O mundo sob influência da Guerra Fria

Timeline created by marc_vss
In History
  • Apresentação do Plano Marshall (América do Norte - EUA)

    Apresentação do Plano Marshall (América do Norte - EUA)
    Plano financiado pelos EUA aos países europeus aliados na 2ª Guerra Mundial com o objetivo de reestruturá-los e em troca as empresas norte-americanas gozariam de certa liberdade no território europeu.
  • Bloqueio de Berlim (Europa - Alemanha)

    Bloqueio de Berlim (Europa - Alemanha)
    "1ª batalha da Guerra Fria" foi uma tentativa dos soviéticos de deixarem a parte ocidental da cidade sem suprimentos básicos e forçá-la a aderir ao comunismo. A ideia, porém não funcionou.
  • Criação da OTAN (América do Norte - EUA)

    Criação da OTAN (América do Norte - EUA)
    A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi uma aliança formada entre os EUA e os países da Europa Ocidental em favor da proteção mutua.
  • Revolução Chinesa (Ásia - China)

    Revolução Chinesa (Ásia - China)
    A China sofreu com a dominação imperialista das nações capitalistas durante o século XIX, principalmente da Inglaterra. Em 1949, com a ajuda dos camponeses, Mao Tsé-Tung criou o Exército Vermelho e venceu o governo chinês dando início à China comunista.
  • Bipartição da Alemanha (Europa - Alemanha)

    Bipartição da Alemanha (Europa - Alemanha)
    Consequência da reforma monetária na Alemanha Ocidental que desencadeou o Bloqueio de Berlim. O resultado foi a divisão geopolítica da Alemanha em duas: República Federal da Alemanha (RFA), capitalista e sob influência dos EUA, e República Democrática Alemã (RDA), socialista e sob influencia da União Soviética.
  • Guerra da Coréia (Ásia - Coréias)

    Guerra da Coréia (Ásia - Coréias)
    Reflexo da disputa entre EUA e URSS. A parte norte, socialista, e a parte sul, capitalista. Até hoje a Coréia continua dividida e o tratado de paz não foi assinado.
  • Criação do Pacto de Varsóvia (Europa - Polônia)

    Criação do Pacto de Varsóvia (Europa - Polônia)
    O Pacto de Varsóvia foi uma aliança militar formada pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética em contrapartida à OTAN.
  • Guerra do Vietnã (Ásia - Vietnã)

    Guerra do Vietnã (Ásia - Vietnã)
    Vietnã do Sul e Vietnã do Norte viviam em clima de tensão. Em 1964 os EUA entraram diretamente na guerra a favor do Vietnã do Sul, porém fracassaram. Com isso, em 1975 os norte-americanos se retiram do Vietnã. É a vitória do Vietnã do Norte e da URSS. Em 1976, o Vietnã se reunifica e passa a se chamar República Socialista do Vietnã.
    [Dia e data meramente ilustrativos]
  • Revolução Cubana (América Central - Cuba)

    Revolução Cubana (América Central - Cuba)
    Movimento que levou a derrubada do ditador Fulgencio Batista. As ideias sociais e econômicas do novo governo foram exclusivamente de ideologia comunista. Cuba logo apoiou a URSS e se juntou ao bloco socialista. Não demorou e logo os EUA cortaram relações diplomáticas com este.
  • Construção do Muro de Berlim (Europa - Alemanha)

    Construção do Muro de Berlim (Europa - Alemanha)
    Símbolo da Guerra Fria simbolizou a divisão do mundo em dois blocos: capitalista e socialista.
  • Crise dos Mísseis (América Central - Cuba)

    Crise dos Mísseis (América Central - Cuba)
    URSS instalaram mísseis em Cuba. Em resposta, os EUA divulgaram fotos de um voo secreto sobre o país caribenho. Uma forte tensão sobre uma possível guerra nuclear instalou-se sobre o mundo. Os 13 dias de suspense seguintes deixavam o mundo aterrorizado até que em 28 de outubro a URSS concordou em remover os mísseis de Cuba.
  • Regime Militar no Brasil (América do Sul - Brasil)

    Regime Militar no Brasil (América do Sul - Brasil)
    Sob a alegação de uma ameaça comunista, os militares aplicaram o golpe sobre o então presidente João Goulart começando um período de grande repressão. Porém, tal justificativa é muito contestada já que durante o período da ditadura observou-se muitas ideias comunistas.
  • Primavera de Praga (Europa - Tchecoslováquia)

    Primavera de Praga (Europa - Tchecoslováquia)
    Liderado por Alexander Dubcek, o objetivo era quebrar o despotismo e autoritarismo do socialismo tcheco, numa tentativa de humanizar o sistema político do país. Contudo, a URSS não gostou nada disso e em Agosto de 1968 militares soviéticos invadiram Praga para reprimir tal abertura política e social. Obtiveram sucesso e o regime antigo voltou a vigorar na Tchecoslováquia.
  • Regime Militar no Chile (América do Sul - Chile)

    Regime Militar no Chile (América do Sul - Chile)
    Com o apoio dos EUA, a oposição conseguiu depor o então presidente com ideias de esquerda, Salvador Allende. Assume o poder o general Augusto Pinochet responsável por uma ditadura que procurou satisfazer todos os desejos dos EUA.
  • Independência de Moçambique (África - Moçambique)

    Independência de Moçambique (África - Moçambique)
    Conflito armado entre as forças da guerrilha da FRELIMO e as forças armadas de Portugal. Após uma negociação, a independência foi declarada e Moçambique se tornou comunista.
  • Independência de Angola (África - Angola)

    Independência de Angola (África - Angola)
    Haviam três grandes grupos nacionalistas: MPLA, UNITA e FNLA. URSS apoiava o MPLA enquanto que os EUA apoiavam UNITA e FNLA. Os 3 grupos travavam batalha contra as forças de Portugal. A partir de um acordo assinado entre os grupos e o governo português foi estabelecida a independência de Angola.
  • Regime Militar na Argentina (América do Sul - Argentina)

    Regime Militar na Argentina (América do Sul - Argentina)
    Período marcado por forte repressão, os militares, com apoio político dos EUA, deram o golpe de estado com o intuito de combater os males do comunismo.