Hqdefault

Evolução do hardware e software

By R.A
  • 2000 BCE

    Àbaco

    Àbaco
    Podemos dizer que o ábaco foi o primeiro hardware conhecido, equipamento utilizado para fazer cálculos aritméticos e cuja utilização se dá até os dias de hoje. Nele pode ver claramente a som nos fios de arame indicando as posições decimais por onde deslizam as bolas que representam os dígitos.
  • Ossos de Napier

    Ossos de Napier
    Criado por John Napier eram tabelas de multiplicação gravadas em bastão, permitindo multiplicar e dividir de forma automática, o que evitava a memorização da tabuada, e que trouxe grande auxílio ao uso de logaritmos, em execução de operações aritméticas como multiplicações e divisões longas.
  • Régua de Calculo

    Régua de Calculo
    Inventada pelo inglês William Oughtred, facilitava a realização de cálculos que não exigissem precisão. Originalmente circular, a régua continha escalas em que a posição dos números era proporcional ao seu logaritmo. A régua de cálculo permitia fazer operações básicas com uma precisão de quatro dígitos, a primeira versão era redondo e media 5 metros de comprimento, mas foi-se aperfeiçoando e era possível utilizar réguas de cálculo circulares, cilindro/espirais e retangulares com ou sem cursor.
  • Period: to

    Wilhelm Schickard

    Há relatos de que, 20 anos antes da criação da máquina de pascaline, em 1623, o alemão Wilhelm Schickard teria criado um instrumento semelhante ao de Pascal. Posteriormente destruído por um incêndio, não restaram exemplar ou ilustração para comprovar a sua existência.
  • Máquina de Pascaline

    Máquina de Pascaline
    Foi construída por Blaise Pascal quando tinha 20 anos. A máquina continha como elemento essencial uma roda dentada construída com 10 dentes, cada dente corresponde a um algarismo, de 0 a 9. A primeira roda da direita corresponde às unidades, a imediatamente à sua esquerda corresponde às dezenas, a seguinte às centenas e assim sucessivamente. Um mecanismo muito simples construído com uma garra, que resolve o problema do transporte.
  • Máquina de Calcular

    Máquina de Calcular
    Na Alemanha, Gottfried Leibnitz inventou uma máquina muito parecida com a Pascalina, que efetuava cálculos de multiplicação e
    divisão .Antecessora das calculadoras manuais.
  • Tear de Jacquard

    Tear de Jacquard
    Na França, Joseph Marie Jacquard passou a utilizar Cartões
    Metálicos Perfurados para controlar e automatizar máquinas de tear (operações repetitivas e seqüenciais).
  • Máquina Diferencial

    Máquina Diferencial
    Idealizada por Charles Babbage, que é considerado o pai da informática moderna, a máquina diferencial pretendia calcular e deixar escritas tabelas matemáticas. Era assim chamada porque se servia do método das diferenças, que consiste em basear todo o calculo na adição, por muito complexa que fosse a função. A sua grande vantagem residia no fato de que cada resultado se baseava no anterior, pelo que se o milésimo resultado estivesse correto, também o estariam os 999 que o precediam.
  • Máquina Analítica

    Máquina Analítica
    Criada por Charles Babbage, a máquina era muito similar, em conceito, aos computadores atuais. Usava um sistema decimal e era capaz de realizar qualquer operação. Ela podia fazer as quatros operações em sequência automática a uma velocidade de 60 somas por minuto. Tanto os dados como as instruções eram introduzidas por meio de cartões perfurados, e os resultados finais sairiam impressos automaticamente.
  • Period: to

    Primeiro software

    Um dos primeiros relatos de um software desenvolvido foi registrado no século XIX. Ada Lovelace, conhecida como a primeira programadora, escreveu um algoritmo que fazia com que a Máquina Analítica fosse capaz de calcular uma sequência conhecida como números de bernoulli.
  • Projetor

