2. indios tocando flauto

O ensino da música do período colonial até a primeira metade do século XX

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    Início das Missões do Padres Jesuítas

    Início das Missões do Padres Jesuítas
    Marco inicial da educação musical - A música era utilizada com a finalidade de catequizar os indígenas.
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    O ensino da música do período colonial até a primeira metade do século XX

    Processo de desenvolvimento do Ensino da Música no Brasil a partir do período Colonial até a primeira metade do século XX.
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    Os avanços da educação musical

    Foram feitas na época obras de arte em música como a ”Sonata em Lá M –Domenico Zipoli, que ultrapassou gerações sendo em todo o mundo tocado e valorizado, eram nessa época interpretada por índios, que fabricavam seus instrumentos e eram ensinados e ensaiados pelos padres. Os avanços das Missões no sul do país, fundadas por jesuítas espanhóis, alcançaram grande desenvolvimento na educação musical.
  • A música no Brasil do século XVIII ao final do século XIX

    A música no Brasil do século XVIII ao final do século XIX
    A música no Brasil do século XVIII, era intimamente influenciada pela estética do estilo barroco, principalmente em relação ao emocional, o simbolismo e o desenvolvimento melódico. A cidade de Salvador na Bahia, na época capital da colônia e sede do primeiro bispado, foi o primeiro e mais importante centro de produção e fruição de música erudita no Brasil.
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    O desenvolvimento da música no Brasil do século XVIII ao final do século XIX e o surgimento de seus compositores

    Surge em Minas Gerais, pela primeira vez no Brasil, uma classe de músicos profissionais de qualidade, empregados pelas irmandades religiosas. Um compositor com muita expressividade na música colonial brasileira foi o mineira José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, mulato de origem humilde, que chegou a compor mais de 500 obras.
  • "A Escola do Canto de Órgão“

    "A Escola do Canto de Órgão“
    Outro nome importante do período e que, também, usa o solfejo Heptacordal em sua obra " A Escola do Canto de Órgão “ é o Pe. Caetano de Melo Jesus, que simplificava o método de ensino da música.
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    A educação musical no Brasil do Século XVIII

    Nesse período colonial Pernambuco se destacou em face de sua economia e alcançou grande destaque. Aí se destaca o primeiro grande nome do ensino de música no Brasil, o compositor Luís Álvares Pinto. Em suas obras, “ A arte de solfejar “ e “ O Músico e o moderno sistema para solfejar sem confusão” (esta última é uma obra didática composta por 25 lições de solfejo e 5 divertimentos harmônicos para prática instrumental), Luís Álvares Pinto se tornou o primeiro autor a citar o solfejo Heptacordal.
  • A Mudança da Capital de Salvador para o Rio de Janeiro

    A Mudança da Capital de Salvador para o Rio de Janeiro
    Com a mudança da capital do Brasil Colônia de Salvador para o Rio de Janeiro, procurou-se dar mais variedade e fineza para cidade. O vice-rei ordenou a construção de um novo teatro com apresentações gratuitas para a população de óperas italianas.
  • O desenvolvimento da música no Brasil do século XVIII ao final do século XIX e o surgimento de seus compositores

    O desenvolvimento da música no Brasil do século XVIII ao final do século XIX e o surgimento de seus compositores
    Nos últimos anos do século XVIII nasceu José Maurício Nunes Garcia, que se tornaria um dos nomes mais significativos da música brasileira de todos os tempos e foi, com certeza, o maior compositor do século XIX.
  • A Irmandade de Santa Cecília

    A Irmandade de Santa Cecília
    José Maurício Nunes Garcia funda com outros músicos a Irmandade de Santa Cecília, uma confraria de professores de música que teve durantes vários anos o monopólio as atividade no Rio de Janeiro. A irmandade está registrada no Arquivo Nacional com data de 8 de Outubro de 1787.
  • Os avanços da música no Século XX

    Os avanços da música no Século XX
    Nos primeiros anos do século XX desponta no cenário musical brasileiro afigura do compositor Heitor Villa-Lobos, artista ligado ao movimento modernista brasileiro Villa foi um vanguardista em todos os aspectos. Suas primeiras obras trazem a marca dos estilos europeus que ele logo iria repudiar. O compositor transitou por vários estilos e gêneros, além de participar ativamente das propostas de um ensino de música de qualidade.
  • O desenvolvimento da música no inicio do Século XX

    O desenvolvimento da música no inicio do Século XX
    Convidado pelo educador Anísio Teixeira, Superintendente do Ensino Público do Distrito Federal (na época a cidade do Rio de Janeiro) Villa Lobos assume o cargo de diretor do ensino artístico da Prefeitura do Distrito Federal. Recebeu a incumbência de criar e dirigira a SEMA-Superintendência de Educação Musical e Artística, que tinha como missão institucional realizar a orientação, o planejamento e o desenvolvimento do estudo da música nas escolas em todos os níveis.
  • Os avanços do ensino da música no Século XX

    Os avanços do ensino da música no Século XX
    Com o canto orfeônico tendo se tornado obrigatório em todo país, se tornou necessário aprimorar e formar professores para a prática, com isso foi criado o Conservatório Nacional de canto Orfeônico (CNCO) que tinha a missão de formar professores de todo o país para ministrar a disciplina.