-
Artur da Costa e Silva nasceu em Taquar no Rio Grande do Sul,
no dia 3 de outubro de 1899.
No mesmo ano Em que Campo Grande-MS foi emancipada no dia 26 de julho -
Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada por mineiros.
-
na qual se classificou como terceiro da turma
-
Foi preso e anistiado
-
Aconteceu em São Paulo
-
1950 ate 1952
-
. Ao lado de Castello Branco, Costa e Silva foi um dos principais articuladores do golpe de 1964, que depôs o presidente João Goulart, e fez parte da junta batizada de Comando Supremo da Revolução, formada pelo brigadeiro Correia de Melo e do almirante Augusto Rademaker.
-
Afastou-se do cargo para candidatar-se às eleições indiretas pelo Arena (Aliança Renovadora Nacional)
-
mediante abstenção de toda a bancada da oposição composta por políticos do MDB (Movimento Democrático Brasileiro)
-
O período de seu governo foi marcado por forte agitação política, com importantes movimentos populares e políticos de oposição, como a Frente Ampla, liderada por Carlos Lacerda e apoiada por Juscelino Kubitschek e João Goulart. Este movimento tinha como proposta a redemocratização, anistia, eleições diretas para presidente e uma nova constituinte.
-
manifestações estudantis denunciando falta de verbas e oposições contra a privatização do ensino público. Como resposta às críticas, Costa e Silva instituiu o polêmico AI-5, que conferia ao presidente da República poder para fechar o Parlamento, cassar políticos e professores, indicar governadores e prefeitos.
-
foi afastado do cargo, sendo substituído por uma junta militar.
-
Faleceu no Rio de Janeiro, em 17 de dezembro de 1969.