar com dispositivos USB foi aprimorado e agora está bem mais rápido. Outras boas novidades são a compatibilidade nativa com computadores de 64 bits, um melhor gerenciamento de bateria nos notebooks e tornar o 7 um sistema capaz de funcionar bem em PCs com tela touchscreen, incluindo recursos de multitoque.
  • Office 2010

    Office 2010
    Além de melhorias nas aplicações estandarte, também trouxe o Office Online para utilizadores do OneDrive (cloud para ficheiros criada em no final de 2007), composto por web apps do Word, Powerpoint, Excel, entre outras.
  • Office 365

    Office 365
    Office 365 foi um serviço de subscrição com a versão online da maior parte da aplicações que compunham a licença normal do Office. Originalmente, foi pensado como um produto para as empresas, substituindo o BPOS (Microsoft Productivity Online Suite), mas os executivos aperceberam-se do seu potencial como um produto direcionado diretamente para o consumidor comum e, desde esse momento, o Office 365 passou a acompanhar as diferentes melhorias que foram sendo feitos no “serviço original”.
  • Windows 8

    Windows 8
    Apresenta uma segunda interface que é encontrada em um dos quadrados e corresponde a tradicional área de trabalho. Ela não obteve muitas modificações, é possível ver que o mesmo design dos antigos sistemas continua a mesma.
  • Office 2013

    Office 2013
    conta com ampla integração com o SkyDrive, o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft, além de documentos, as configurações pessoais do usuário, templates de documentos e aplicativos também estarão disponíveis na nuvem.
  • Windows 10

    Windows 10
    A partir de agora se torna possível personalizar os menus, modificando tamanhos de tiles e os reordenando de acordo com os gostos pessoais. Mais do que isso, a partir do Windows 10 torna-se presente o recurso de múltiplos desktops.
  • Office 2016

    Office 2016
    Podemos listar algumas melhorias no Office 2016, sendo elas; Edições colaborativas em tempo real, integração do aplicativo Skype, novos gráficos no Excel, e-mails secundários.
  • Office 2019

    Office 2019
    O office 2019 para Windows e macOS, o pacote de programas traz atualizações para Word, Excel, PowerPoint e Outlook, e coloca fim na versão clássica do OneNote, que já é integrado ao Windows 10. No entanto, o kit segue incluindo ferramentas como Publisher, Access, Project e Visio.