-
Sendo parecidos com os chimpanzés e bastante próximos ao gênero Homo, o australopitecus formam um gênero de diversos hominídeos (família taxonômica dos grandes primatas) extintos. Se trata de um hominídeo que viveu há cerca de 1,9 milhão de anos, com algumas características de chimpanzé, no qual se balançava em árvores, conseguia fabricar ferramentas e andar ereto. Por isso, há quem diga que este primata tem o potencial de ser o ancestral que levou ao aparecimento do gênero “Homo”. Era carnívoro
-
O Paleolítico Inferior é a mais antiga subdivisão do Paleolítico, sendo o período mais antigo da Pré-História do homem. Teve início por volta de 2,5 milhões de anos atrás; e foi até cerca de 300 mil anos a.C., quando mudanças importantes levaram os historiadores e arqueólogos a uma nova divisão, o Paleolítico Médio.
-
Homo erectus é uma espécie extinta de hominídeo que evoluiu na África e viveu há entre 1,8 milhões de anos e 100-200 mil anos (Pleistoceno inferior e médio). Seus espécimes estão entre os primeiros membros reconhecíveis do gênero Homo. Utilização do fogo para se proteger dos animais selvagens. Possuía a capacidade de produzir objetos de pedra e madeira.
-
É uma espécie de hominídeo que viveu no princípio do Pleistoceno inferior (há 2,2 milhões a 780 mil anos). Os primeiros fósseis de H. habilis foram descobertos em 1964 por Louis Leakey e seus colegas, no desfiladeiro de Olduvai, Tanzânia, que faz parte do Grande Vale do Rift, na África oriental. Foi o primeiro a construir e
utilizar ferramentas feitas de pedras lascadas. -
O paleolítico médio é um conceito que compreende um espaço temporal, cultural e geográfico mais restrito do que os períodos do Paleolítico que o antecedem e precedem.
-
É a espécie atual da humanidade, surgida a cerca de 200/150 mil anos atrás; Habilidade para produzir objetos de dimensões reduzidas; Prática da pintura rupestre e construção de estatuetas; Desenvolvimento do pensamento abstrato e simbólico; Capacidade craniana entre 1400/2000cm³; Desenvolveu o arco, flecha, embarcações, cerâmica, tecelagem e a agricultura.
-
O Paleolítico Superior é um conceito que abrange o fim do Paleolítico Médio e início do Neolítico. Nele foram encontrados anzóis primitivos, bifaces, machados de mão, agulha de osso, entre outros. É também caracterizado pela arte rupestre
-
Vênus de Willendorf, hoje também conhecida como Mulher de Willendorf, é uma estatueta de Vénus estimada como esculpida entre 28 000 e 25 000 anos antes de Cristo. Wikipédia
-
A Revolução Agrícola ou Revolução Neolítica foram as transformações que ocorreram na cultura agrícola que influenciaram na história da humanidade que migraram do sistema de caça e coleta para sobreviver passando a utilizar a agricultura como principal fonte de cultivo do solo para plantação de alimentos.
-
As principais características do Neolítico são: sedentarização, produção agrícola, uso da pedra polida e surgimento das primeiras cidades. A agricultura possibilitou o aumento na produção de alimentos, o que provocou aumento populacional.
-
No comunismo primitivo o trabalho era feito para suprir as necessidades imediatas do grupo, não havendo preocupação com acúmulo de sobras. A terra pertencia a todos e não havia escravidão.
-
Caracterizada pelo uso do cobre, do ferro e do bronze na fabricação de artefatos usados pelos hominídeos nas guerras e na produção agrícola.
-
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.
-
Adquiriu conhecimentos
para o desenvolvimento de técnicas
para derreter e moldar o cobre.
Usava moldes de pedra ou barro
para colocar o cobre derretido e
produzir espadas, lanças e
ferramentas. Usava o martelo para
moldar estes objetos depois que
esfriavam. -
A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos. Durante o Período Neolítico europeu (5000aC - 3000dC) os grupos humanos já dominavam o fogo e passou a produção de peças de cerâmica, normalmente vasos, decorados com motivos geométricos em sua superfície; somente na Idade do Bronze
-
As principais manifestações da pintura pré-histórica são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e a princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens e mulheres e caçadas, existindo ainda a pintura de símbolos, com significado ainda desconhecido. Essa fase inicial é marcada pela utilização predominantemente do preto e do vermelho e é considerada portanto como NATURALISTA.
