• 2002 BCE

    Lei de responsabilidade fiscal

    Lei de responsabilidade fiscal
    É um dos principais instrumentos de disciplina fiscal do Brasil, foi a culminação de esforços dos governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso rumo ao equilíbrio das contas públicas em todas as esferas de governo.
  • 1994 BCE

    Plano real

    Plano real
    O Plano Real foi um plano econômico, desenvolvido e aplicado no Brasil durante o governo de Itamar Franco. Desenvolvido em 30 de junho de 1994, tinha como principal objetivo à redução e o controle da inflação,Ações e fases do Plano Real:
    - Redução de gastos públicos e aumento dos impostos como forma de controlar as contas do governo, - Criação de uma nova moeda forte: o real (R$).
  • 1980 BCE

    A crise no brasil

    A crise no brasil
    O Brasil ainda estava sob a égide da ditadura militar. Nesse período conturbado, o país herdou os elevados índices de endividamento ocasionados por planos econômicos de anos anteriores,Os reflexos desse entrave na economia geraram:
    – Desemprego
    – Queda de consumo
    – Aumento da dívida externa
    – Aumento da inflação
    – Desequilíbrio da balança comercial
  • 1976 BCE

    Falecimento de Juscelino Kubitschek

    Falecimento de Juscelino Kubitschek
    Juscelino Kubitschek de Oliveira foi um médico, oficial da Polícia Militar mineira e político brasileiro que ocupou a Presidência da República entre 1955 e 1961, foi assassinado em 1976, na Rodovia Presidente Dutra,seu Opala preto se desgovernou, supostamente, após se chocar com um ônibus, cruzou a pista e bateu de frente com uma carreta desda maneira causando a morte de Juscelino.
  • 1960 BCE

    Inauguração de Brasilia

    Inauguração de Brasilia
    Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, no salão de despachos do Palácio do Planalto, cercado por seus ministros e embaixadores especiais, o presidente Juscelino Kubitschek declarou inaugurada a cidade de Brasília, capital do Brasil, centro das futuras decisões políticas. No mesmo instante, o Poder Legislativo e Judiciário confirmaram a inauguração do Distrito Federal.
  • 1956 BCE

    Inicio da construção da nova capital federal (Brasilia)

    Inicio da construção da nova capital federal (Brasilia)
    Em 1956, com a eleição de Juscelino Kubitschek, que teve início a efetiva construção da capital federal (Brasilia),Brasília tornou-se então um monumento controvertido da memória política brasileira, pois o símbolo da modernização e integração nacional trouxe como consequência um aumento da desigualdade regional e também favoreceu a formação de novos latifúndios, pois posseiros, camponeses, e índios representavam o lado mais fraco na luta pela terra no Brasil.
  • 1955 BCE

    Juscelino Kubitschek é eleito presidente do Brasil

    Juscelino Kubitschek é eleito presidente do Brasil
    Nas eleições de 1955, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da república, juntamente com o vice-presidente João Goulart (Jango). Juscelino Kubitschek, como o presidente também era conhecido, ficou famoso por seu plano de metas, apresentando ao povo brasileiro que o seu maior plano de governo era o desenvolvimento econômico rápido.
  • 1942 BCE

    Brasil declara guerra....

    Brasil declara guerra....
    Quando o Brasil declarou guerra aos países do eixo e se uniu definitivamente às forças aliadas, muita coisa aconteceu no país,O Brasil ainda não estava em guerra, mas a guerra certamente já havia chegado ao Brasil.
  • 1930 BCE

    Revolução de (30) nos anos de (1930)

    Revolução de (30) nos anos de (1930)
    Foi um movimento de revolta armado, ocorrido no Brasil em 1930, que tirou do poder, através de um Golpe de Estado, o presidente Washington Luiz. Com o apoio de chefes militares, Getúlio Vargas chegou à presidência da República,Antes da Revolução de 1930, o Brasil era governado pelas oligarquias de Minas Gerais e São Paulo. Através de eleições fraudulentas.
  • 1922 BCE

    O modernismo

    O modernismo
    Os anos 1920 marcaram uma série de transformações culturais, políticas e sociais no Brasil. No campo da cultura, o rádio e os movimentos artísticos, como a Semana de Arte Moderna de 1922, vieram a proporcionar uma visão crítica do Brasil que começava a se modernizar. foi organizada no Rio de Janeiro, no ano de 1922, uma grande exposição de artistas nacionais. Foram realizadas uma série de grandes reformas urbanas para sediar o evento,
  • 1910 BCE

    Revolta da chibata

    Revolta da chibata
    A Revolta da Chibata foi um motim naval no Rio de Janeiro, Brasil, ocorrido no final de novembro de 1910. Foi o resultado direto do uso de chibatadas por oficiais navais brancos ao punir marinheiros afro-brasileiros e mulatos.
  • 1903 BCE

    Tratado de petrópolis

    Tratado de petrópolis
    É um tratado de permuta que resultou na entrega do território do Acre, efetivamente ocupado pelos seringueiros brasileiros durante a corrida à borracha da floresta amazônica,Em troca, o Brasil cedia as terras na foz do rio Abuña e na bacia do rio Paraguai. Tinha ainda de pagar uma compensação monetária de 2 milhões de libras esterlinas. O Brasil também se comprometia a ceder a navegação nos rios.
  • 1890 BCE

    A separação entre a igreja e o estado

    A separação entre a igreja e o estado
    Se refere à distância na relação entre a religião organizada e o Estado-nação,a primeira emenda afirma que "O Congresso não fará nenhuma lei respeitando um estabelecimento da religião, ou proibindo o seu livre exercício", "estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento, ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.".
  • Revolta do vintém

    Revolta do vintém
    A Revolta do Vintém foi um protesto ocorrido entre 28 de dezembro de 1879 e 4 de janeiro de 1880, nas ruas do Rio de Janeiro, capital do império brasileiro, contra a criação de um tributo de vinte réis, ou seja, um vintém, sobre as passagens dos bondes e trens, instituída pelo ministro da fazenda.