Linguagens de Programação, Flávio e Marcel

  • Antes de 1940

    Antes de 1940
    Entre 1842-1843, Ada Lovelace traduziu as memórias do matemático italiano Luigi Menabrea sobre a mais nova máquina proposta por Charles Babbage, a sua máquina analítica.
    Os primeiros códigos para computador eram especializados segundo as aplicações, os cálculos numéricos eram baseados em números decimais
  • Short Code

    Short Code surgiu em 1949, criado por John Mauchly, influenciada por Eniak Short Code, foi uma das primeiras linguagens de programação de alto nível já desenvolvida para um computador, seu o código é representado por expressões matemáticas. Influênciou linguagens de programação de nível intermediário, OMNIBAC montadorsimbólico
  • Sistema A-0

    Sistema A-0
    Escrito por Grace Hopper entre 1951 e 1952 foi o primeiro compilador já desenvolvido para um computador eletrônico, para o UNIVAC I. Funcionava mais como um carregador ou ligador diferente da noção moderna de um compilador.
  • Speedcoding

    De paradigma procedural, surgiu em 1953 criado por John Backuse e IBM. Foi influenciado por Assembly, e foi a primeira linguagem de programação de alto nível criada para um computador IBM, para dar suporte a programação em números de ponto flutuante. Influenciou Fortran, ALGOL 58, BASIC, C, PL/I, PACT I, MUMPS, Ratfor
  • Flow-Matic

    Criada a partir de 1955 por Grace Hopper, Flow-Matic, originalmente chamada B-0, é possivelmente a primeira linguagem de programação assemelhada ao inglês. Foi uma das maiores influências na criação de COBOL.
  • IPL

    IPL
    A IPL foi criada por Allen Newell, Cliff Shaw, Herbert Simon em 1956 . A linguagem inclui recursos destinados a apoiar programas que poderiam executar programas para solução geral de problemas, incluindo listas, associações, esquemas (frames), alocação dinâmica de memória, tipos de dados, recursividade, recuperação associativa, funções como argumentos, (geradores de fluxos), e multitarefa cooperativa.
  • FORTRAN

    FORTRAN
    FORTRAN surgiu em 1957, foi criada por John Bacus&IBM, seguia um paradigma procedural e de orientação a objeto. Possuia um grande dialeto, como por exemplo Absoft, Cray, GFortran, G95, IBM, Intel, etc... Foi influenciada por Speedcoding, continua a ser usada hoje em dia. A linguagem Fortran é principalmente usada em Ciência da Computação e Análise Numérica.
  • COMTRAN

    A COMTRAN foi desenvolvida em 1957 por Bob Bemer da IBM, serviu de base ao COBOL, e continha pela primeira vez um elemento chamado de Picture Clause, que define o tamanho de quaisquer dados, tal como um dicionário define as palavras.
  • COMIT

    COMIT
    A COMIT foi criada por Victor Yngve em 1957, e foi a primeira linguagem para processamento de cadeias de caracteres desenvolvida nos computadores da IBM, série 700/7000. A criação de COMIT levou à criação de SNOBOL.
  • ALGOL 58

    ALGOL 58, também conhecida como IAL, sigla para International Algorithmic Language foi a primeira versão da linguagem de programação ALGOL.
  • Lisp

    Lisp
    Lisp é uma linguagem de programação de multiparadigma, pois é funcional, procedural e orientada a objetos, surgiu em 1958 e foi criada por John McCarthy, possui compiladores internos.
  • Fact

    A Fact foi criada pela Divisão Datamatic Da Minneapolis Honeywell, em 1959
    para o seus modelos da série 800 de computadores voltados a negócios.
  • RPG

    RPG
    Foi criada pela IBM em 1959, e é uma linguagem de programação através da qual se especificam os campos a partir dos quais deveriam ser obtidos os dados para gerar relatórios impressos.
  • COBOL

    COBOL
    A COBOL foi criada em 1959 por Grace Hopper e William Selden, de paradigma procedural e de orientação a objeto, sua tradução seria Linguagem Comum Orientada para os Negócios, servia para o processamento de banco de dados comerciais. É a linguagem de programação inteira mais usada, produto do Departamento de Defesa norte-americano.
  • ALGOL 60

    ALGOL 60
    ALGOL 60, nome criado a partir de ALGOrithmic Language, é a linguagem de programação normalmente conhecida como ALGOL, porém apenas uma das linguagens existentes nessa família.
  • CPL

    CPL
    A CPL (Linguagem de Programação Combinada) foi desenvolvida durante a década de 1960 pelo Laboratório de Matemática da Universidade de Cambridge, juntamente com a Universidade de Londres. A BCPL influenciou a criação da Linguagem B que influenciou por sua vez a Linguagem C, uma das mais importantes linguagens de programações até hoje.
  • SNOBOL

    A linguagem de programação SNOBOL surgiu em 1962, e foi criada por David J. Farber, Ralph E. Griswolde e Ivan P. Polonsky, e funcionava em multiparadigma. Foi a última encarnação de uma série de linguagens de programação específicas destinadas à manipulação de sequências de caracteres.
  • BASIC

