Senai pompeia

Senai História

  • 270,000 BCE

    Paleolítico Inferior

    Foi nesse período que provavelmente as primeiras espécies de hominídeos surgiram, no continente africano
  • 270,000 BCE

    HOMEM HABILIDOSO

    HOMEM HABILIDOSO
    Características físicas semelhantes ao AUSTRALOPITHECUS;
    Atingiu 1,57 metros de altura;
    Capacidade craniana entre 550 / 680 cm³;
    Foi o primeiro a construir e utilizar ferramentas feitas de pedras lascadas.
    Viveu a cerca de 2,5 e 1,5 milhões de anos atrás
  • 25,000 BCE

    Fontes Históricas Material

    Fontes Históricas Material
    Vênus de Willendorf, hoje também conhecida como Mulher de Willendorf, é uma estatueta de Vénus estimada como esculpida entre 28 000 e 25 000 anos antes de Cristo.
  • 25,000 BCE

    A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

    A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA
    As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da França e sul da Itália e datam de aproximadamente de 25000a.C., portanto no período paleolítico. Na França encontramos o maior número de obras pré-históricas e até hoje em bom estado de conservação, como as cavernas de Altamira, Lascaux e Castilho.
  • 12,000 BCE

    Período Homérico

    Período Homérico
    Divisões sociais Propriedade privada Aumento populacional das comunidades gentilícias: Segunda Diáspora.
  • 10,000 BCE

    Revolução Agrícola

    Revolução Agrícola
    A Revolução Agrícola ou Revolução Neolítica foram as transformações que ocorreram na cultura agrícola que influenciaram na história da humanidade que migraram do sistema de caça e coleta para sobreviver passando a utilizar a agricultura como principal fonte de cultivo do solo para plantação de alimentos. termino a 4 mil antes de Cristo.
  • 7000 BCE

    Comunismo Primitivo

    Comunismo Primitivo
    No comunismo primitivo o trabalho era feito para suprir as necessidades imediatas do grupo, não havendo preocupação com acúmulo de sobras. A terra pertencia a todos e não havia escravidão.
  • 6000 BCE

    Idade dos Metais

    Idade dos Metais
    Denomina-se Idade dos metais a fase da Pré-história que caracteriza o fim da Idade da Pedra, marcado pelo início da fabricação de ferramentas e armas de metal. O ser humano começava a dominar, ainda que de maneira rudimentar, a técnica da fundição.
  • 4000 BCE

    Invenção da Escrita

  • 4000 BCE

    Idade do Cobre

    Idade do Cobre
    Adquiriu conhecimentos para o desenvolvimento de técnicas para derreter e moldar o cobre.
  • 3000 BCE

    Grécia Antiga - quem formou?

    Grécia Antiga - quem formou?
    Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indoeuropeia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios.
  • 2000 BCE

    No Período Neolítico a pintura

    No Período Neolítico a pintura
    utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não as mãos, como espátulas.Por volta de 2000 a.C. as características da pintura a apresentavam um nível próximo à de formas escritas, preservando porém seu caráter mágico ou religiosos, celebrando a fecundidade ou os objetos de adoração (totens).
  • 2000 BCE

    Período Pré-Homérico

    Período Pré-Homérico
    Período Pré-homérico é o nome atribuído a uma parte da história da Grécia Antiga, que vai de aproximadamente 2000 a.C. até 1200 a.C. Esse período correspondeu à formação do povo grego, a partir da existência de duas grandes civilizações nas regiões do mundo grego, e pela chegada de diversos outros povos.
  • 1700 BCE

    Idioma e Poesia

    Nossa língua está cheia de palavras derivadas do grego. Com os gregos, aprendemos a expressar nossos sentimentos por meio da poesia.
  • 1200 BCE

    Período Homérico

    Período Homérico
    O período homérico da civilização grega, entre os séculos XII a.C. e VIII a.C., foi assim denominado pela falta de fontes históricas de seus estudos além dos poemas Ilíada e Odisseia, escritos pelo poeta grego Homero.
  • 800 BCE

    Arcaico

    Arcaico
    As pólis (cidades-estados), unidades político-administrativas, caracterizaram a vida política dos gregos. Elas surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia Antiga foram: Esparta e Atenas.
  • 800 BCE

