1133517 vietnam2300

Guerra Fria

  • Plano Marshall (Estados Unidos)

    Plano Marshall (Estados Unidos)
    Após a Segunda Guerra Mundial a maior parte da Europa ficou destruída e era necessário reconstrui-la. A solução surgiu com o Plano Marshall, que investiu economicamente e financeiramente na Europa ocidental, para impedir a expansão comunista e assegurar sua própria hegemonia política na região. Este plano,foi a realização da Doutrina Truman, que visava justamente deter o avanço do socialismo e que fortaleceu a vitrine capitalista.
  • Bloqueio de Berlim (Alemanha-Berlim)

    Bloqueio de Berlim (Alemanha-Berlim)
    Em 1948, numa tentativa de recuperar o controle das áreas de ocupação soviética, a URSS cria um bloqueio à Berlim ocidental(para ver se os aliados desistiam de apoiar oeste de Berlim), em que todas as comunicações terrestres foram cortadas durante 11meses. Nesse período, Berlim ocidental ficou isolada das áreas de ocupação capitalista sendo abastecida por uma gigantesca ponte aérea francesa, inglesa e americana.
  • Criação da OTAN (Estados Unidos)

    Criação da OTAN (Estados Unidos)
    A OTAN foi uma organização criada pelos Estados Unidos, em Abril de 1949. Contou com uma aliança militar entre os países do Atlântico Norte. Seu principal objetivo foi garantir a defesa em bloco no caso de um ataque armado a qualquer país membro da organização, além de assegurar a hegemonia militar na Europa capitalista, lutando para conter a expansão socialista.
  • Bipartição da Alemanha (Alemanha)

    Bipartição da Alemanha (Alemanha)
    A bipartição da Alemanha ocorreu devido a falha do Bloqueio de Berlim, em que os aliados não desistiram de apoiar Berlim Ocidental e continuaram a abastece-la com produtos de boa qualidade atráves de uma ponte aérea, o que fortaleceu ainda mais o lado capitalista. Quando o fim do bloqueio ocorreu foi em maio anunciada a criação da República Federal da Alemanha(RFA) no lado capitalista, que tinha a cidade de Bonn como capital. Em outubro, no lado oriental, foi criada a Rep. Democrática Alemã, RDA
  • Revolução Chinesa (China)

    Revolução Chinesa (China)
    Insatisfeitos com a falta de participação política na China, os comunistas chineses, promovem uma mobilização do campesinato. Este grupo era liderado por Mao Tse-Tung que tinha como proposta o uso coletivo da terra e a criação de uma política igualitária. Com o apoio do grupo camponês, o líder formou o Exército Vermelho, que lutou para depor governo chinês. Após esse período de batalhas, os comunistas tomaram Pequim e Mao Tse-tung tornou-se o novo representante chinês..
  • Guerra da Coréia (Fronteira entre Coréias-China)

    Guerra da Coréia (Fronteira entre Coréias-China)
    A Coréia era de domínio do Japão, porém a perdeu ao ser derrotado na Segunda Guerra Mundial. Foi dividida em Coréia do Norte(socialista) e Coréia do Sul(capitalista) durante a Guerra Fria.A China apoiou a Coréia do Norte, enquanto os EUA aliaram-se a Coréia do Sul.Diante da tentativa de união entre as duas Coréias proposta pela Coréia do Norte, a guerra se inciou com o pedido negado pela Coréia do Sul.Não houve vencedor e teve um saldo de 4,5 milhões de mortos e sem alterações nos territórios.
  • Pacto de Varsóvia (Polônia)

    Pacto de Varsóvia (Polônia)
    O Pacto de Varsóvia foi um tratado realizado em resposta a OTAN. Este pacto, consituido pela União Soviética e países do leste europeu tinha como objetivo fortalecer os ideias comunistas desses países. O acontecimento foi o estopim da Guerra Fria pois fortaleceu a richa entre os países socialistas e comunistas, dando início ao mundo bipolar onde duas superpotências (EUA e URSS) lutavam para impor seus ideiais.
  • Revolução Cubana (Cuba)

    Revolução Cubana (Cuba)
    Foi um movimento armado, ideológico e politicamente heterogêneo, liderado por Fidel Castro,que reuniu diversos grupos rivais nacionalistas e liberais que tinham em comum o objetivo de derrubar o ditador Batista. Sabendo da intenção de Fidel Castro de instalar o socialismo em Cuba, os EUA resolveram mandar um grupo de pessoas da CIA contra os cubanos, porém foi em vão. Na segunda tentativa do governo americano, Cuba se aliou a URSS, que prometeu defende-la mediante os ataques norte americano.
  • Guerra do Vietnã (Vietnã)

