-
CONHECIMENTO EMPÍRICO REALIZADO PELOS CURANDEIROS (POPULAÇÃO INDÍGENA).
-
PRIMEIRA SANTA CASA DO BRASIL FOI INAUGURADA EM SANTOS (SP).
-
CHEGADA DA FAMÍLIA REAL (FUGINDO DE NAPOLEÃO BONAPARTE), TRAZENDO AS QUESTÕES CULTURAIS DE PORTUGAL E COM ISSO SURGE A PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE DAS PESSOAS NAS CIDADES.
-
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, AUMENTO DAS DOENÇAS PELO ACÚMULO DE PESSOAS VIVENDO JUNTAS (ESCRAVOS SERVINDO A FAMÍLIA REAL).
-
ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO E IMIGRAÇÃO DOS EUROPEUS. HOUVE A NECESSIDADE DE MAIS MÃO DE OBRA PARA AS FAZENDAS.
-
CRIAÇÃO DA FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ COM O PRÓPRIO ESTUDANDO AS EPIDEMIAS. CRIAÇÃO DO INSTITUTO BUTANTAN (INSTITUTO DE REFERÊNCIA DE VACINAS).
-
REVOLTA DA VACINA (POPULAÇÃO NÃO ACEITA A VACINA OBRIGATÓRIA DA VARÍOLA, LOGO, A MESMA FOI FORTEMENTE REPRIMIDA E TEVE SEU FIM EM MENOS DE 48 HORAS).
-
A FEBRE AMARELA É ERRADICADA NO RIO DE JANEIRO.
-
GREVE NAS INDÚSTRIAS (TRABALHADORES SE REVOLTAM CONTRA CONDIÇÕES DE TRABALHO).
-
MÉDICOS SANITARISTAS COMEÇARAM A DISCUTIR SOBRE UM SISTEMA DE SAÚDE QUE FUNCIONASSE A PARTIR DOS CENTROS DE SAÚDE.
-
CRIAÇÃO DA LEI ELOY CHAVES (PARCERIA ENTRE EMPRESÁRIOS E TRABALHADORES DE CARTEIRA ASSINADA) E FUNDOU-SE A ESCOLA ANNA NERY, DE ENFERMAGEM.
-
CRIAÇÃO DE INSTITUTO DE APOSENTADORIA DE PENSÕES (IAPs). APARECIMENTO DA DESNUTRIÇÃO, DOENÇA DE CHAGAS, MALÁRIA...
-
CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, RESULTADO DO DESMEMBRAMENTO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO (SAÚDE VINCULADA AOS TRABALHADORES).
-
CRIAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL (INPS). COMPRA DE SERVIÇOS ASSISTENCIAIS NO SETOR PRIVADO.
-
EPIDEMIA DE MENINGITE. INFORMAÇÕES A RESPEITO FORAM CENSURADAS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE QUE TENTAVAM FALAR SOBRE ERAM PERSEGUIDOS.
-
CRIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL (SINPAS) E DENTRO DO MESMO VAI TER O INSTITUTO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA MÉDICA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (INAMPS). TRABALHADORES CONTINUAM COMPRANDO SEUS SERVIÇOS PRIVADOS DE MÉDICOS HOSPITALARES.
-
CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS EM SAÚDE. INTEGRAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, DA PREVIDÊNCIA E DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.
-
8º CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE (PRIMEIRO MOVIMENTO DE LUTA SANITÁRIA). ORGANIZAÇÃO DA POPULAÇÃO PARA LUTAR PELA SAÚDE, ALEGANDO QUE A MESMA ERA UM DIREITO DE TODOS.
-
CONSTITUIÇÃO FEDERAL (DIREITO GARANTIDO). AQUI É COMPREENDIDO QUE A SAÚDE É UM DIREITO DE TODOS E NÃO SOMENTE A QUEM TEM CARTEIRA ASSINADA.
-
CRIAÇÃO DA LEI 8.080 E 8.142 DE 1990 (EFETIVA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE). A PRIMEIRA FALA SOBRE A FUNCIONALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, EXPLICANDO COMO DEVE SER SEU FUNCIONAMENTO...E A ÚLTIMA, RESPECTIVAMENTE, FALA SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO SUS.
-
EXTINÇÃO DO INAMPS.
-
CONSTITUÍDO O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. EQUIPES ATUAM NAS UNIDADES ÚNICAS DE SAÚDE.
-
REALIZAÇÃO DE CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A HEPATITE B
-
PACTO PELA SAÚDE. TRAZ UM COMPROMISSO EM RELAÇÃO A VIDA. CONJUNTO DE REFORMAS DO SUS. EXPANSÃO DA SAÚDE PÚBLICA EM TODOS OS MUNICÍPIOS.
-
A VACINA CONTRA MENINGITE MENINGOCÓCICA A E C, PRODUZIDA EM BIO-MANGUINHOS, É PRÉ-QUALIFICADA PELA OMS PARA FORNECIMENTO ÀS AGÊNCIAS DAS NAÇÕES UNIDAS.
-
LANÇAMENTO DA CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO À INFLUENZA H1N1.
-
É DESENVOLVIDO UM MÉTODO QUE PERMITE A CONFIRMAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DO HIV EM CERCA 20 MINUTOS. PLANO NACIONAL DE ENFRENTAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS.
-
ASSINADA PARCERIA COM A FRANÇA QUE PERMITIRÁ A PRODUÇÃO DE VACINA CONTRA SETE DOENÇAS - DIFTERIA, TÉTANO, COQUELUCHE, HEPATITE B, HIB - HAEMOPHILUS INFLUENZAE TIPO B, MENINGITE C E POLIOMIELITE, EM UMA ÚNICA APLICAÇÃO.
-
AUMENTO DE CASOS DE CRIANÇAS NASCIDAS COM MICROCEFALIA NO PAÍS.
-
A CRISE RELACIONADA AO ZIKA DEFLAGRADA NO FINAL DE 2015 FEZ DO VÍRUS O GRANDE PROTAGONISTA DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA EM 2016.