-
Foi o principal plano de recuperação ecônomica dos Estados Unidos, onde este iria ajudar a resconstruir os países aliados devastados da Europa após a Segunda Guerra Mundial. Os americanos visavam também barrar a expansão comunista e garantir a hegemonia politica na Europa Ocidental, fornecendo matérias primas, produtos e capital. Com isto o mercado Europeu estaria aberto às empresas americanas que se instalariam na região.
-
Estados Unidos, Reino Unido e França criaram uma "trizona" entre suas zonas de influência, numa tentativa de controlar a inflação crescente da Alemanha. O líder da URSS, Josef Stalin, não aprovou esta idéia e como contra-ataque, procurou reunificar Berlim sob sua influência. E tomou como medida fechar todas as rotas terrestres pelas tropas soviéticas, numa violação dos acordos da Conferência de Ialta.
-
Foi assinado o acordo que criava a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Países Fundadores: Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e outros nove aliados. Se tratava de uma aliança de dominio politco-militar, possuia compromisso de cooperação estratégica em tempo de paz e contraíram uma obrigação de auxílio mútuo em caso de ataque a qualquer dos países-membros.
-
Sob a liderança de Mao Tse-tung, os comunistas chineses, começaram a mobilizar a população camponesa, após serem impedidos de participarem das questões políticas do país, com promessas de uso coletivo da terra e a criação de um sistema político.
-
Com a reforma monetária nas zonas ocidentais da Alemanha, que sustentava a aplicação do Plano Marshall, desencadeou a crise do Bloqueio de Berlim. Como consequência desta crise foi a divisão geopolítica da Alemanha em dois Estados: a República Federal da Alemanha (RFA) no lado Ocidental, com capital em Bonn, e a República Democrática Alemã (RDA) no lado Oriental, com capital em Berlim Leste.
-
A península da Coréia foi dividida, em 1945, em duas zonas de influência: uma ao norte, ocupada pela União Soviética, e a partir de 1949 pela República Popular da China, comunista; era a República Popular Democrática da Coréia. Vale ressaltar que esta guerra foi o único grande confronto militar que envolveu batalhas em que havia um lado Socialista Soviética e outra Capitalista Americana.
-
Foi o principal instrumento da hegemonia militar da URSS, reagindo ao ingresso da ex-Alemanha Ocidental na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Foi uma aliança militar entre os países do Leste Europeu e URSS. Teve grande força até o final da guerra fria, e é extinto em 1991.
-
Foi um movimento ideólogico e armado, liderado por Fidel Castro, com o objetivo de derrubar o ditador Fulgêncio Batista do poder, democratizar o país e também realizar reformas. Este acontecimento acabou unindo grupos divergentes (Esquerdistas, nacionalistas e liberais) que possuiam o mesmo objetivo (a derrubada do ditador).
-
O conflito armado tornou-se no período de maior intensidade de participação americana. Ocorrida pela luta do povo vietnamita contra a colonização francesa no seu território. Os Estados Unidos, que tinham apoiado a França na Indochina, acreditavam que a queda do Vietnã do Sul acarretaria a de outros países do Sudeste Asiático.
-
Guardas da República Democrática Alemã (RDA) começaram a fechar com arame farpado e concreto a fronteira que separava as partes oriental e ocidental de Berlim com o objetivo de impedir a passagem da população oriental para o lado ocidental. Considerado simbolo da Guerra fria por fazer referencia a divisão da Alemanha e do mundo em dois pólos.
-
Estados Unidos descobrem através de seu avião U-2 que fazia vôos secretos rotineiros, plataforma de misseis soviéticos instalados em cuba (quarenta silos para abrigarem mísseis). Durante 13 dias o mundo sofreu tensão da possibilidade de uma guerra nuclear entre as duas super-potências, estando nas mãos do presidente John F. Kennedy a decisão a ser tomada a respeito disto. Estes mísseis foram uma resposta soviética aos mísseis norte-americanos instalados na Turquia.
-
Período brasileiro em que os militares estavam no poder. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar. O movimento militar teve o apoio norte-americano, da igreja, da elite e da classe média que temia a instalação do comunismo.
-
Foi o momento de mudanças politicas e sociais, por ações do líder do Partido Comunista, Alexander Dubcek, na tentativa de estabelecer um socialismo mais humano. A idéia não agradou as potências soviéticas, e num operação militar inesperada, tropas da URSS (do Pacto de Varsóvia) junto com seus tanques invadem Praga, acabando com qualquer esperança de regime de liberdade no socialismo. O líder foi levado a Moscou.
-
Forças Armadas do Chile com o apoio dos EUA, organizam um golpe para derrubar o presidente Salvador Allende. Após o suicidio deste, após muita resistencia. O governo foi liderado por uma junta militar liderada por Augusto Pinochet que estabeleceu uma rígida ditadura com uso da opressão, da violência e da tortura.
-
Conflito armado onde tinhamos forças da guerrilha da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) de um lado e as Forças Armadas de Portugal do outro. A guerra pela independência se tornou intensa e finalizou-se com a assinatura dos “Acordos de Lusaka”, em Setembro de 1974. Nesse período foi estabelecido um governo provisório composto por representantes da FRELIMO e do governo português, até que no dia 25 de Junho de 1975, foi proclamada oficialmente a independência nacional de Moçambique.
-
O movimento anticolonialista era dividido entre grupos rivais: o MPLA (com apoio comunista) e a Unita (apoio da OTAN e da África do Sul). Com a justificativa de neutralizar o envio de armas aos guerrilheiros da Namíbia, tropas sul-africanas invadiram a Angola. Mas foram neutralizados, junto das tropas da Unita, pelos soldados cubanos. No mês seguinte, foi declarada a independência da Angola. No auge da Guerra Fria, cada grupo recebia apoio de um megabloco.
-
Argentina mergulhou num dos mais brutais e sanguinários episódios da sua história, a partir da deposição do presidente Perón pelas Forças Armadas num golpe ocorrido no dia 24 de março de 1976, Com o apoio politico dos Eua, implantou-se uma ditadura com opressão, violência e tortura. (30 mil pessoas foram mortas durante a ditadura militar)