-
O Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga foi estabelecido cronologicamente entre 2000 a.C. e 1200 a.C. pelos historiadores e marcou a formação da cultura e do povo grego. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia. Assim, com a influência cultural desses povos surge a cultura grega, num período de quase 100 anos, marcando essencialmente, as invasões de diversos povos indo-europeus (arianos).
-
O homem começou a produzir o
bronze (metal mais resistente
que o cobre), a partir da mistura
da liga do cobre com o estanho.
Espadas, capacetes, martelos,
lanças, facas, machados e
outros objetos de bronze
começaram a ser fabricados
neste período. Esta época, de
grande avanço tecnológico. -
Homem já dominava muito bem a
metalurgia, passando a fabricar o
ferro, usando fornos em altas
temperaturas. Com o ferro, o
homem passou a desenvolver,
principalmente, armas mais
resistentes. -
O período homérico refere-se ao período da história da Grécia antiga que começa com a invasão dórica e o final da civilização Micênica, por volta de 1150 a.C.; e que termina com a ascensão das cidades-estados gregas, cerca de 800 a.C.Com a invasão dos povos dórios nas regiões gregas, a sociedade da época sofreu no período anterior a diáspora grega (dispersão de diversos povos), visto a maneira violenta que eles tomaram e destruíram diversas cidades da Hélade grega.
-
Nômades, guerreiros, conheciam o ferro. Destruíram todas as cidades do centro norte
Dispersão da população – 1ª Diáspora – Ásia Menor
Fundaram: Mileto, Éfeso e Halicarna -
Esses monumentos de pedras foram denominados "megalíticos" e podem ser classificados em: Dólmens, galerias cobertas que possibilitavam o acesso a uma tumba; Menires, que são grandes pedras cravadas no chão de forma vertical; Cromeleques, que são menires e dólmens organizados em círculo, sendo o mais famoso o de Stonehenge, na Inglaterra. Também encontramos importantes monumentos megalíticos na Ilha de Malta e Carnac na França, todos eles com funções ritualísticas.
-
Nossa língua está cheia de palavras derivadas do grego. Com os gregos, aprendemos a expressar nossos sentimentos por meio da poesia.
-
Hilotas 85%: Escravos pertencentes ao Estado espartano, trabalhavam para sustentar a elite espartana Periecos 10%: Homens livres, comerciantes e artesãos, naturais de outra pólis. Não possuíam direitos em Esparta Cidadãos 5%: Espartanos, homens, ricos donos de terras e escravos. Controlavam a política e o exército de Esparta
-
Aumento da população: declínio do sistema gentilício. Evolução Social: Genos – Fratrias – Tribos – Demos – Cidades-Estados Evolução Política: Pater – Guerreiro – filo – basileu – independentes
-
Período Arcaico foi uma época histórica da Grécia Antiga, entre os anos 800-500 a.C., marcada pela consolidação das cidades-estados e pelo fortalecimento de Atenas e Esparta. Ruínas de uma construção grega do Período Arcaico da Grécia Antiga.
-
Festival religioso – honrar Zeus
Lenda:
Hércules plantou uma oliveira
- guirlandas dos vencedores.
Primeira olimpíadas – 776 a.C.
– uma corrida de 200 metros
– Stadio -
Mesmo sendo politeístas, os gregos imaginavam seus deuses à imagem e semelhança ao homem.
-
Drácon (624 a.C.)
Tornou público um registro escrito das leis.
Sólon (591 a.C.)
Eliminou a escravidão por dívidas.
Criou a Bulé – representantes de todas as regiões da pólis -
Os antigos gregos dedicavam tempo e recursos na busca da compreensão de fenômenos da natureza, pois acreditavam que o
conhecimento tornaria as pessoas mais virtuosas, honestas, corajosas e bondosas. -
Os gregos nos passaram o gosto pelo teatro com especial ênfase às questões ligadas aos sentimentos e sofrimentos da humanidade.
-
Psístrato (governou entre 546 a 527 a.C.)
Promoveu um golpe impondo uma Tirania.
Seus filhos Hiparco e Hipias também governaram Hipias deposto em 510 a.C.