    Arcaico Atenas

    Sociedade ateniense
    EUPÁTRIDAS: Grandes proprietário, membros das famílias mais antigas. eram os "bem nascido" ( aristocracia ).
    Georgois: Pequenos proprietário
    Demiurgos: Comerciantes, atersãos e pobres em geral.
    Metecos: Estrangeiros ou filhos de estrangeiro.
    Escravos: Prisioneiros de guerra ou ateniense endividados.
  • 800 BCE

    Período Arcaico

    Período Arcaico
    Período Arcaico foi uma época histórica da Grécia Antiga, entre os anos 800-500 a.C., marcada pela consolidação das cidades-estados e pelo fortalecimento de Atenas e Esparta. Ruínas de uma construção grega do Período Arcaico da Grécia Antiga.
  • 776 BCE

    Olimpíadas

    Olimpíadas
    Lenda:
    Hércules plantou uma oliveira - guirlandas dos vencedores.Primeira olimpíadas –776 a.C.
    – uma corrida de 200 metros – Stadion
  • 600 BCE

    Reformas Jurídicas: Drácon e Sólon

    Drácon (624 a.C.) Tornou público um registro escrito das leis. Sólon (591 a.C.) Eliminou a escravidão por dívidas. Criou a Bulé – representantes de todas as regiões da pólis. Eclésia – Assembleia popular que aprova as leis da Bulé. Helieu – Tribunal de Justiça.
  • 600 BCE

    Teatro

    Teatro
    Os gregos nos passaram o gosto pelo teatro com especial ênfase às questões ligadas aos sentimentos e sofrimentos da humanidade.
  • 600 BCE

    Ciências

    Ciências
    Os antigos gregos dedicavam tempo e recursos na busca da compreensão de fenômenos da natureza, pois acreditavam que o conhecimento tornaria as pessoas mais virtuosas, honestas, corajosas e bondosas.
  • 580 BCE

    HOMEM ERETO

    HOMEM ERETO
    Bípede com a capacidade de se manter ereto que existiu a cerca de 1,8 milhão a 580 mil anos atrás. Atingiu 1,70 metros de altura; Utilização do fogo para se proteger dos animais selvagens; Capacidade craniana entre 750/1250cm³; Possuía a capacidade de produzir objetos de pedra e madeira.
  • 546 BCE

    Reformas Jurídicas:Psístrato e Clístenes

    Psístrato (governou entre 546 a 527 a.C.) Promoveu um golpe impondo uma Tirania. Seus filhos Hiparco e Hipias também governaram Hipias deposto em 510 a.C. Clístenes (governou entre 510 a 507 a.C.) Chegou ao poder e implantou uma democracia
  • 510 BCE

    Democracia

    Clístenes reorganizou a população - 10 tribos cada tribo enviava 50 representantes para a Bulé - 500 membros. Todos os cidadãos atenienses participavam da assembleia popular - a Eclésia.
  • 510 BCE

    COMO SE DESENVOLVEU A DEMOCRACIA GREGA EM ATENAS

    COMO SE DESENVOLVEU A DEMOCRACIA GREGA EM ATENAS
    As reformas de Clístenes são consideradas como as responsáveis pelo nascimento da democracia enquanto sistema que amplia a participação popular dentro da política.
  • 510 BCE

    CLASSIFICAÇÃO DA SOCIEDADE GREGA

    CLASSIFICAÇÃO DA SOCIEDADE GREGA
    Atenas contava com três classes: Cidadãos (os eupátridas): gozavam de direitos políticos para participar da democracia, excluindose deste grupo político mulheres e crianças.Metecos: estrangeiros que viviam em Atenas. Não tinham direitos políticos e não podiam ascender socialmente, ocupavam ofícios no comércio e no artesanato. Escravos: Os escravos eram considerados propriedades do seu senhor, embora houvesse leis que os protegiam contra excessos de maus tratos.
  • 510 BCE

    QUAIS OS ÓRGÃOS DA DEMOCRACIA ATENIENSE?

