-
Foi uma época de grande progresso cultural, tinha como líder Dom Pedro 2, porém, em suas ultimas décadas foi considerado causa do baixo crescimento econômico do Brasil.
-
Foi o maior conflito aramado da América Latina, ocorreu pelo fato do Paraguai querer anexar parte do território do Brasil e da Argentina e teve grande influência no fim da monarquia no Brasil (os militares ganharam muita moral naquela época no Brasil).
-
Foi um período de grande desenvolvimento da Europa, países como França e Inglaterra vinham crescendo muito industrialmente.
-
Os positivistas (militares e seus seguidores) acreditavam que a monarquia devia ser derrubada, de acordo com eles o país necessitava de uma republica para voltar a progredir.
-
O segundo reinado acabou desagradando setores importantes (militares, cafeicultores e igreja), como por exemplo, a abolição da escravidão. Dito isso os militares positivistas que já vinham falando de uma republica, tomaram o poder do Brasil e nomearam marechal Deodoro da Fonseca como presidente.
-
Grande parte dos negros tinham duas opções, ou continuavam nos campos trabalhando em um regime semi-escravo, ou iam para as cidades trabalharem em empregos com remuneração baixíssima.
-
Práticas culturais e religiosas de negros passaram a serem reprimidas e consideradas crime. Grande parcela dos negros eram analfabetos, o que os impossibilitava de votarem e se candidatarem a cargos políticos.
-
Não houve mudanças significativas para a população negra. Não teve nenhum tipo de apoio ou benefício do governo para incluir a população negra na sociedade.
-
Período em que os militares ficaram no poder, durante essa republica marechal Deodoro ficou no comando por 3 anos e Floriano Peixoto por 4 anos.
-
As pessoas eleitas pelo "povo" foram responsáveis por elaborar um documento (constituição inspirado na dos EUA) que quando aprovado, foi o primeiro promulgado no Brasil. Ele garantia o voto direto a partir dos 21 anos (menos para analfabetos, mulheres, mendigos, soldados e religiosos de ordem monástica), presidencialismo (liderança central de alguém eleito pelo voto direto), separação da igreja e do Estado e a divisão de poder (legislativo, judiciário e executivo).
-
Foi um golpe de estado político-militar liderado por marechal Deodoro da Fonseca.
-
-
Deodoro nomeou Rui Barbosa como ministro da Fazenda, ele pretendia aumentar o crescimento industrial do Brasil, permitiu diversos empréstimos para cidadãos que quisessem abrir fábricas, porém, a moeda brasileira era escassa, o que o levou a conclusão dele permitir que bancos privados emitissem notas também. O dinheiro foi investido na bolsa de valores o que levou empresários que investiram nessas empresas que ainda não existiam à falência, isso ocasionou altas taxas de desemprego.
-
Com toda a pressão e divergências dos parlamentares com Deodoro ele fechou o Congresso Nacional, atitude que foi questionada pelos florianistas e pela marinha. O presidente acabou renunciando e Floriano Peixo assumiu em seu lugar.
-
Reabriu o Congresso Nacional, diminuiu a preço dos alugueis de operários e manteve o preço dos alimentos estáveis. Fortaleceu aliança com os cafeicultores e com partes importantes do exército.
-
Ocorreu no Rio Grande do Sul e teve origem por conta disputa de poder entre elites regionais. De um lado os grupo republicano que defendia o governador gaúcho Júlio de Castilhos, e do outro os federalistas liderados por Gaspar Silveira Martins, que desejava tirar Júlio de Castilhos do poder.
-
Ocorreu no Rio de Janeiro e foi uma tentativa da marinha de tirá-lo do poder, eles bombardearam a capital, esse ato não deu certo e os envolvidos foram punidos.
-
Como seu nome já diz (governo de poucos), foi um período que os cafeicultores mineiros e paulistas aproveitarem de sua influência politica para seu benefício próprio.
-
Era um titulo comprado pelos cafeicultores para controlar os votos dos municípios.
-
Foi uma acordo firmado entre São Paulo e Minas Gerais, de acordo com ele a presidência do Brasil foi dividida entre esse dois estados.
-
Foi um acordo firmado entre os governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Seu objetivo era garantir um preço mínimo para o café, na época, o principal produto da economia brasileira.
-
Esse período teve como característica principal o deslocamento das tropas pelos campos de batalha, com o objetivo de avançar cada vez mais para conquistar territórios.
-
Conflito global centrado na Europa, as principais alianças envolvidas são a Tríplice Entente (Reino Unido, França, Itália e Russia) e a Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-Hungaro, Império Turco-Otomano e Búlgaria)
-
Após a Belle Époque, países como Alemanha e Itália começaram a crescer industrialmente, o que gerou insatisfação na Inglaterra e na França. A península balcânica, região ocupada pelos eslavos, vinha sofrendo fortes pressões dos impérios Austro-Hungaro e Turco-Otomano, essa situação se agravou quando o Francisco Fernando morreu em território eslavo. A partilha da África também vinha gerando problemas, alguns países também queriam ter direito a um pedaço de território.
