-
foi firmado logo depois da Segunda Guerra Mundial em 1944, pela Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, e entrou em vigor em 1 de novembro de 1960.
-
Bélgica, França, República Federal da Alemanha, Itália, Luxemburgo e Holanda - assinam em Paris o Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. Esta Comunidade foi extinta em julho de 2002.
-
Assinatura em Roma dos Tratados que instituem a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom).
-
é criada a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), que reúne vários países europeus, vários desses países não fazem parte da CEE
-
Lançamento da política agrícola comum (PAC). Os preços agrícolas são uniformizados na Comunidade e a CEE passa a ser auto-suficiente
-
CEE assina acordo internacional de assistência a 18 antigas colónias africanas.
-
os dirigentes da CEE criam o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que assegura a transferência de recursos financeiros das regiões ricas para as regiões pobres
-
É assinado no Luxemburgo e em Haia o Acto Único Europeu, entrando em vigor em 1 de julho de 1987.
-
Portugal assume a presidência do Conselho das Comunidades Europeias.
-
É assinado em Maastricht o Tratado da União Europeia, que estabelece as bases para uma política externa e de segurança comum, uma cooperação mais estreita nos domínios da justiça e dos assuntos internos e a criação de uma união económica e monetária, incluindo uma moeda única.
-
Foi criado o Mercadon Único Europeu
-
Os Chefes de Estado e de Governo aprovam a Estratégia de Lisboa, cujo objetivo era fazer da União Europeia, até 2010, a economia baseada no conhecimento mais dinâmica e competitiva do mundo, capaz de garantir um crescimento económico sustentável.