    QUAIS OS ÓRGÃOS DA DEMOCRACIA ATENIENSE?
    Eclésia, Magistrados, Tribunais e Helieu
  • 510 BCE

    Eclésia

    Eclésia
    A assembleia de todos os cidadãos e como poderíamos designar: “a casa do povo”. Tinha funções legislativas e de planejamento, nomeava os magistrados e os fiscalizava, bem como aprovava leis, instaurava a guerra ou a paz, controlava as finanças e obras públicas, julgava os crimes políticos. Bulé ou Assembleia dos Quinhentos Funções executivas, a Bulé era formada pelos
    demos composto por 50 deles. Que administrava a pólis, sendo divididos em 10 grupos de 50 demos cada um.
  • 510 BCE

    Magistrados

    Magistrados
    Arcontes
    Eram sorteados pela Eclésia em torno de 10 membros anualmente. Organizavam as cerimônias fúnebres e religiosas, além de presidir os tribunais.
     Estrategos
    Função de orientar a política externa. Eram eleitos 10 por ano, podendo cumprir vários mandatos. Tinham que orientar as questões militares e eram considerados os mais importantes magistrados da pólis.
  • 500 BCE

    Guerras Médicas

    Guerras Médicas
    As Guerras Médicas ocorreram entre 500-448 a.C., entre gregos e persas, pelo domínio do Mundo Antigo. Pela primeira vez na história grega, as cidades-Estado se uniram para se defenderem da invasão dos persas. A vitória da Grécia s
  • 500 BCE

    Arcaico: Esparta

    Arcaico: Esparta
    Com a derrota dos aqueus, Esparta foi fundada pelos dórios por volta do século IX a.C. os esparciatas - política e à guerra, periecos - a agricultura, o artesanato e o comércio, os estrangeiros - homens livres, sem direito de participar da política, Os escravos eram chamados de hilotas - pertenciam ao Estado e trabalhavam para os esparciatas. Educação e formação física: ser soldado.
  • 400 BCE

    Período Clássico

     Período Clássico
    O Período Clássico corresponde aos séculos VI - IV a.C. e é um dos períodos pelos quais se divide a Grécia Antiga; os outros são: período Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.), Homérico (séculos XII - VIII a.C.) e Arcaico (séculos VIII - VI a.C.).
  • 338 BCE

    Período Helenístico

    Período Helenístico
    O Período Helenístico foi a fase histórica grega que se estendeu de 338 a.C. a 146 a.C. Iniciou-se com a conquista da Grécia pela Macedônia de Filipe II e ficou profundamente marcado pelo reinado de Alexandre, o Grande, o responsável por levar as fronteiras do mundo grego além e ir até as regiões da atual Índia.
  • 336 BCE

    Helenístico

    Helenístico
    Alexandre Magno expande o império e conquista parte da África e Egito. Esse período é marcado por conquistas territoriais e também pelo desenvolvimento cultural e artístico.
  • 323 BCE

    Queda do Império Grego, Roma

    Queda do Império Grego, Roma
    Com a morte de Alexandre em 323 a.C. Enfraquecimento político-administrativo. Conquistou o Império Macedônico no século I a.C
  • 200 BCE

    HOMEM SÁBIO

    HOMEM SÁBIO
    É a espécie atual da humanidade, surgida a cerca de 200/150 mil anos atrás; Habilidade para produzir objetos de dimensões reduzidas; Prática da pintura rupestre e construção de estatuetas; Desenvolvimento do pensamento abstrato e simbólico; Capacidade craniana entre 1400/2000 cm³; Desenvolveu o arco, flecha, embarcações,
    cerâmica, tecelagem e a agricultura.
  • 50 BCE

    Os Homens da Pré-história

    Os Homens da Pré-história
    Os homens da Pré-história espalharam-se por diversas áreas do território brasileiro. As descobertas arqueológicas apontam para grupos humanos que viveram em regiões da Amazônia, Piauí, litoral (principalmente dos estados de SP, SC, RJ e ES), região de Lagoa Santa (interior de Minas Gerais). Naturalismo e geometrismo: duas faces da arte rupestre no Brasil
  • 45 BCE

    Religião

    Religião
    Mesmo sendo politeístas, os gregos imaginavam seus deuses à imagem e semelhança ao homem.
  • 40 BCE

    PINTURA

    PINTURA
    As principais manifestações da pintura pré-histórica são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e a princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens e mulheres e caçadas, existindo ainda a pintura de símbolos, com significado ainda desconhecido. Essa fase inicial é marcada pela utilização predominantemente do preto e do vermelho e é considerada portanto como NATURALISTA.
  • 40 BCE

