-
Decisão tomada na Conferência de Potsdam com o objetivo de desnazificar a Alemanha, dividindo-a entre os países vencedores da 2ª Guerra Mundial: URSS, Inglaterra, EUA e França.
-
Designação que expressa a divisão da Europa em duas partes, a parte ocidental, isto é, capitalista, e a parte das democracias de leste, ou seja, a parte a comunista.
-
Plano apresentado pelo secretário americano George Marshall que visava assegurar o relançamento geral da economia europeia, constituindo-se a OECE. Organização esta formada pelos países que aderiram ao Plano Marshall, cujo objetivo era organizar a repartição dos fundos.
-
Doutrina apresentada pelo secretário Andrei Jdanov do PCUS em que competia aos soviéticos conter o mundo imperialista e anti-democrático dos americanos, levando à criação do Secretariado de Informação Comunista - o KOMINFORM.
-
Estado de forte tensão político-militar existente a seguir à 2ª Guerra Mundial, entre a URSS e os EUA, traduzido num clima pré-bélico de provocações mútuas que a qualquer momento podiam originar uma guerra.
-
Política norte americana de contenção do socialismo, com apoio ativo, económico ou militar, aos países ameaçados pela expansão soviética.
-
Plano soviético de ajuda económica aos países da Europa oriental que levou à criação do COMECON, semelhante à OECE.
-
Organização criada em função do Pacto do Atlântico que visa uma aliança política e militar com caráter permanente entre as forças militares dos países membros.
-
República Federal da Alemanha, localizada na Alemanha ocidental, da qual faziam parte Inglaterra, EUA e França.
-
República Democrática Alemã formada pela URSS.
-
Guerra civil entre a Coreia do Norte (comunista) e a Coreia do Sul (anticomunista), sendo estas apoiadas pela China e pelos EUA, respetivamente.
-
Conflito armado entre o Vietname do Norte, apoiado pela URSS e pela China e o Vietname do Sul, apoiado pelos EUA e outras nações anticomunistas.
-
Aliança política e militar entre os países socialistas do leste europeu, em contrapartida da formação da NATO.
-
Resultante do desacordo entre Kruchtchev e Kennedy sobre a liberdade de movimentos da população dos dois setores de Berlim, o muro de Berlim proibiu a livre circulação.
-
Confronto de 13 dias entre os EUA e a URSS, em que Kruchtchev acorda com Fidel Castro em colocar mísseis soviéticos em Cuba, para dissuadir os EUA de um ataque futuro.