Juscelino

Biografia de Juscelino Kubitschek

  • Nascimento de Juscelino Kubitschek

    Nascimento de Juscelino Kubitschek
    Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em 22 de agosto de 1902, em Diamantina,Minas Gerais. Filho de um caixeiro-viajante e de uma professora. Juscelino Kubitschek gostava muito de futebol, e tinha simpatia pelo América Mineiro.
  • Graduou em Medicina

    Graduou em Medicina
    Estudou medicina em Belo Horizonte na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), formando-se em 1927
  • Curso na Europa

    Curso na Europa
    em 1930 Juscelino Fez curso e estágio complementares em Paris e Berlim (Só o ano é correto o mês e dia não pois não consta)
  • Casamento

    Casamento
    Juscelino casou-se em 30 de dezembro de 1931, e o nome de sua esposa é Sarah Lemos, e logo após Começou a trabalhar como capitão-médico da Polícia Militar, quando fez amizade com o político e futuro governador Benedito Valadares
  • Juscelino Prefeito

    Juscelino Prefeito
    Nomeado prefeito de Belo Horizonte (1940-1945) deixou um rico acervo arquitetônico em grande parte assinado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer; e realizou obras de remodelação da capital
  • Juscelino Governador

    Juscelino Governador
    Pelo PSD (Partido Social Democrático), foi eleito governador em Minas Gerais (1951 a 1955). Sua administração estadual foi muito dinâmica: construiu cinco usinas hidrelétricas e abriu mais de três mil quilômetros de rodovias, o que lhe rendeu projeção nacional.
  • Juscelino Presidente da Republica

    Juscelino Presidente da Republica
    Venceu a eleição para presidente da República com 36% dos votos, na época as eleições se realizavam em turno único. Juscelino foi o último presidente da República a assumir o cargo no Palácio do Catete em 31 de janeiro de 1956.
  • Hidrelétricas que Juscelino abriu em seu mandato

    Hidrelétricas que Juscelino abriu em seu mandato
    O Plano de Metas, lançado em 1956, permitiu a abertura da economia brasileira ao capital estrangeiro. Para ampliar o mercado interno, o plano ofereceu uma generosa política de crédito. Financiou a implantação da indústria automobilística e da indústria naval, a expansão da indústria pesada, a construção de usinas siderúrgicas e de grandes usinas hidrelétricas, como Furnas e Três Marias. (Furnas foi fundada 28 de Fevereiro de 1957 e a foto do Juscelino 10 de Março de 1960)
  • Brasília

    Brasília
    A construção de Brasília foi, sem dúvida, um dos fatos mais marcantes da história brasileira do século XX. Até que o Congresso, mesmo com descrença, aprovou uma Lei sancionada por JK em 19 de setembro de 1956, determinando a mudança da Capital Federal e criando a Companhia Urbanizadora da Nova Capital — Novacap. As obras, lideradas pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, para construir Brasília até a data prefixada de 21 de abril de 1960, em homenagem à Inconfidência Mineira.
  • Em 1961 entregou o poder ao novo presidente eleito, Jânio Quadros.

    Em 1961 entregou o poder ao novo presidente eleito, Jânio Quadros.
    As eleições de outubro de 1960 foram vencidas pelo candidato oposicionista Jânio Quadros, ex governador de São Paulo apoiado pela UDN. Jânio obteve 48% dos votos a maior votação obtida por um político brasileiro até então. Ao passar a faixa presidencial para Jânio Quadros em 31 de janeiro de 1961 Juscelino tornou-se o primeiro presidente desde Artur Bernardes a ser eleito pelo voto direto que iniciou e concluiu seu mandato dentro do prazo determinado pela Constituição Federal.
  • Falecimento

    Falecimento
    Em 22 de agosto de 1976, faleceu em um acidente automobilístico. (Marcha fúnebre ao ex presidente)