-
Nessa fase, o conflito entre as tropas se tornava estático: os soldados podiam ficar posicionados nas valas por meses ou até anos, utilizando armamentos como metralhadoras e granadas para eliminar os oponentes.
-
Mesmo dizendo que iriam manter a neutralidade, a Tríplice Aliança vencer a guerra traria prejuízos para eles, uma vitória alemã fortaleceria a indústria do país, o que diminuiria o mercado consumidor dos produtos produzidos pelos Estados Unidos.
-
Os russos renunciavam a alguns territórios: Polônia, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Bielorrússia e Ucrânia, sendo, em sua maioria, incorporados pelos alemães. Com a saída dos russos da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha concentrou suas forças nos combates da Frente Ocidental, dominados pelos exércitos estadunidenses.
-
Com as derrotas dos turcos e dos austro-húngaros, a Alemanha seguiu praticamente sozinha no combate. Enquanto isso, a Tríplice Entente seguia acumulando vitórias, pois contavam com o apoio material e militar dos estadunidenses. Cientes da crescente derrota, o novo governo alemão assinou a rendição.
-
Os alemães foram obrigados a pagar aos países vencedores uma enorme indenização e a ceder seus territórios coloniais; tiveram de devolver à França os territórios da Alsácia-Lorena e entregar à Polônia uma faixa de terra que lhe garantia acesso ao mar (Corredor Polonês).
-
Foi um movimento que envolvia tenentes e oficiais de baixa patente que estavam insatisfeitos com a Republica Oligárquica
-
Foi a primeira ação articulada contra a República Velha. 18 militares marcharam na Av. Atlântica.
-
Nesse período as mulheres conquistaram o direito ao voto e os trabalhadores conquistaram direitos.
-
- Suspendeu a Constituição de 1891,
- Fechou o Congresso Nacional,
- Fechou as Câmaras municipais,
- Acabou com a Assembleia Legislativa,
- Substituiu os governadores dos estados por homens de de sua confiança.
-
Os paulistas não estavam satisfeitos com o governo de Vargas e com fato de não estarem mais no poder, declarou uma guerra civil com o resto do país.
-
Se inicia com promulgação da Constituição de 1934 e a eleição indireta de Getúlio Vargas para presidente da República e acaba com Vargas dando um golpe de Estado e instituindo o Estado Novo.
-
Foi um documento forjado por militares brasileiros com a intenção de instaurar a ditadura do Estado Novo.
-
Constituição ortogada, os partido foram extintos e o Brasil virou uma ditadura.
-
Durante o Estado Novo, o Vargas sabia a importância de ter uma rádio, portanto, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
-
Mesmo após sua saída, Vargas ainda contava com apoiadores, esse acreditavam que Vargas tinha que continuar no poder e ficaram conhecidos como queremistas por conta do slogan "Queremos Vargas" que era utilizado em suas manifestações.
-
Foi deposto por uma golpe militar que já estavam insatisfeitos com o seu governo. Além do fato de que o Brasil entrou na segunda guerra mundial para combater o fascismo na Itália sendo que essa situação era presenciada no Brasil.
-
Mesmo com o fim da era Vargas, ainda existiam pessoas o apoiavam, defendiam sua permanência no poder, foi dado esse nome a eles pelo fato de gritarem "Queremos Getúlio!" em suas manifestações.
-
Após 15 anos sendo governado por Vargas, o Brasil poderá escolher seu presidente democraticamente, os partido participantes foram o Partido Comunista Brasileiro (PCB), a União Democrática Nacional (UDN), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Social Democrático (PSD).
-
A política nacional-desenvolvimentista, defendida por JK, não via problemas em abrir o país para as indústrias e o capital estrangeiro, essa politica passou a ser utilizada pelo fato da politica nacionalista defendida por Vargas não permitir a entrada de indústria e capital extrangeiro.
-
Eurico Gaspar Dutra chegava à presidência após 15 anos de governo de Vargas e junto com ele uma nova constituição foi promulgada (a quarta desde o inicio do período republicano)
-
Após o final da segunda guerra mundial, Dutra se aliou ao Estados Unidos e mudou o modelo econômico imposto por Vargas.
-
O intervencionismo, ao contrario do nacionalismo que era aplicado por Vargas, permitia a entrada de capital estrangeiro, permitia a exploração de recursos minerais por estrangeiros e consistia na menor intervenção do estado, deixando uma grande brecha para os americanos. O Brasil se tornou uma país dependente dos Estados Unidos,
-
Direitos democráticos restabelecidos: liberdade de expressão, eleições diretas, avanço no voto feminino, a igualdade de todos perante a lei, a liberdade de manifestação de pensamento, extinção da pena de morte, separação dos três poderes.
