Revolução Russa

  • Period: to

    Rebelião Pugatchev

    A Rebelião Pugatchev foi a maior revolta de camponeses que ocorreu na Rússia entre os séculos XVII e XIX. Foi uma reação à situação opressiva vivida pelos camponeses no país, contou com milhares de camponeses mas acabou sendo derrotada pelo exército czarista após muita luta.
  • Publicação do Manifesto Comunista

    O Manifesto Comunista, obra de Karl Marx e Friedrich Engels, continha as ideias fundamentais do socialismo científico. Defendia que a luta de classes é o motor da história, e que na sociedade capitalista o confronto se dava entre a burguesia e o proletariado. Também defendia que o proletariado assumiria o controle do Estado e todos os bens individuais seriam estatizados.
  • Formação do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR)

    O POSDR foi formado a partir da junção de vários agrupamentos políticos de tendência socialista. Seus principais líderes eram o Lênin e o Trotsky. O partido foi perseguido e desmanchado pelo czar, porém seus líderes deixaram a Rússia e voltaram a se organizar no exterior.
  • Domingo Sangrento

    Os efeitos da guerra que a Rússia travou contra o Japão em 1904 sobre os mais pobres e os baixos salários pagos aos trabalhadores levaram à explosão de uma greve operária em São Petersburgo. Em um domingo de 1905, os operários em greve e suas famílias caminharam com um abaixo-assinado para ser entregue ao czar, que ordenou que seus soldados atirassem contra a multidão. Muitos manifestantes foram mortos e feridos e o episódio ficou então conhecido como Domingo Sangrento.
  • Period: to

    A Rússia na Primeira Guerra Mundial

    Em 1914, Rússia czarista entrou na Primeira Guerra Mundial ao lado da Tríplice Entente decidida a controlar o acesso do Mar Mediterrâneo pelo Mar Negro. Milhões de soldados que a Rússia havia lançado contra os alemães, porém, foram mortos. A população também foi atingida pelo desemprego, inflação e fome. Em 1917, o governo bolchevique liderado por Lênin propôs paz aos alemães e a Rússia saiu da Guerra.
  • Formação do Governo Provisório

    O povo culpava o czar pela permanência da Rússia na Primeira Guerra Mundial, então em fevereiro de 1917, tecelãs e operários, apoiados por soldados do exército czarista, marcharam em direção ao prédio do governo. Unido, o Povo invadiu o Palácio de Inverno e pôs fim ao czarismo na Rússia. O poder foi transferido para o Parlamento e formou-se o Governo Provisório.
  • A Revolução

    O governo provisório, liderado por políticos moderados, declarou que a Rússia continuaria na Primeira Guerra Mundial. Então, Lênin (líder bolchevique), passou a defender a derrubada do governo provisório, a retirada da Rússia da Guerra e a repartição de terras entre os camponeses. Suas ideias foram ganhando força e em outubro de 1917 teve início a Revolução. Os bolcheviques assumiram o poder sob a liderança de Lênin.
  • Period: to

    A Guerra Civil

    Durante o governo de Lênin, os bolchevique tomaram medidas de grande repercussão social. Essas medidas provocaram a reação de monarquistas, mencheviques e liberais, que, com a ajuda das potências capitalistas, constituíram o Exército Branco. Para defender a Revolução, os bolcheviques organizaram o Exército Vermelho, comandado por Trotsky. Teve início uma guerra civil na Rússia entre esses dois exércitos, que se estendeu por três anos e terminou com a vitória dos bolcheviques.
  • Formação da URSS

    Durante o governo dos bolcheviques, implantou-se na Rússia uma ditadura do Partido Comunista. Em dezembro de 1922, um congresso reunindo os povos que habitavam o território russo fundou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Formou-se um governo composto de representantes das várias repúblicas, sendo a Rússia a principal delas. O partido Comunista era o único permitido na União Soviética e seu autoritarismo aumentou.
  • Period: to

    O Governo de Stalin

    Durante seu governo, Stalin adotou os Planos Quinquenais (rigoroso planejamento da economia), a coletivização da agricultura e a industrialização acelerada. O Estado investiu em indústrias de base e na instalação de fábricas, combateu o analfabetismo e implantou cursos técnicos. Essa política industrial e educacional resultou num crescimento econômico significativo. Stalin implantou uma ditadura brutal, conhecida como Stalinismo, que oprimia a população e restringia a liberdade.