    Projetor
    é um dispositivo que processa sinais de vídeo e projeta a imagem correspondente em uma tela da projeção, usando um sistema de lentes. Todos os tipos de projetores de vídeo utilizam uma luz muito brilhante para projetar a imagem. Em 1853 Edmond Becquerel cria a lanterna vertical que funcionava como um projetor de slides atual, conhecidos como retroprojetor. Em 1895 os irmãos Lumière constroem o cinematógrafo, equipamento consistia em uma filmadora que foi possível projetar imagens em movimento.
  • Máquina Tabuladora

    Máquina Tabuladora
    Criada por Herman Hollerith, uma máquina de contagem capaz de ler cartões perfurados, a posição dos furos no cartões fornecia informações adicionais. A leitura dos dados era feita com agulhas metálicas, quando se encontram num furo do cartão, fecha-se um circuito elétrico, acionando o sistema de contagem. A sua invenção, ajudou a acelerar a contagem nos censos populacionais nos EUA. O censo de 1880, por exemplo, demorou sete anos, graças a Holllerith o censo de 1890 demorou no máximo 2 anos.
  • Auto-Falaantes

    Auto-Falaantes
    São pares de pequenos auto-falantes usados sobre as orelhas ou no canal auditivo. Em 1910, nasceu o primeiro par de fone, em um formato bem parecido com o que a gente vê atualmente. O responsável foi Nathaniel Baldwin, que fabricava tudo na cozinha de casa. 1891 o engenheiro francês Ernest Mercadier registrou a patente para o bi-telephone. Esse aparelho era muito parecido com os foninhos de ouvido de hoje em dia; tinha uma cobertura de borracha para dar conforto e só funcionava para ligações.
  • Impressora

    Impressora
    é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação. A primeira impressora surgiu em 1938, criada por Chester Carlson, porém era muito lenta, podendo levar horas para reproduzir uma página. Em 1953 foi criada a primeira impressora de alta velocidade e em 1983, a HP em parceria com a Canon, criou a primeira impressora a laser.
  • Mark 1

    Mark 1
    Era um computador, totalmente electromecânico, construído pelo professor Howard Aiken da Universidade de Harvard. O Mark 1 tinha cerca de 17 metros de comprimento por 2,5 metros de altura e uma massa de cerca de 5 toneladas. Mark 1 trabalhava números com 23 decimais e realizava as quatro operações aritméticas. Dispunha ainda de sub-rotinas integradas que calculavam funções logarítmicas e trigonométricas.
  • Eniac

    Eniac
    O Eniac foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala no mundo. Criado pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly. O Eniac era um projeto que inicialmente tinha o conceito de computar trajetórias balísticas para a II guerra mundial, pesava mais de 30 toneladas, ocupava um espaço de 167 m² e tinha capacidade de processamento de 5.000 operações por segundo
  • Period: to

    Válvulas

    Válvulas Eletrônicas: aproximadamente o tamanho de uma lâmpada elétrica geravam muito calor provocando diversos problemas:
    frequentemente queimavam e não se sabia se a parada
    dizia respeito à programação ou à máquina.
  • Assembly

    Assembly
    É uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitetura de computador específica usa. A linguagem de máquina, que é um mero padrão de bits, torna-se legível pela substituição dos valores em bruto por símbolos chamados mnemônicos. É utilizada em geral para programação em baixo nível, sendo que cada família de processadores (Ex. X86, ARM, SPARC, MIPS) possui sua própria linguagem assembly, já que cada processador possui seu próprio conjunto de instruções embutidas.
  • Period: to

    Primeira Geração

    A primeira geração é a dos eletro-eletrônicos, computadores de tamanhos exponenciais, compostos por numerosas válvulas. O primeiro dessa fase foi o Z1, um eletromecânico que passou por constantes melhoramentos, dando origem ao Z2, Z3 e Z4. Teve-se, ainda o Mark-1, que ocupava 120 m² e realizava 10 multiplicações em 3 segundos, e o ENIAC, primeiro eletrônico desenvolvido, que pesava 30 toneladas, 5,5 metros de altura e 25 de comprimento.
  • Primeiro software com código algébrico