-
Após ter um aumento considerável nas dividas do país, Dutra abandona o liberalismo e adota o intervencionismo junto com ele surgiu o plano SALTE.
-
O plano SALTE foi um meio que o Dutra achou para estimular a economia nacional e combater a inflação, ele consistia em três pilares: saúde, alimentação, energia e transporte. Esse plano não foi o suficiente e a inflação continuava a aumentar.
-
Com um custo de vida maior e menor poder aquisitivo, a população ficou insatisfeita com as ações promovidas pelo governo, o que acabou afetando a popularidade de Dutra.
-
Mesmo não sendo presidente durante 4 anos, Vargas se manteve na politica como senador do Rio Grande do Sul para então poder se eleger novamente para presidente e retornara ao Poder Executivo, como costumava dizer, "nos braços do povo".
-
Ocorreram diversos debates de qual seria o caminho para o desenvolvimento econômico do Brasil, portanto, Vargas optou por voltar com os princípios nacionalistas e trabalhistas que caracterizaram seu governo anterior. Seu principal objetivo era combater a inflação que apenas crescia.
-
demonstrava um esforço nacionalista pela criação de uma empresa estatal para a exploração do recurso, que se efetivou com a fundação da Petrobras. Essa decisão desagradou empresas internacionais que desde o governo Dutra tinham total liberdade para explorar o petróleo no Brasil.
-
Mobilizou trabalhadores do setor têxtil e, posteriormente, alcançando outras categorias profissionais, como marceneiros e carpinteiros. Eles lutavam por um aumento de 60% de seus salários, essa greve mobilizou a região metropolitana de São Paulo por quase um mês. Foi obtido um aumento salarial de apenas 32%.
-
Após ter sido informado de que os Altos Comandos Militares exigiam o seu licenciamento do cargo de presidente da República como condição para a solução da crise política em que seu governo se viu envolvido nos últimos anos de seu segundo mandato Vargas se matou.
-
Para evitar o retorno das politicas getulistas, os partidos de JK e Jango fizeram uma aliança, sendo JK quem concorreria para à presidência e Jango para ser seu vice, essa aliança gerou grande estabilidade politica e social, já que ambas as classes tinham alguém que as representasse, JK representava a burguesia e Jango a classe trabalhadora
-
Após o resultado das eleições Carlos Luz com o apoio da UDN e de membros do Exército, estaria conspirando um golpe para impedir que os candidatos eleitos assumissem seus cargos.
Diante dessa instabilidade política, o general Henrique Lott, com o apoio de vários militares, iniciou uma ação preventiva para garantir que o a posse do presidente eleito -
Algumas teorias econômicas que diziam que os países menos industrializados levariam cerca de 50 anos para alcançar avançado estágio de desenvolvimento. Por isso, logo em seu discurso de posse, o presidente lançou o slogan "50 anos em 5", que previa a modernização do país em apenas 5 anos de governo.
Esse plano tinha 5 pilares: energia, transporte, alimentação, Indústria e educação. JK prometia melhorar esses setores em todos os estados do Brasil, deixando todas as classes sociais empolgadas. -
Juscelino Kubitschek teve o seu governo marcado por um forte apelo à industrialização e modernização do Brasil, e, para isso, ele criou um plano estratégico que previa investimentos em áreas como energia, transportes, alimentação, indústria de base e a construção de uma nova capital.
Também ficou marcado pela estabilidade política, pelo desenvolvimento industrial e um otimismo nacional. -
Um dos objetivos de JK era a construção de uma nova capital, e assim foi, em menos de 5 anos a nova capital do Brasil foi construida, o projeto ficou a cargo do arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa, dois dos mais reconhecidos profissionais em suas áreas de atuação. O projeto central de Brasília, que lembra um avião, está distribuído da seguinte maneira: nas "asas", estão as residencias; e, no "corpo" do avião, foram construídos os principais prédios político-administrativos.
-
Apesar dos muitos feitos de JK, ele não cumpriu tudo que prometeu, setores como o de alimentação e de educação receberam pouco incentivo, as ferrovias foram abandonadas para que houvesse a construção de rodovias, JK também prometeu que todo o país receberia investimentos, portanto, apenas os estados do Sul e do Sudeste receberam investimentos
-
Ficou conhecido como o "presidente bossa-nova", porém, algumas decisões tomadas por ele não foram boas, o plano de metas foi muito bom mas gastava mais do que gerava, o Brasil necessitou de emprestimos que aumentariam o custo de vida no Brasil.