
A EVOLUÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DOS COMPUTADORES E LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS
-
A primeira linguagem de programação foi desenvolvida em 1883, quando Ada Lovelace e Charles Babbage trabalharam juntos no Analytical Engine, que era um computador mecânico primitivo.
-
A linguagem assembly foi usada pela primeira vez como um tipo de linguagem de programação de computador capaz de simplificar a linguagem de código de máquina, necessária para dizer a um computador o que fazer.
-
A linguagem assembly foi usada pela primeira vez como um tipo de linguagem de programação de computador capaz de simplificar a linguagem de código de máquina, necessária para dizer a um computador o que fazer.
-
John Backus criou o FORTRAN, que é uma linguagem de programação de computador para trabalhar com projetos científicos, matemáticos e estatísticos.
-
Algol foi criado como uma linguagem algorítmica. Foi também um precursor de linguagens de programação como Java e C.
-
COBOL foi criado pela Dra. Grace Murray Hopper para ser uma linguagem que pudesse operar em todos os tipos de computadores.
-
John McCarthy criou o LISP , que ainda é usado hoje. Essa linguagem de programação foi projetada para uso em pesquisas de inteligência artificial e, hoje, pode ser usada com Python e Ruby.
-
John G. Kemeny e Thomas E. Kurtz desenvolveram o BASIC para alunos sem uma sólida formação em tecnologia e matemática, permitindo que eles ainda usassem computadores.
-
Niklaus Wirth desenvolveu o Pascal , nomeando-o em homenagem a Blaise Pascal. Esta linguagem é fácil de aprender e foi a principal linguagem usada pela Apple para o desenvolvimento inicial de software.
-
Donald D. Chamberlin e Raymond F. Boyce desenvolveram SQL para IBM. Essa linguagem foi usada para visualizar e alterar dados armazenados em bancos de dados.
-
Alan Kay, Adele Goldberg e Dan Ingalls desenvolveram Smalltalk, que permitiu aos programadores de computador alterar o código rapidamente.
-
Dennis Ritchie desenvolveu o C, geralmente considerado como a primeira linguagem de programação de alto nível. Isso significa que está mais próximo da linguagem humana e menos do código de máquina
-
Cleve Moler desenvolveu o MATLAB para escrever programas de matemática. Esta linguagem é usada para pesquisa e educação.
-
Brad Cox e Tom Love criaram o Objective-C como a principal linguagem usada para escrever o software da Apple.
-
Bjarne Stroustrup criou o C++, que é uma extensão da linguagem de programação C. Esta é uma das línguas mais usadas no mundo.
-
Larry Wall desenvolveu o Perl como uma linguagem de script, usada para edição de texto para simplificar o processamento de relatórios.
-
Guido Van Rossum desenvolveu Python , que é uma linguagem de computador simplificada e fácil de ler.
-
A Microsoft desenvolveu o Visual Basic, que permitia aos programadores selecionar e alterar partes específicas de código com um processo de arrastar e soltar.
-
Ross Ihaka e Robert Gentleman desenvolveram R para estatísticos que precisavam realizar análises de dados.
-
A Sun Microsystems desenvolveu o Java, originalmente destinado a ser usado com dispositivos portáteis.
-
Rasmus Lerdorf desenvolveu PHP, principalmente para desenvolvimento web. PHP continua a ser amplamente utilizado no desenvolvimento da Web hoje.
-
Yukihiro Matsumoto desenvolveu Ruby como uma linguagem de programação para todos os fins, ideal para muitos trabalhos de programação. Ruby é amplamente utilizado no desenvolvimento de aplicações Web.
-
Brendan Eich desenvolveu JavaScript para melhorar as interações do navegador da Web .
-
A Microsoft desenvolveu C# como uma combinação de C++ e Visual Basic. C# é semelhante ao Java em alguns aspectos.
-
Martin Odersky criou Scala como uma linguagem de programação que combina aspectos de programação funcional.
-
James Strachan e Bob McWhirter desenvolveram o Groovy como um desdobramento do Java.
-
O Google desenvolveu o Go para resolver problemas que normalmente ocorrem com grandes sistemas de software.
-
A Apple desenvolveu o Swift para substituir C, C++ e Objective-C.
-
A evolução das linguagens de computador não é linear e as linguagens mais recentes não necessariamente eliminam as mais antigas. Assim, a linguagem C está longe de estar morta e, com o surgimento de objetos conectados e IoT, estamos vendo até um interesse renovado pela linguagem.
-
No momento, estamos apenas no início desse conceito, mas assim que surgirem casos de uso convincentes, podemos estar prontos para esperar um nível muito alto de interesse. Em um futuro próximo, o desenvolvedor provavelmente colaborará com várias IAs para escrever e depurar seu código.