Clístenes (governou entre 510 a 507 a.C.)
Chegou ao poder e implantou uma democracia.
Com a crise equilibradas por meio da política de Clístenes,
posteriormente, Péricles pôde governar uma Atenas forte politicamente. -
Conhecido hoje como o Cilindro de
Ciro, este registo antigo foi agora
reconhecido como a primeira carta dos
direitos humanos do mundo. Está
traduzido nas seis línguas oficiais das
Nações Unidas e suas estipulações
são análogas aos quatro artigos primeiros
da Declaração Universal dos
Direitos Humanos. -
A Bulé (conselho dos quinhentos), a Eclésia (assembleia popular) e a Hélia (tribunal popular). A Hélia sitada por ultimo, passou a diminuir o poder dos arcontes gradativamente.
-
A fala era um importantíssimo instrumento no
processo de argumentações e discussões para se
debater ideias e poder resolvê-las, logo o dom da
retórica e do bom linguajar eram predominantes
ali, implicando para tanto educação e instrução. -
Escravos: Prisioneiros de guerra ou atenienses endividados. Metecos: Estrangeiros ou filhos de estrangeiros. Demiurgos: Comerciantes, artesãos, e pobres em geral. Georgois: Pequenos proprietários. Eupátridas: Grandes proprietários, membros das famílias mais antigas. Eram os ´´bem nascidos`` (aristocracia).
-
Surgida na Grécia Antiga e implementada em
Atenas logo que Clístenes, em 510 a.C, liderou
uma revolta vencendo o derradeiro líder tirano que
governava a cidade-estado, “nasceu” a
democracia.
Como líder único naquele momento, Clístenes
compilou uma série de reformas políticas, cujo
objetivo era solucionar os embates sociais dados
pela divisão social ali existente. -
Além do desenvolvimento da democracia, nesse período também houve o auge da filosofia e das artes, o que incluía a pintura, a escultura e o teatro gregos, que se tornariam referência para o mundo ocidental. No campo político e militar, o período Clássico foi marcado por diversas guerras envolvendo os gregos.
-
Na antiga Grécia, desterro político, que não importava ignomínia, desonra nem confiscação de bens, a que se condenava, por período de dez anos, o cidadão ateniense que, por sua grande influência nos negócios públicos e por seu distinto merecimento ou serviços, se receava que quisesse atentar contra a liberdade pública.
-
As colônias gregas tentaram se livrar do domínio persa e garantir a hegemonia sobre um importante ponto estratégico de comércio.
As Guerras Médicas são assim conhecidas não pelo fato de vários médicos terem participado nas batalhas, mas sim porque o povo persa era também chamado de medo-persa.
O primeiro período, ocorrido em 490 a.C., é também conhecido como Período de Dario.
O segundo período, ocorrido em 480 a.C., é também conhecido como Período de Xerxes. -
A Guerra do Peloponeso foi um conflito envolvendo Esparta e Atenas pelo domínio da Grécia Antiga.
A rivalidade entre as duas cidades começou no final da guerra entre gregos e persas.
Os conflitos entre espartanos e atenienses começaram quando suas cidades aliadas entraram em confronto e pediram ajuda de ambos. -
O fim da democracia em Atenas se deu em 404
a.C, logo que a pólis ateniense foi derrotada pela
pólis de Esparta da Guerra do Peloponeso, sendo
instaurada uma oligarquia. -
Com a morte de Alexandre em 323 a.C.
Enfraquecimento político-administrativo.
Roma conquistou o Império Macedônico no século I a.C. -
O Período Helenístico foi a fase histórica grega que se estendeu de 338 a.C. a 146 a.C. Iniciou-se com a conquista da Grécia pela Macedônia de Filipe II e ficou profundamente marcado pelo reinado de Alexandre, o Grande, o responsável por levar as fronteiras do mundo grego além e ir até as regiões da atual Índia.
-
A Carta Magna, ou a
“Grande Carta”, foi
possivelmente a influência
inicial mais significativa no
amplo processo histórico
que conduziu à regra de lei
constitucional hoje em dia
no mundo anglófono. -
Monalisa Mona Lisa também conhecida como A Gioconda ou ainda Mona Lisa del Giocondo é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano. Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato.
