-
Povos; Aqueus, Eolios e Jônios
Era predominante o Mar Mediterrâneo, e seu território era composto por ilhas, que pelo isolamento, podiam ser consideradas cidades-estado (cidades indenpentes entre si), por isso cada uma tinha seu modo de viver, e também cultura, e com isso se concluir que nunca houve império Grego.
Em contrapartida o terreno da Grécia era acidentado e seco, o que oportunizou a falta da agricultura, pelo terreno rochoso, e propriciou a comércio maritímo, pelo Mar Mediterrâneo. -
Povos: Micênios, Cretenses, Jônios, Aqueus e Eolios
Formação da Mitologia
Esse periodo é marcado pela relação entre a divinidade e humanidade
Formação do povo grego -
Foi nele que aconteceu as primeiras invasões e assim sendo, o ínicio de conflitos entre os povos e também contato entre eles o que gerou a troca cultural, pensando nisso passaram a produzir ferramentas aprimorando a agricultura Posto isso, a chegada dos Dórios, que são gurreiros vindos do Norte, (um dos primeiros conflitos) conquistam tudo, e por isso os outros povos são forçados á migrar para fugir disso, e assim acontece a Diáspora, onde os povos se espalham.
-
O período é marcado pelo aumento do povo, devido a organização chamada: Genos, que era composta por 4 a 5 pessoas, que havia um líder patriarca,considerada uma família, que fazia o cultivo, e se somar cada geno, haveria mais alimento (Por isso o aumento do povo).
Podíamos considerar o ínicio "oficial" das Cidade-Estado, com começo dos líderes dos genos, essas famílias acabavam por se tornar independentes
Homero foi o marco do período, duvidou dos deuses, estava entre a Mitologia e a Filosofia -
Aumento populacional: Ínicio das Pólis,um recinto para o convivío do povo, onde podiam conversar, desse modo eram expostas as opniões das pessoas. A partir daí foi criada a Politíca.
A Pólis era composta por: Acrópole: O templo dos deuses, o ponto mais alto da Pólis, para representar superioridade e também que estava perto do céu. Ágora: Local de debates para expor opiniões.
Ásteyou Khora: Onde era produzido os alimentos que sustentavam a Pólis, uma região rural. -
Esparta - Guerreira
Prncípio Militar
Sociedade Piramidal: Estartiatas > Senhores da Guerra( Tem vínculos de sangue com os Dórios)
Pariecos > Livres sem direito; Trabalhos Braçais
Hiliotas> Escravos
A Educção do povo eramilitar, com 7 anos passam a lutar
Atenas
Sociedade Piramidal: Eupatrias > Aristocratas
Georgóis> Não são elite mas tem terra
Thetas> Livres sem terras
Metecos> Não tem direito
Escravos
Democracia: Apenas os Eupatrias e Geogóis tem o direito de votar > Democracia Direta -
O ápice da Grécia, foi quando ela tinha mais posse e recursos. Como tinham riquezas as pólis se fortificaram.
Surgiram também as Guerras Médicas:nas quais eram lutas com estrangeiros (Persas)
E a Guerra do Peloponeso: lutas entre si, gregos com gregos. Após as guerras Médicas (expansinismo Persa) Atenas começou a cobrar impostos para as pólis estarem seguras, mas depois de um tempo Atenas desviou o dinheiro para si mesma, o que revoltou as pólis, surgindo a Guerra de Peloponeso: Esparta e Atenas -
Nesse período é reforçada a cultura: surge o antrocentrismo Grego, no qual é concentrado no homem
Teatros: Para analfabetos (maioria) era a melhor forma de educação. inturas e estátuas representavam na maioria das vezes pessoas e tinham o valor ao detalhe.
Olimpíadas; Homenagem aos deuses
Religião: Era Politeísta, tanto que haviam tantas pólis diferentes, que existiam das mais variadas lendas e deuses -
O período Helenistíco se dá ínicio com o enfraqueciemento das pólis após a Guerra do Peloponeso. E é marcada pela filosofia pensando em si, no prazer, de felicidade e bem- estar de si próprio. A filosofia buscava superar a dor e partir para a concentração de uma pessoa, não um grupo.