    A linguagem BASIC ( em português: Código de Instruções Simbólicas de Uso Geral para Principiantes) foi criada por John G. Kemeny e Thomas E. Kurtz. Em 1964, tinha paradigma imperativo, estruturado e procedural com uma tipagem forte, estática e explícita, criada com fins didáticos.
  • PL/I

    PL/I
    O PL/I surgiu em 1964, e foi criado pelo IBM e pelo comitê de desenvolvimento de linguagens de programação SHARE. Possuía uma tipagem procedural, imperativa e estruturada. Sua principal funcão é o processamento/manipulação de dados; suporta recursão e alocação dinâmica.
  • APL

    APL
    A APL surgiu em 1964, foi criada por Kenneth Iverson e tinha uma tipagem dinâmica, destinada a operações matemáticas.
  • BCPL

    BCPL
    O BCPL é uma linguagem de programação lançada em 1966, criada por Martin Richards. A tradução de BCPL seria Linguagem de Programação Básica Combinada, e foi utilizada por Ken Thompson para desenvolver a B, que se tornaria a base para a C.
  • Simula

    Simula
    A Simula surgiu em 1967, e foi criada por Ole-Johan Dahl e Kristen Nygaard, a com um paradigma orientado a objetos, projetadas para apoiar a simulação de eventos discretos. Sintaticamente, Simula é um super-conjunto de ALGOL 60.
  • Logo

    Logo
    A Logo surgiu em 1967, e foi criada por Wally Feurzeig e Seymour Papert , com um paradigma funcional, procedural e de reflexão, com uma tipagem dinâmica, implícita e forte, voltada para crianças, jovens e até adultos. É utilizada com grande sucesso como ferramenta de apoio ao ensino regular e por aprendizes em programação de computadores.
  • ALGOL 68

    ALGOL 68
    A ALGOL 68 surgiu em 1968, e foi criada pelo Comitê Internacional, tinha um paradigma imperativo, abstração de dados, programação estruturada, programação procedural, ortogonal, de tipagem forte.
  • Smaltalk

    Smaltalk
    Smaltalk surgiu em 1969, e foi criada por Alan Kay, Dan Ingalls e Adele Goldberg, com um paradigma orientado a objetos, com uma tipagem dinâmica. Tudo é objeto: os números, as classes, os métodos, blocos de código, etc.
  • Pascal

    Pascal
    A Pascal surgiu em 1970 (com uma última versão em 2002),criada por Niklaus Writh, com um paradigma de abstração de dados, programação estruturada, e programação procedural, com uma tipagem forte. Foi criada simultaneamente para ensinar programação estruturada e para ser utilizada em sua fábrica de software.
  • ADA

    ADA
    ADA surgiu durante a década de 70, e foi produzida por uma equipe liderada por Jean Ichbiah da Cll Honeywell Bull, contratados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos
  • BLISS

    BLISS surgiu em 1970 e foi criada por W. A. Wulf, D. B. Russell, A. N. Habermannda Carnegie Mellon University sem tipagem. Ela foi talvez a mais conhecida linguagem de programação de sistemas até o surgimento da linguagem C
  • Forth

    Forth
    Forth surgiu nos anos 70, e foi criada por Charles H. Morre, sem tipagem e com pardigma orientado a pilha, com os comandos organizados em uma lista extensível chamada de dicionário.
  • Prolog

    Prolog
    Prolog surgiu em 1972, e foi criada por Alain Colmerauere e Robert Kowalski, com um paradigma lógico e declarativo, com uma linguagem de uso geral que é especialmente associada com a inteligência artificial e linguística computacional.
  • C

    C
    C surgiu em 1972, e foi criada por Dennis Ritchie, com pardigma de programação estruturada, imperativa e procedural, com tipagem estática e fraca. Foi criada para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito em Assembly).
  • ML

    ML
    ML surgiu em 1973, e foi criada por Robin Milnere outros na Universidade de Edimburgo, com um paradigma de programação funcional, e imperativa, com uma tipagem estática e forte.
  • Scheme

    Scheme
    Scheme surgiu em 1975 (última versão em 2007), e foi criada por Gerald Jay Sussmane Guy L e Steele, Jr., com multiparadigma funcional e procedural.
  • ICON

    A ICON surgiu em 1977, criada por Ralph E. Griswold, com paradigmas de programação estruturada, programação imperativa e programação procedural, tinha o dialeto Unicon, e era de domínio público. Era derivada do ALGOL, e por ser derivada do ALGOL, faz parte de uma classe de linguagens de programação estruturadas, tendo assim, uma sintaxe similar a de C e Pascal
  • AWK

    AWK
    AWK surgiu em 1977 (última versão em 1985), e foi criada por Alfred Aho, Peter Weinberger, e Brian Kernighan, com um paradigma de linguagem de script, procedural orientada a eventos. AWK é uma abreviatura das iniciais dos sobrenomes dos criadores da linguagem (Aho, Weinberger e Kernighan).
  • Common Lisp