    Em 1954 ocorreu um simpósio sobre computação automática, e seu maior evento foi a apresentação do compilador algébrico de Laning e Zierler. Foi o primeiro software que permitiu como entrada de dados um código algébrico elegante, embora limitado.
  • Fortran

    Fortran
    O Fortran foi originalmente desenvolvido pela IBM na década de 1950 para aplicações científicas e de engenharia e, subsequentemente, passou a dominar a computação científica. Ele tem sido usado por mais de seis décadas em áreas de computação. É uma linguagem popular para computação de alto desempenho e é usada para programas que avaliam e classificam os supercomputadores mais rápidos do mundo.
  • Disco Rígido

    Disco Rígido
    O HD, Hard disk ou disco rígido, é um componente de hardware do computador. Sua utilidade é o armazenamento de dados. Isto significa que quando algum arquivo é armazenado, ele não se perde com o desligamento da máquina (como acontece com a memória RAM). O primeiro HD Surgiu em 1956, construído pela IBM, este disco rígido armazenava 5 Mega bytes e não foi posto a venda.
  • Linguagem Lisp

    Linguagem Lisp
    Linguagem que começou a ser criadas por John McCarthy em 1956, durante um projeto de pesquisa em inteligência artificial. A primeira implementação se dá em 1958, a motivação de McCarthy surgiu da ideia de desenvolver uma linguagem algébrica para processamento de listas para trabalho em inteligência artificial. Lisp é uma linguagem dinâmica, cujos programas são constituídos por pequenos módulos, de funcionalidade genérica e que cumprem um objetivo
  • Software

    Software
    O termo software foi usado pela primeira em um artigo escrito pelo cientista americano John Wilder Tukey, foi também ele o responsável por introduzir o termo bit para designar dígito binário. Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Em um computador, o software é classificado como a parte lógica cuja função é fornecer instruções para o hardware.
  • Period: to

    Transistor

    Os cientistas da Bell Lab desenvolveram o
    transistor, um pequeno dispositivo que transfere sinais
    eletrônico através de um resistor
  • Linguagem Cobol

    Linguagem Cobol
    Cobol, ou Common Business Oriented Language, é uma linguagem de programação de alto nível que, como o próprio nome indica, é voltada para o mercado corporativo. Ela foi implementada por um comitê denominado CODASYL e tinha o objetivo de facilitar o processamento de dados de negócios, o que rapidamente fez com que se tornasse a primeira linguagem de alto nível amplamente utilizada no mercado, especialmente em sistemas mainframes.
  • Period: to

    Segunda Geração

    A segunda geração é marcada pelos transístores, que tiveram a função de substituir as válvulas, por serem menores, mais rápidas e mais duradouras. Dentre a ordem dos computadores transistorizados tivemos o TX-0 e o PDP-1.
  • Algol 60

    Algol 60
    Linguagem de programação de alto nível voltada principalmente para aplicações científicas. Algol 60 foi um evento-chave na história das linguagens de programação, nenhuma outra teve influência tão importante nos projetos de novas linguagens. As duas características principais do Algol são: a clareza e a elegância da sua estrutura baseada nos blocos e o estilo de sua definição, que usa uma linguagem metalinguística para definir de forma concisa e relativamente completa a sua sintaxe.
  • Scanners

    Scanners
    Periférico de entrada, também conhecido como digitalizador de imagens. Captura imagens impressas através da decodificação de reflexos gerados por impulsos luminosos. O primeiro registro de scanner na história da informática data no ano de 1963, através do engenheiro Rudolf Hell, responsável por desenvolver o precursor do fax vinte anos antes. No entanto, o scanner que conhecemos hoje popularizou-se apenas na década de 90, depois que grandes marcas como HP e Canon passaram a investir nesse setor.
  • Linguagem Basic

    Linguagem Basic
    É uma linguagem imperativa de alto nível, pertencente à terceira geração, originalmente compilada e não estruturada, por ter sido fortemente baseada em Fortran. O fato de sua versão original ser compilada se explica por ter sido implementada num sistema de tempo compartilhado, o que faz bastante sentido. Com o tempo, ela evoluiu, criando condições para a programação estruturada e até mesmo para a programação orientada a objetos, como é o caso das últimas versões do Visual Basic.
  • Period: to

