-
Primeiro professor de surdos na história. Desenvolveu o alfabeto manual com base nos gestos usados pelos monges.
-
Foi o fundador da primeira escola para surdos do mundo. Defensor da língua de sinais como sendo a linguagem natural dos surdos e o verdadeiro meio de comunicação e de desenvolvimento do pensamento das pessoas surdas. Até a sua morte, fundou vinte e uma escolas para surdos na França. -
Decidiu dedicar-se ao estudo de surdos, viajando para vários países em busca de novos métodos. -
Foi um defensor do método oralista para o ensino dos surdos e totalmente contra a língua de sinais. Fundou em Washington uma organização que tornou-se a Associação Gram Bell para surdos deficientes auditivos. Essa Associação obrigava as pessoas com dificuldades auditivas a falar, acreditavam que era o método mais efetivo para ensinar o surdo, dessa forma proibia a sinalização. -
Foi fundada em 1857, no Rio de Janeiro, por Dom Pedro II, que também solicitou o encaminhamento de um professor surdo ao Brasil.
-
E. Huet foi o professor recomendado, havia sido um aluno do Instituto de Paris e trouxe para o Brasil a língua de sinais francesa. -
Esse evento era opositor a língua de sinais e defendia a filosofia oralista, obrigando a todos os surdos a verbalizarem.
-
Considerado o pai da Linguística da língua de sinais. Primeiras pesquisas linguísticas sobre a Língua de Sinais Americana, desenvolvidas por William Stokoe. Na década, os resultados linguísticos foram insatisfatórios, os estudos apontavam para superioridade acadêmica das crianças filhas de pais surdos em comparação com aquelas filhas de pais ouvintes.
-
O foco de inúmeras discussões, estudos e debates. A Educação Bilíngue para os surdos desde a educação básica onde as duas línguas são trabalhadas nesse ambiente: Libras e a Língua Portuguesa na modalidade escrita.
-
A língua de sinais (Libras) foi reconhecida como meio oficial de comunicação dos surdos.
-
A profissão foi reconhecida.
-
Passam a ter acesso garantido aos cursos e exames.
-
Institui diretrizes para criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais - Libras - e Língua Portuguesa na rede estadual de ensino.