Danca russa

O Romantismo na música

  • Ludwig van Beethoven

    Ludwig van Beethoven
    foi um compositor alemão, do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. "O resumo de sua obra é a liberdade", observou o crítico alemão Paul Bekker (1882-1937), "a liberdade política, a liberdade artística
  • Música lírica italiana

    Música lírica italiana
    Começou com Weber que deu características germânicas à opera inspirando-se na época medieval e na mitologia alemã. A forma vocal oscila entre o canto propriamente dito e o Singspiel, alternando o diálogo falado com árias. Entretanto é inovador por introduzir na ópera a essência musical popular alemã.
  • A Opera

    A Opera
    As mais famosas hoje em dia são as românticas.Os grandes compositores de óperas do Romantismo foram os italianos Verdi e Rossini e na Alemanha, Wagner.No Brasil, destaca-se Antônio Carlos Gomes com suas óperas O Guarani, Fosca e O Escravo. Surge uma nova ópera italiana em que às artes do bel canto somam-se um forte elemento histriônico: os cantores também têm que emocionar ou divertir o público com artes de ator.
  • Frédéric Chopin

    Frédéric Chopin
    A educação musical de Chopin começou em seu próprio lar, onde todos apreciavam cantar e tocar: sua mãe e sua irmã Luísa dedicavam-se ao piano; o pai ao violino. Aos seis anos o menino tentava reproduzir o que ouvia e criar novos sons; aos sete, após receber algumas lições de sua irmã Luísa, pôde ter seu primeiro mestre: Wojciech Zywny. Um ano após, Chopin já se apresentava em público, dada a sua extraordinária facilidade para o piano. Desta época datam os seus primeiros trabalhos.
  • Felix Mendelssohn

     Felix Mendelssohn
    Em 1818, com apenas nove anos, Felix fez sua primeira apresentação em público, em Berlim, começando sua carreira como instrumentista, maestro e compositor. Autêntico menino-prodígio, considerado um novo gênio da música, causava assombro em todos os lugares onde se apresentava. Por volta dos quinze anos, já compusera diversas obras, entre fugas, cantatas, sinfonias, quartetos, concertos e óperas.
  • Carlos Gomes

    Carlos Gomes
    Foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa1 . Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala.2 3 É o autor da ópera O Guarani.
  • Robert Schumann

    Robert Schumann
    Sobre a educação de Robert, sabe-se que, aos seis anos ingressou na escola primária e que aos dez anos foi transferido para o Liceu de Zwickau, onde permaneceu até 1828. No curso secundário, apreciava, sobretudo, o grego e o latim. Os autores antigos, de Homero a Tácito, passando pôr Platão e Sófocles, ele os conhecia profundamente. Contudo, mais decisivos para a sua formação foram o hábito de ler (os livros da livraria), e os contatos com os intelectuais que se reuniam com seu pai -na livraria.
  • Giuseppe Verdi

    Giuseppe Verdi
    Foi um dos compositores mais influentes do século XIX. Suas obras são executadas com frequência em casas de ópera em todo o mundo e, transcendendo os limites do gênero, alguns de seus temas já estão há muito enraizados na cultura popular - como "La donna è mobile", de "Rigoletto", "Va, pensiero" (Coro dos Escravos Hebreus) de Nabucco , "Libiamo ne' lieti calici" (Valsa do Brinde) de La Traviata e a "Gloria al Egito e ad Iside" (Marcha Triunfal) de Aida. Embora sua obra tenha sido algumas vezes c
  • Johannes Brahms

    Johannes Brahms
    Brahms dedicou-se a todas as formas, exceto balé e ópera, que não lhe interessavam - seu domínio era realmente a música pura, onde reinou absoluto em seu tempo. Podemos dizer que Brahms ocupou o espaço deixado por Wagner, que se dedicava à ópera, e com ele dominou a música da segunda metade do século XIX.
  • Até o início do século XX

    Até o início do século XX
    Os principais foram: Ludwig van Beethoven,Franz Schubert, Carl Maria von Weber, Felix Mendelssohn, Frédéric Chopin, Robert Schumann, Hector Berlioz, Franz Liszt e Richard Wagner.