    Circuito Intgrado

    Robert Noyce, Jean Hoerni, Jack Kilby e Kurt Lehovec participam do desenvolvimento do CI (Circuito Integrado). Um fato importantíssimo favoreceu a criação dos circuitos integrados e o desenvolvimento da computação em geral por exemplo a corrida espacial.
  • Period: to

    Terceira Geração

    A terceira geração é marcada pelos circuitos integrados, uma nova tecnologia que propiciava a síntese dos transístores e válvulas numa pequena placa de silício, o chip. A utilização do chip trouxe uma série de benefícios como, a redução de tamanho dos computadores, velocidade, baixo custo e baixo consumo de energia. O IBM e o PDP-11 foram os principais modelos que fazem parte dessa geração.
  • Memória Ram

    Memória Ram
    A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não sequencial.
  • Period: to

    Simula e Smalltalk

    Simula é primeira linguagem orientada a objetos. surgiu no final da década de 1960, ela introduziu os conceitos de objetos e troca de mensagens para construção de programas. Smalltalk é uma linguagem de programação orientada a objeto com tipagem dinâmica. Smalltalk pegou os conceitos da linguagem simula e os aperfeiçoou, e foi a primeira linguagem de programação com suporte completo à programação orientada a objetos. Trouxe, também, o conceito de interação com os usuários através de janelas
  • Unix

    Unix
    O Unix é um sistema operacional portável (pode ser executado independentemente da arquitetura), multitarefas (executa várias tarefas ao mesmo tempo) e multiusuário (permite mais de um usuário ao mesmo tempo). A maioria dos servidores ou provedores cloud utilizam esse sistema (ou o Linux). O Unix é considerado o pai dos sistemas operacionais, pois serviu de base para vários sistemas subsequentes.
  • Pascal

    Pascal
    Pascal é uma linguagem de programação orientada por objetos, que recebeu este nome em homenagem ao matemático e físico Blaise Pascal. Foi criada em pelo suíço Niklaus Wirth, tendo em mente encorajar o uso de código estruturado. Linguagem de programação estruturada, ou seja, é uma forma de programação de computadores que preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e iteração.
  • Mouse

    Mouse
    Periférico que permite o usuário posicionar uma seta (apontador) através da interface gráfica dos aplicativos. O mouse possui 2 botões padrões, o esquerdo e o direito. m 1970, uma empresa alemã, chamada Telefunken, começou a vender, junto com seus computadores, o primeiro mouse comercial do mundo. Em 1973, a Xerox Alto também começou a vender seus computadores com mouse
  • Cpu

    Cpu
    CPU (Unidade Central de Processamento),é o principal item de hardware do computador, que também é conhecido como processador. A CPU é responsável por calcular e realizar tarefas determinadas pelo usuário e é considerado o cérebro do PC.
  • Period: to

    Alta Integração

    LSI (Large Scale Integration) - Integração em Grande e Escala. A junção de vários circuitos integrados em um só, dando origem aos microprocessadores. Os microprocessadores são circuitos integrados que permitem ser programados a fim de que executem uma determinada tarefa
  • Prolog

    Prolog
    Criada na Universidade de Marseille, França, desde então tem sido utilizada para aplicações de computação simbólica, como banco de dados relacionais, compreensão de linguagens naturais, automação de projetos, e sistemas especialistas.O Prolog se tornou uma referência quando se trata de linguagem de programação voltada para inteligência artificial e linguística computacional.Linguagem declarativa, ou seja, ao invés de o programa estipular a maneira de chegar à solução passo-a-passo.
  • Linguagem C

    Linguagem C
    Foi desenvolvida por Dennis Ritchie para ser utilizado com o sistema operacional UNIX. O seu sucesso se deve a flexibilidade que ela oferece ao programador, como: possui um conjunto compacto de palavras-chaves e de tipos de dados evitando varias operações desnecessárias, uso de ponteiros que permite o acesso de baixo nível a memória. A linguagem C é considerada de baixo nível ou de nível médio, o que significa obter um melhor controle do hardware podendo assim manipular bits, bytes e endereços.
  • Ssd