-
A Lei Áurea, como mencionado, foi assinado pela princesa Isabel enquanto regente do Brasil (D. Pedro II estava viajando), no dia 13 de maio de 1888. O projeto de lei que resultou na abolição da escravatura foi proposto por João Alfredo, deputado do Partido Conservador e foi aprovada mediante a assinatura da princesa.
-
formou-se Técnico em Mecânica na Escola Industrial Dai-Ichi Kogyo Gakko, em Kyoto. E começou a trabalhar na fábrica de carvão da família.
-
Shunji ingressou na Escola Rikkokai, ligada à Igreja Metodista, essa escola que afirmou jovens que tinham a intenção de imigrar para as Américas. Ensinava idiomas, cultura e figurinos dos países de destino. Shunji Nishimura entrou na escola para vir ao Brasil.
-
Em uma crise econômica no Japão ele decide tentar uma nova vida em outro país, pretendia ir para a Bolívia, mas escolheu o Brasil porque o governo brasileiro pagava a viagem. Embarcou no porto de Kobe, no navio Buenos Aires Maru, em 6 de fevereiro de 1932. Desembarcou no porto de Santos, em 22 de março
-
Estudava 8 horas por dia e trabalhava na própria escola. Um ano depois, o dinheiro acabou. Deixou a escola e conseguiu trabalho em uma fábrica, como torneiro e soldador. O salário era tão baixo que muitas vezes almoçava pão com banana.
-
Na Igreja Episcopal do Brasil, no bairro de Pinheiros, conheceu a futura esposa, Chieko Suzukayama dois anos depois de conhecer, Chieko e Shunji se casam na Igreja Nambei na época ele tinha 25 anos e ela tinha 24 anos e junto teve 7 filhos.
-
Alugou uma casa na Rua Senador Rodolfo Miranda, 127, e afixou na frente uma tabuleta: "Conserta-se Tudo". Consertava bacias, transformava latas de óleo lubrificante em baldes e canecas, inventou um alambique para destilar mentol, consertava máquinas agrícolas, caminhões e adaptava motores a gasolina para gasogênio, entre outras coisas.
-
-
Em abril de 1945, delegados de cinquenta países
reuniram–se em San Francisco cheios de optimismo e esperança. O objetivo da Conferência das Nações Unidas na Organização Internacional era formar um corpo internacional para promover
a paz e prevenir futuras guerras. -
-
Nishimura também era procurado pelos agricultores para consertar suas polvilhadeiras de defensivos, que eram importadas e não tinham assistência na região. De tanto-las, ele criou um novo modelo, melhor e mais fácil de usar. Era a primeira polvilhadeira criada no Brasil e o primeiro produto com a marca Jacto, em 1948.
-
E nesse meio tempo ele estabeleceu várias fabricas de peças na região de Pompeia
-
-
https://youtu.be/fz_7luovxPc "Eu Tenho um Sonho" é o nome popular dado ao histórico discurso público feito pelo ativista político americano, o pastor Martin Luther King, no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro. Wikipédia
Data da primeira publicação: 28 de agosto de 1963 -
Em 22 de agosto, é festejado o Dia do Folclore. A origem remete ao arqueólogo William John Thoms, que nessa mesma data, em 1846, sugeriu que todo o conjunto de tradições ou “antiguidades” populares poderia ser definido pela palavra “folklore”. No Brasil, o termo folclore foi oficializado em 1965.
-
-
-
-
-
-
-
-
Shunji Nishimura conduziu a Jacto Máquinas Agrícolas até 1972, quando a Empresa teve sua primeira diretoria nos moldes modernos e seu filho Jiro Nishimura foi escolhido presidente. O fundador passou a se dedicar ao desenvolvimento de projetos de novos produtos, como a primeira colhedora de café, e continuou a orientar as decisões e estratégias da companhia. Faleceu em 23 de abril de 2010, aos 99 anos.
-
-
-
-
Criado em 1998, o museu Shunji Nishimura recebeu uma reinauguração em 2018.
-
-
Em comunicado, Agência da ONU para Refugiados informa que mais de 30 mil centro-africanos foram forçados a fugir de suas casas para países vizinhos como Camarões, Chade, Congo e República Democrática do Congo após a votação de 27 de dezembro, que deu vitória ao atual presidente do país africano.