    Território Brasileiro

     Território Brasileiro
    O atual território brasileiro foi povoado por homens entre 40 mil e 50 mil anos atrás. Os primeiros seres humanos que chegaram ao continente americano vieram da Ásia. Chegaram à América, provavelmente, após passarem pelo Estreito de Bering. Foram se espalhando pelo continente até chegarem ao sul e começarem a povoar o território brasileiro. São os homens pré-históricos brasileiros os ancestrais dos índios que habitam até hoje nosso país.
  • 24 BCE

    ESCULTURA

    ESCULTURA
    Durante o Período Neolítico europeu (5000aC - 3000dC) os grupos humanos já dominavam o fogo e passou a produção de peças de cerâmica, normalmente vasos, decorados com motivos geométricos em sua superfície; somente na Idade do Bronze a produção da cerâmica alcançou grande desenvolvimento, devido a utilização na armazenagem de água e alimentos.
  • 13 BCE

    A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA

    A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA
    Entre as pinturas com motivos naturalistas, predomina a figura humana, ora isolada, ora em grupo, em movimentadas cenas de caça, guerra e trabalhos coletivos. Ainda nesse grupo, encontram-se figuras de animais, como veados, onças, pássaros, peixes e insetos. As figuras com motivos geométricos são muito variadas: apresentam linhas paralelas, grupos de pontos, círculos, círculos concêntricos, cruzes, espirais e triângulos.
  • 12 BCE

    Dórios

    Nômades, guerreiros, conheciam o ferro Destruíram todas as cidades do centro norte Dispersão da população – 1ª Diáspora – Ásia Menor Fundaram: Mileto, Éfeso e Halicarnasso Fim do período Pré-Homérico
  • 10 BCE

    ARQUITETURA

    ARQUITETURA
    Durante o período neolítico essa situação sofreu mudanças, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma região, mas ainda utilizavam-se de abrigos naturais ou fabricados com fibras vegetais ao mesmo tempo em que passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou de templos. Raras as construções que serviam de habitação.
  • 7 BCE

    CROMELEQUE

    CROMELEQUE
    recintos destinados a cerimônias religiosas, são grandes círculos de pedras erguidos a intervalos regulares ligados por traves horizontais, rodeando outros dois círculos interiores. Ao centro do último está um bloco semelhante a uma ara. O conjunto encontrase orientado para o ponto do horizonte onde nasce o sol, indicando rituais de um culto solar.
  • 5 BCE

    DOLMEN

    DOLMEN
    eram sepulturas ou "casa dos mortos" de paredes constituídas por grandes lajes, sobre as quais assentam outras, a maneira de telhado plano.
  • 5 BCE

    Apogeu e Decadência

    Apogeu: gregos vencem os persas. Decadência: guerras civis enfraqueceram os gregos, invadidos pela Macedônia.
  • 5 BCE

    Guerra do Peloponeso

    Guerra do Peloponeso
    A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre as cidades-estados gregas Atenas e Esparta, no século V a.C., pela disputa do domínio da Grécia Antiga. As duas cidades encabeçavam as principais alianças militares da época: a Liga de Delos, liderada por Atenas, e a Liga do Peloponeso, comandada pelos espartanos.
  • 4 BCE

    MACACO DO SUL

    MACACO DO SUL
    Era um bípede semiereto e existiu a 4 milhões de anos atrás; Atingiu 1,5 metros de altura; Possuía o polegar invertido, facilitando o manuseio dos objetos; Capacidade craniana entre 380/550 cm³; Era carnívoro
  • 3 BCE

    MENIR

    MENIR
    é um monólito de dimensões variáveis; este bloco de pedra é colocado verticalmente sobre uma sepultura ou perto dela. Certos menhires são pedras não trabalhadas, em forma de laje; outros são grosseiramente talhados em ponta no alto; finalmente, alguns destes megalítos estão ornados com motivos geométricos.
  • Jun 15, 1215

    A Carta Magna (1215)

    A Carta Magna (1215)
    Foi possivelmente a influência inicial mais significativa no amplo processo histórico que conduziu à regra de lei constitucional hoje em dia no mundo anglófono.
  • 1503