    Ssd
    Em 1976, uma companhia de nome Dataram colocou no mercado um dispositivo de armazenamento de dados de nome Bulk Core que era composto por oito módulos de um tipo de memória não-volátil, capacidade de 256 KB cada um e podemos chamar isso de SSD. SSD é um hardware de armazenamento de dados usados em computadores mais recentes, é um tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais.São, tipicamente, construídos em torno de um circuito integrado semicondutor.
  • Teclado

    Teclado
    Periférico que permite o usuário inserir dados através de diversas teclas, inclusive com combinações. O precursor do teclado é a máquina de escrever, e as posições das letras como é hoje foi inventada em 1868 por Christopher Latham no modelo QWERTY e o modelo como nos conhecermos hoje nos pcs surgiu em 1987, a IBM lançou os teclados Model M, que viraram padrão na indústria.
  • Linguagem Ada

    Linguagem Ada
    Linguagem de programação estruturada, tipagem estática orientada a objetos de alto nível, se estendia desde Pascal e outras linguagens. Ele foi construído com suporte ao idioma para o projeto-por-contrato, digitando extremamente forte, a simultaneidade explícita, tarefas, passagem de mensagens síncronas, objetos protegidos e não determinismo. Ela foi desenvolvida pelo patrocínio do Departamento de Defesa dos EUA e foi batizada em Ada, em homenagem a Ada Lovelace
  • Memória Flash

    Memória Flash
    É nada mais que um chip de memória de computador que mantém informações armazenadas sem a necessidade de uma fonte de energia. Ela é frequentemente usada em eletrônicos portáteis, tais como dispositivos de música digital (MP3), smartphones e câmeras digitais, bem como nos dispositivos de armazenamentos removíveis (os populares pendrives). Essa tecnologia também é usada para fazer o boot de computadores, além de compor cartões de memória, modens e placas de vídeo.
  • Period: to

    Quarta Geração

    A quarta geração é a dos microprocessadores, dispositivos eletrônicos encapsulados num chip possuindo uma unidade de controle, uma unidade lógico-aritmética e uma memória interna. O uso do microprocessador tornou o computador ainda mais rápido, com menor consumo de energia e dotado de memórias cada vez maiores. Em 1974 foi criado o Altair 8800, o primeiro computador a levar um microprocessador, em 76 foi lançado o primeiro computador desenvolvido para uso pessoal o Apple 1.
  • C++

    C++
    é uma linguagem de programação multiplataforma, multi-paradigma e de médio nível, isto é, combina características de linguagens de alto e baixo níveis. É uma das linguagens mais populares do mundo, sendo muito utilizada também na área acadêmica para compor grade de disciplinas de curso superior. A linguagem foi desenvolvida na década de 80, com objetivo de expandir os recursos da linguagem C, e a princípio chamava-se C with Classes
  • Windows

    Windows
    Windows significa janela e é um sistema operacional de interface gráfica multitarefa. Isso significa que podemos trabalhar com vários programas simultaneamente. Até a versão 3.11 o Windows era considerado apenas como um ambiente operacional e a partir do Windows 95 assimilou novos recursos e tornou-se um dos sistemas operacionais mais utilizados em todo o mundo, devido a sua facilidade de uso.
  • Quinta Geração

    A quinta geração de computadores, conhecida como a geração da “inteligência artificial”, é composta por máquinas onde a capacidade de processamento de dados, taxas de transferência e armazenamento foram consideravelmente aumentadas. Desde o início desta geração e até hoje, ocorrem diversos processos de diminuição do espaço físico. Computadores cada vez menores são criados a cada dia.
  • Python

