LINHA DO TEMPO SOBRE A MÚSICA E SEU ENSINO DO BRASIL COLÔNIA ATÉ A PRIMEIRA METADE DO SEC. XX

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In Music
  • 1549

    A chegada dos padres da Companhia de Jesus no Brasil

    A chegada dos padres da Companhia de Jesus no Brasil
    A utilização da música como meio para catequizar os índios.
  • Period: 1549 to

    LINHA DO TEMPO SOBRE A MÚSICA E SEU ENSINO DO BRASIL COLÔNIA ATÉ A PRIMEIRA METADE DO SEC. XX

  • Period: 1549 to

    A música nos séculos XVI e XVII

    Surgimento da Sonata em Lá Maior - Dominico Zipoli
    Fabricação de Instrumentos
  • Period: to

    A música no Brasil: do século XVIII ao final do século XIX

  • Period: to

    A Escola do Canto de Órgão

    Pe. Caetano de Melo Jesus nome importante deste período criou a obra "A Escola do Canto de Órgão" utilizando o Solfejo Heptacordal
  • "A Arte de Solfejar"

    Obra criada por Luis Álvares Pinto o primeiro grande nome do ensino de música no Brasil.
    Também criou a obra "O Músico e o moderno sistema para solfejar sem confusão" no ano de 1776.
    Foi o primeiro autor a citar o solfejo Heptacordal.
  • Irmandade de Santa Cecília

    Fundada por José Maurício Nunes Garcia o maior compositor do Século XIX e outros músicos a qual teve durante vários anos o monopólio do ensino de música no Rio de Janeiro.
  • Chegada da Família Real no Brasil

    Essa mudança da Corte portuguesa representou uma mudança inevitável nos parâmetros estéticos brasileiros e uma transformação radical na vida musical.
  • Criação do Imperial Conservatório de Música

    As aulas só começaram efetivamente em Agosto de 1848.
    O conservatório foi um pedido de Francisco Manuel da Silva ao Imperador Dom Pedro I que havia sido colega nas aulas de música ministradas por Sigismund Von Neukomm.
  • Period: to

    A Música no Século XX

  • Canto Orfeônico

    O educador Anisio Teixeira convida Villa-Lobos para assumir o cargo de diretor do ensino artistico da Prefeitura do Distrito Federal.
    Com isso, o ensino da disciplina Canto Orfeônico passou a ser obrigatória em todo o território nacional.
  • Criação da SEMA - Superintendência de Educação Musical e Artística

    No início de 1932 Villa-Lobos recebeu a incumbência de criar a SEMA, que tinha como missão institucional ralizar a orientação, o planejamento e o desenvolvimento do estudo de música nas escolas em todos os níveis, conjugando disciplinas, civismo e educação artística.
  • Conservatório Nacional de Canto Orfeônico (CNCO)

    Com o canto orfeônico tendo se tornado obrigatório em todo o país, se tornou necessário aprimorar e formar professores para a prática, sendo esta a função do CNCO.