    Fontes Históricas Visual

    Fontes Históricas Visual
    1503
    Mona Lisa também conhecida como A Gioconda ou ainda Mona Lisa del Giocondo é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano. Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato.
  • Fontes Históricas Imaterial

    Fontes Históricas Imaterial
    Em 22 de agosto, é festejado o Dia do Folclore. A origem remete ao arqueólogo William John Thoms, que nessa mesma data, em 1846, sugeriu que todo o conjunto de tradições ou “antiguidades” populares poderia ser definido pela palavra “folklore”. No Brasil, o termo folclore foi oficializado em 1965.
  • Liberté, Égalité, Fraternité

    Liberté, Égalité, Fraternité
    Filosoficamente, a Declaração acentuou dois temas: os direitos
    individuais e o direito de revolução. Estas ideias tornaram–se largamente apoiadas pelos americanos e também se difundiram internacionalmente, influenciando em particular a Revolução Francesa.
  • Fonte Históricas Escrita

    Fonte Históricas Escrita
    A Lei Áurea, como mencionado, foi assinado pela princesa Isabel enquanto regente do Brasil (D. Pedro II estava viajando), no dia 13 de maio de 1888. O projeto de lei que resultou na abolição da escravatura foi proposto por João Alfredo, deputado do Partido Conservador e foi aprovada mediante a assinatura da princesa
  • Criação do Senai

    Criação do Senai
    1942 Proposta de empresários para promover qualificação profissional para a indústria.
  • Para que surgiu o Senai

    Para que surgiu o Senai
    surgiu para atender a uma necessidade premente: a formação de profissionais qualificados para a incipiente indústria de base.
  • Senai é

    Senai é
    É uma instituição de direito privado
  • Diferenciais das Ações do SENAI

    Sintonia com as tendência e necessidade da indústria e da sociedade;
    Método de ensino com foco no aprender fazendo;
    Ações de inclusão de pessoas com deficiência;
    Acompanhamento de ex-alunos quanto á inserção no mercado de trabalho.
  • Seus fundadores

    Seus fundadores
    Euvaldo Lodi e Roberto Simonsen, presidentes da CNI e da FIESP, respectivamente.
  • As Nações Unidas (1945)

    As Nações Unidas (1945)
    A Carta da ONU articulou um compromisso de defender os direitos humanos dos cidadãos e delineou um amplo conjunto de princípios relacionados à obtenção de "padrões de vida mais altos", abordando "problemas econômicos, sociais, de saúde e afins" e "respeito universal e observância direitos humanos e liberdades.
  • Artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humano

    Artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humano
    Artigo XXIII - 1. Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
    https://www.migalhas.com.br/quentes/362488/banco-tera-que-reintegrar-trabalhador-demitido-durante-a-pandemia
  • Teste de Máquina de resolver terra

    Teste de Máquina de resolver terra
    Teste de Máquina de resolver terra, desenvolvida por Shunji Nishimura.
  • Fonte Histórica Audiovisual

    https://youtu.be/fz_7luovxPc
    "Eu Tenho um Sonho" é o nome popular dado ao histórico discurso público feito pelo ativista político americano, o pastor Martin Luther King, no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro. Wikipédia
    Data da primeira publicação: 28 de agosto de 1963
  • Sementes de Diferentes Gerações

    Antes do seu falecimento, o senhor Nishimura criou uma oficina de Cerâmica para ensinar as mulheres da colonia japonesa de Pompeia e região. Esse projeto social ganhou o nome de projeto de Voluntariado Chieko Nishimura, em homenagem á sua esposa, que sempre se empenhou em estimular as artes japonesas da região. Posteriormente, o programa foi ampliado para incluir o cultivo de hortaliças e flores.
  • Senai (curso)

    Senai  (curso)
    Desenvolvimento de Sistema
  • Missão do Senai

    Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transformação de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira
  • Paleolítico Superior

    Neste período ocorreu a quarta glaciação - principalmente no norte da Europa - e com isso os homens foram forçados a recuarem ainda mais para a vida nas cavernas.
  • Paleolítico Médio

    No paleolítico médio que os homens começaram com a tradição cultural de reserva um lugar para depositar os restos mortais de seus entes queridos e todos os pertences deles: vestes, colares, ceramicas e ferramentas.