    Guerra do Vietnã (Vietnã)
    Em 1959, o Vietnã foi dividido em Vietnã do Norte(socioalista) e Vietnã do Sul(capitalista) devido a bipolaridade no mundo. Os EUA resolveram apoiar o Vietnã do Sul para impedir a disseminação do socialismo no mundo durante a Guerra Fria, entrando efetivamente na guerra em 64. Após muitas derrotas os americanos saíram do território entre 1969 e 1973.Os Vietnãs continuaram lutando até por volta de 75 quando o Vietnã do norte consegue adentrar o sul e instalar a República Socialista do Vietnã.
  • Construção do muro de Berlim (Berlim)

    Construção do muro de Berlim (Berlim)
    A população do lado leste estava imigrando para o lado oeste em grande escala, pois este estava na época de milagre econômico em que a oferta de produtos e empregos era melhor. Em 13 de agosto de 1961,as tropas de Berlim oriental começaram a colocar barreiras e arames farpados para cortar a ligação do lado ocidenta lcom o resto da Alemanha, isto evitaria o esvaziamento do lado socialista. O evento instensificou o efeito da Guerra Fria, em que as diferença de ideologias ficaram mais exacerbadas.
  • Crise dos Mísses (Cuba)

    Crise dos Mísses (Cuba)
    No dia 14 de outubro de 1962, os Estados Unidos divulgaram fotos, coletadas através de um voo secreto sobre Cuba, que apresentavam instalações preparadas para abrigar mísseis nucleares soviéticos. O objetivo era conter qualquer possibilidade de invasão a Cuba. Os EUA por sua vez, com medo de um ataque, ordenou um bloqueio naval e deu início a uma diversas negociações visando chegar a um acordo final com a URSS, sem que isso repercutisse em uma 3ª guerra mundial.
  • Regime militar: Ditadura na Argentina

    Regime militar: Ditadura na Argentina
    O período determinado por ditadura argentina começou com o golpe de Estado, derrubando o presidente argetino, em 1966. Dessa forma, iniciou-se um novo período de governo militar que resultaria na volta do peronismo(denominação dada ao movimento nacional justicialista criado e liderado pelo militar argentino eleito em 46, 51 e 73) em 1973.
  • Regime Militar: Ditadura (Brasil)

    Regime Militar: Ditadura (Brasil)
    Com o apoio dos Estados Unidos, da classe média, da elite e da Igreja que temiam o comunismo, o governo ditatorial brasileiro se consolidou através da desasrticulação dos movimentos de esquerda, com uso da violência, opressão e tortura.
  • Primavera de Praga (Tchecoslovaquia)

    Primavera de Praga (Tchecoslovaquia)
    Foi um acontecimento que teve consequencias politicas e sociais para a Tchecoslovaquia, onde o lider do Partido Comunista, Alexander Dubcek, teve a iniciativa de estabelecer reformas para ampliar os direitos civis e as liberdades individuais, propondo um socialismo mais humanista. Tais mudancas desagradaram as potencias sovieticas, gerando, assim, uma invasao a Praga liderada pelas tropas do Pacto de Varsovia, erradicando qualquer possibilidade de um ideal liberal no regime socialista.
  • Regime militar: Ditadura no Chile

    Regime militar: Ditadura no Chile
    As forças armadas do Chile, com o apoio dos Estados Unidos, organizaram um golpe de Estado, derrubando o governo do presidente Salvador Allende. O presidente preferiu suicidar-se ao ver o grupo de militares invadir o Palácio La Moneda. Com a morte do presidente Allende, um grupo militar liderado por Augusto Pinochet estabeleceu uma rígida ditadura.
  • Independência de Moçambique (Moçambique)

    Independência de Moçambique (Moçambique)
    Em 1962 a Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) foi criada e passou a controlar todo o norte do país que se tornou independente e possuia ideias comunistas. O país recebeu apoio de países ocidentais e da Africa do Sul.
  • Independência da Angola (Angola)

    Independência da Angola (Angola)
    Em 1950, o movimento anticolonialista era dividido entre grupos rivais: o MPLA (com apoio comunista) e a Unita (apoio da OTAN e da África do Sul). No auge da Guerra Fria, cada grupo recebia apoio de um megabloco. Tropas sul-africanas invadiram a Angola, em 1975, com a justificativa de neutralizar o envio de armas aos guerrilheiros da Namíbia. Mas foram neutralizados, junto das tropas da Unita, pelos soldados cubanos. No mês seguinte, foi declarada a independência da Angola.