Hmb

História da Música Brasileira II

  • Period: to

    Transição séc XIX-XX

    Linguagem pós-romântica
    Influências principais: Wagner e/ou Debussy Principais Representantes: Leopoldo Miguez (1850-1902)
    Alberto Nepomuceno (1864-1920)
    Glauco Velasquez (1884-1914)
    Henrique Oswald (1852-1931)
  • Period: to

    Heitor Villa-Lobos (1887-1959)

    principais influências:
    - Bach
    -Stravinsky Principais obras
    - Choros
    -Bachianas Brasileiras
    - Cirandas
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
  • Semana de Arte Moderna

    Semana de Arte Moderna
    Valorização do nacional Modernidade Antropofagia (apropriação e reelaboração artística de elementos de outras culturas) Valorização da língua brasileira e da linguagem coloquial principais personalidades: Mário de Andrade
    Oswald de Andrade
    Ronald de Carvalho
    Tarsila do Amaral
    Menotti del Picchia
    Manuel Bandeira Principais tendências estéticas: Futurismo
    Simbolismo
    Expressionismo
  • Mário de Andrade e o Nacionalismo

    Mário de Andrade e o Nacionalismo
    1928 - Ensaio sobre a música brasileira Incentivo à abordagem da música nacional pelos compositores Busca das principais características da música brasileira e das influências das três culturas/raças fundadoras (portugueses, negros, índios) Principais discípulos:
    Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993)
    Francisco Mignone (1897-1986)
    Oscar Lorenzo Fernandez (1897-1948)
  • Música Viva

    Música Viva
    H. J. Koellreutter (1915-2005) conhecido como introdutor do dodecafonismo no Brasil defesa da liberdade estética,
    valorização da música contemporânea e das novas técnicas,
    proposta de uma formação musical mais baseada na pesquisa e questionamento Principais discípulos: César Guerra-Peixe (1914-1993)
    Cláudio Santoro (1919-1989)
    Edino Krieger (1928)
    Eunice Katunda (1915-1990) Posterior dissolução do grupo e aproximação dos compositores a uma abordagem nacionalista
  • Carta aberta aos músicos e críticos do Brasil

    Carta aberta aos músicos e críticos do Brasil
    Camargo Guarnieri Crítica ao dodecafonismo como estética e ferramenta pedagógica de composição (cerebrino e anti-musical) Defesa do nacionalismo
  • Música Nova

    Música Nova
    Grande influência do Música Viva; influência da poesia concreta;
    valorização tanto da forma quanto do significado; obras em múltiplas linguagens artísticas humor crítica social relação tensa com o mercado - crítica porém necessidade de trabalho Festival Música Nova - Santos manifesto Música Nova - 1963 principais representantes: Gilberto Mendes (1922-2016)
    Damiano Cozzella (1929)
    Rogério Duprat (1932-2006)
    Willy Corrêa de Oliveira (1938)
  • Period: to

    Pluralidade estética

    Pós-modernidade
    Coexistência de compositores de muitas gerações vivos e ativos
    Não coincidência entre geração e adoção da vanguarda Influência pós-romântica; Proximidade com a escrita tonal; teatro musical; óperas multimídia; Música Eletroacústica; Herdeiros do Nacionalismo;