Eventos da Guerra Fria

  • Apresentação do Plano Marshall

    Apresentação do Plano Marshall
    O "Plano Marshall" fazia parte da Doutrina Truman. Através desse plano, os EUA investem maciçamente na Europa Ocidental, abalada economicamente após a Segunda Guerra Mundial, visando impedir a expansão comunista e estabelecer sua própria hegemonia política na região. Os EUA forneceriam capital e recursos e em troca, os europeus nao imporia qualquer restrição às atividades de empresas norte americanas.
  • Bloqueio de Berlim

    Bloqueio de Berlim
    Esse bloqueio se deu quando a URSS, após reprovar a idéia dos países capitalistas de tentar reforçar o marco alemão para controlar a inflação, fechou todas as rotas terrestres de Berlim com tropas soviéticas, visando reunificar Berlim sobre a influencia da URSS.
  • Criação da OTAN

    Criação da OTAN
    A OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte, foi criada em abril de 1949 com o objetivo de coletivizar a defesa de um bloco de países, visando à hegemonia militar na Europa capitalista e também garantindo um ataque rápido e eficiente no caso de um confronto com a URSS. Entre os paises fundadores, estavam os EUA, Grã-Bretanha, França e outros nove aliados.
  • Revolução Chinesa

    Revolução Chinesa
    Os comunistas chineses, liderados por Mao Tse-Tung, mobilizaram a população rural chinesa e criaram o Exército Vermelho. Eles lutaram contra o governo chinês, e após um período de batalhas, com o domínio de Pequim, Mao Tse-Tung anuncia, em 1° de outubro de 1949, a República Popular Chinesa.
  • Bipartição da Alemanha

    Bipartição da Alemanha
    O motivo da bipartição da Alemanha,foi por causa da falha do Bloqueio de Berlim, no qual os aliados formaram uma ponte aérea para abastecer Berlim Ocidental, sem desistir de apoiá-la. O resultado dessa crise foi a divisão da Alemanha em dois Estados, a RDA (República Democrática Alemã) e a RFA (República Federal Alemã).
  • Guerra da Coréia

    Guerra da Coréia
    A Guerra da Coréia ocorreu entre 25 de junho de 1950 até 27 de julho de 1953. Esta guerra se deu a partir do conflito entre a região norte, comunista, apoiada pela União Soviética e a República Popular da China e a região sul, capitalista, apoiada pelos Estados Unidos e o Reino Unido, resultando na divisão da península da Coréia em dois países, a Coréia do Norte e a Coréia do Sul.
  • Pacto de Varsóvia

    Pacto de Varsóvia
    O Pacto de Varsóvia foi assinado em 14 de maio de 1955 em resposta ao grupo capitalista (OTAN) e tinha como finalidade a autoproteção dos países socialistas membros (União Soviética, Alemanha Oriental, Bulgária, Hungria, Polônia, Tchecoslováquia e Romênia). As principais ações do Pacto de Varsóvia acabaram se dando na repressão de revoltas internas como na Primavera de Praga, evento ocorrido na Tchecoslováquia.
  • Revolução Cubana

    Revolução Cubana
    A Revolução Cubana foi um movimento armado, que reuniu diversos grupos de esquerda visando a derrubada do ditador Fulgencio Batista. Entre os revolucionários, o grupo que mais se destacou foi o liderado por Fidel Castro, que acabou tomando o poder. O novo governo visava implantação de programas sociais e econômicos, todos de foco exclusivamente de ideologia comunista.
  • Início da Guerra do Vietnã

    Início da Guerra do Vietnã
    A guerra do Vietnã foi um conflito no sudeste asiático que durou de 1959 até 30 de abril de 1970. Esse conflito se deu entre os Estados Unidos que apoiava o Vietnã do Sul (capitalista) contra forças comunistas pró URSS aliadas ao Vitnã do Norte. Apesar da superioridade econômica e militar, os EUA foram derrotados pelo Vietnã do Norte. Em 1976 o Vietnã foi oficialmente reunificado sob governo socialista, passando a ser a República Socialista do Vietnã.
  • O Muro De Berilm

    O Muro De Berilm
    nessa data foi construido pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) o Muro de Berlim que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a a bipolarização do mundo entre os capitalistas (EUA) e os socialistas (URSS)
  • Crise dos Mísseis de Cuba

    Crise dos Mísseis de Cuba
    Em 14 de outubro foram divulgadas fotos de um voo secreto sobre Cuba. As fotos indicavam que os soviéticos haviam instalados cerca de 40 silos para abrigarem misseis nucleares na ilha de Fidel Castro. John Kennedy, presidente americano, encarou esse fato como um ato de guerra, e deferiu um ultimato, ou a URSS retiraria os mísseis, ou haveria guerra. Após 13 dias de tensão, a URSS concordou em remover os misséis em troca pela retirada do mísseis americanos da Turquia.
  • Ditadura Militar no Brasil

    Ditadura Militar no Brasil
    Foi marcado pela desarticulação de movimentos de esquerda através da violência, opressão e tortura. As forças armadas do Brasil tiveram apoio dos EUA para instalar um regime ditatorial capitalista. Além dos norte americanaos, a Igreja e a classe média alta, que temiam o comunismo, também deram apoio. O regime começou com o golpe contra João Goulart e a ascenção ao poder do Marechal Castelo Branco. O fim desse regime autoritário se deu no ano de 1985, com a eleição civil de Tancredo Neves
  • Primavera de Praga

    Primavera de Praga
    Alexander Dubcek, líder do partido comunista da Tchecoslováquia, tenta abrir o país a um "socialismo com face humana", com diversas reformas economicas e sociais. Essas mudanças desagradam as lideranças soviéticas que mandam as tropas do Pacto de Varsóvia para ocupar o país.
  • Ditadura no Chile

    Ditadura no Chile
    Foi marcado pela desarticulação de movimentos de esquerda através da violência, opressão e tortura. Assim como no Brasil, as força militares do Chile receberam grande apoio dos EUA para instalar um regime autoritário, depondo o então presidente, Salvador Allende. Augusto Pinochet assumiu o poder, onde permaneceu até 11 de março de 1990.
  • Independencia De Moçambique

    Independencia De Moçambique
    A independencia de Moçambique foi conquistada após a luta armada de libertação nacional que teve inicio em 25 de setembro de 1964 e terminou com um cessar fogo em 8 de setembro de 1974 resultando em uma independencia negociada em 1975. Essa luta foi liderada pelo Frelimo criado em 1962, ao se tornar independente se tornou também comunista o que gerou momentos de tensão econômica e guerra civil.O grupo de resistencia se chamava Renamo, recebia apoio dos países ocidentais e da África do Sul
  • Independencia da Angola

    Independencia da Angola
    A Angola estava dividida em 2 grupos rivais, o MPLA, apoiado pelos comunistas, e a UNITA apoiada pela OTAN. Era o auge da guerra fria e cada grupo recebia apoio de um megabloco. Tropas sul africanas com o pretexto de neutralizar o envio de armas aos guerrilheiros invadiram Angola em 1975, porem foram, junto com as tropas da UNITA,neutralizados pelos soldados cubanos e no mês seguinte foi proclamada a Independencia da Angola pela MPLA.
  • Ditadura Argentina

    Ditadura Argentina
    Foi marcado pela desarticulação de movimentos de esquerda através da violência, opressão e tortura. Assim como as outras ditaduras na América Latina, esta contou com o apoio dos EUA para instalar um regime ditatorial. Ela teve início com a deposição do presidente Perón pelas forças armadas e acabou, após uma das épocas mais sangrentas na história da Argentina, em 1983.