    Python
    Linguagem de programação de alto nível, dinâmica, interpretada, multiplataforma e orientada a objeto uma forma específica de organizar softwares onde, grosso modo, os procedimentos estão submetidos às classes, o que possibilita maior controle e estabilidade de códigos para projetos de grandes proporções. Um de seus maiores atrativos é possuir um grande número de bibliotecas, nativas e de terceiros, tornando-a muito difundida e útil em uma grande variedade de setores dentro de desenvolvimento web
  • Html

    Html
    É uma linguagem de marcação utilizada na construção de páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores. A tecnologia é fruto da junção entre os padrões HyTime e SGML. HyTime é um padrão para a representação estruturada de hipermídia e conteúdo baseado em tempo. SGML é um padrão de formatação de textos. Não foi desenvolvido para hipertexto, mas tornou-se conveniente para transformar documentos em hiper-objetos e para descrever as ligações.
  • Java

    Java
    É uma linguagem de programação orientada a objetos e plataforma computacional lançada pela primeira vez pela Sun. Sua intenção é permitir que os desenvolvedores escrevam o programa apenas uma vez e o executem por meio de qualquer dispositivo. linguagem permite desenhar softwares que podem ser executados e distribuídos em diferentes plataformas (MAC, Linux, Windows etc.), sem a necessidade de modificá-los e, inclusive, sem pensar na arquitetura da máquina.
  • JavaScript

    JavaScript
    O JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível voltada para o desenvolvimento web, criada originalmente para funcionar do lado do usuário, ou seja, nos navegadores. Ela permiti a criação de páginas interativas com elementos dinâmicos e boa performance.
  • Php

    Php
    Linguagem interpretada livre, usada originalmente para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web. É uma da primeiras linguagens passíveis de inserção em documentos HTML, dispensando o uso de arquivos externos para eventuais processamentos de dados. Ela evoluiu, passou a oferecer funcionalidades em linha de comando, ganhou características que possibilitaram usos adicionais do PHP, não relacionados a web sites.
  • Mac OX

    Mac OX
    Mac OS X foi o sistema operacional oficial dos computadores Mac, da Apple. Inicialmente, o sistema foi criado com base no NeXTSTEP, que por sua vez, era um sistema operacional Unix baseado no Mach, mais com código fonte do Unix BSD. O NeXTSTEP era da companhia NeXT, a empresa criada por Steve Jobs. Foi adquirida pela Apple para trazê-lo de volta e fornecer a estrutura que a gigante de Cupertino precisava para substituir a envelhecida plataforma Mac OS Classic.
  • Smartphone

    Smartphone
    É um telefone inteligente, conta com muitas funções, sendo vários aparelhos em apenas um. Ele não é apenas um celular para fazer ligação, contam com câmeras fotográficas e filmadoras de alta definição, players de músicas, vídeos e etc. São praticamente computadores portáteis. O smartphone consegue todos estes recursos graças ao seu processador, às memórias (RAM e interna). O primeiro smartphone lançado como nos conhecemos hoje com diversos recursos num só aparelho foi o iphone 11.
  • Ios

    Ios
    O iOS é o sistema operacional móvel da Apple. O software é utilizado no iPhone e no iPod Touch, com o variante iPadOS no iPad, além de fazer integração com outros sistemas da marca, como o macOS, do Mac, e o tvOS, da Apple TV. A primeira versão do iOS foi lançado com o objetivo de dar praticidade às operações básicas dos smartphones da maçã
  • Android

    Android
    Android é o sistema operacional móvel do Google. Presente em múltiplos aparelhos de diversas fabricantes, como Samsung, Motorola, LG, e Sony, é a plataforma mobile mais popular do mundo. É conhecido por ser baseado no núcleo do Linux, ter um código aberto e uma série de possibilidades de personalização.
  • Inteligência artificial

    Inteligência artificial
    É um avanço tecnológico que permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana, indo além da programação de ordens específicas para tomar decisões de forma autónoma, baseadas em padrões de enormes bancos de dados.O termo foi usado pela primeira vez por John McCarthy em 56 e selecionou um grupo de cientistas com os quais trabalhou estudando uma forma de ensinar as máquinas, para isso seria necessário descrever os aspectos do aprendizado e outras características da inteligência humana.