    Common Lisp
    Common Lisp surgiu em 1984, e foi criada pelo Comitê ANSI X3J13, presidido por Guy L. Steele Jr., com um multiparadigma, funcional com orientação a objetos, com uma tipagem forte e dinâmica. Foi criada com o intuito de combinar aspectos de diversos dialetos Lisp anteriores, incluindo Scheme.
  • C++

    C++
    C++ surgiu em 1985 (última versão 2011), e foi criada por Bjarne Stroustrup, com um paradigma de abstração de dados, orientação a objeto, programação genérica, programação procedural, com uma tipagem estática, fraca ou forte, e segura, e é considerada uma linguagem de médio nível. Desde os anos 1990 é uma das linguagens comerciais mais populares, sendo bastante usada também na academia por seu grande desempenho e base de utilizadores.
  • Miranda

    Miranda
    Miranda surgiu em 1985 e foi criado por David Turner, com uma tipagem estática, fortemente tipada. Ela foi a primeira linguagem puramente funcional, a ser utilizada como ferramenta comercial, e não para fins acadêmicos.
  • Eiffel

    Eiffel
    Eiffel foi criada por Bertrand Meyer em 1985, linguagem de programação puramente orientada a objeto.
  • Erlang

    Erlang
    Erlang surgiu em 1986 (última versão em 2013) e foi criada por Ericsson, com um multi paradigma, concorrente e funcional, com uma tipagem dinâmica e forte, de uso geral e um sistema para execução. . Foi desenvolvida pela Ericsson para suportar aplicações distribuídas e tolerantes a falhas a serem executadas em um ambiente de tempo real e ininterrupto.
  • Perl

    Perl
    Perl surgiu em 1987 (última versão em 2012), criada por Larry Wall, com multiparadigma, funcional, imperativo e de orientação a objetos, relfexivo, estruturado e genérico. Com uma tipagem dinâmica, usada em aplicações de missão crítica em todos os setores, sendo destacado o seu uso no desenvolvimento web de todos os tipos. Além de ser muito utilizada para programação de formulários www e em tarefas administrativas de sistemas UNIX - onde a linguagem nasceu e se desenvolveu - possui funções muito
  • FL

    FL surgiu em 1989, e foi criada por John Backus, John Williams e Edward Wimmers, e foi criada no Almaden IBM Research Center.
  • Dylan

    Dylan
    Dylan surgiu nos inícios dos anos 90, foi criada pela Apple Computer, com multiparadigma, com uma tipagem din é uma linguagem de programação Multiparadigma criada pela Apple Computer.
  • Haskell

    Haskell
    Haskell surgiu em 1990, e foi criada por Simon Peyton-Jones, Paul Hudak,Philip Wadler, et AL, com um paradigma funcional, não rígido e modular, com uma tipagem forte, estática e inferida.
  • Python

    Python
    Python foi criado em 1991, por Guido Van Rossum, com um multiparadigma, orientação a objetos, programação imperativa e programação funcional, com uma tipagem dinâmica e forte. linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos
  • Gödel

    Gödel
    Gödel surgiu em 1992 (última versão em 1995), e foi criado por John Lloyd &Patricia Hill, com um paradigma lógico e declarativo, com uma tipagem forte. O sistema de tipos é baseado em muitos ordenados da lógica com polimorfismo paramétrico.
  • Lua

    Lua
    Lua surgiu em 1993 (última versão 2013), criado por Roberto Ierusalimschy,Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes, com um paradigma de abstração de dados, programação imperativa e programação procedural, com uma tipagem fraca, dinâmica e implícita. Foi projetada para expandir aplicações em geral, por ser uma linguagem extensível (que une partes de um programa feitas em mais de uma linguagem), para prototipagem e para ser embarcada em softwares complexos, como jogos. Lua é inteiramente proje
  • Java

    Java
    Java surgiu em 1995 (última versão em 2012), criado por James Goslinge e Sun Microsystems, com um paradigma de orientação a objetos, estruturada e imperativa, com uma tipagem estática e forte.
  • PHP

    PHP
    PHP surgiu em 1995 (última versão 2014), e foi criado por Rasmuss Lerdorf, com paradigma procedural, reflexão, orientação a objetos, funcional, com uma tipagem dinâmica. é uma linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web.
  • Ruby

    Ruby
    Ruby surgiu em 1995 (última versão em 2013), criado por Yukihiro Matsumoto, com multiparadigma, tem uma tipagem dinâmica e forte, com gerenciamento de memória automático. Originalmente planejada e desenvolvida no Japão para ser usada como linguagem de script.
  • C#

    C#
    Clojure surgiu em 2007, e foi criado por Rich Hickey, com um paradigma funcional, e tipagem forte e dinâmica, é uma variante moderna de Lisp. Clojure, na informática, é uma variante moderna de Lisp, desenvolvida por Rich Hickey. Clojure roda sobre a Java Virtual Machine (JVM).