Hd 20130527143643ipvdf 04

As origens da Bioética

  • 1900 - Primeiro documento sobre experimentação em seres humanos

    Em 1900 foi criado o primeiro documento relacionado a experimentação em seres humanos. Foi formulado pelo Ministério da Saúde da Prússia e estabelecia duas condições para que a experimentação fosse feita: a integridade moral do experimentador e consentimento do sujeito pesquisado.
  • 1931 - Estabelecimento de diretrizes

    Em 1931 o Ministro do Interior da Alemanha estabeleceu 14 diretrizes para pesquisa nos seres humanos. Tais diretrizes determinavam de maneira precisa e muito restritivas os padrões técnicos e eticos da pesquisa. Incluia ainda, além das exigências dos documentos de 1900, a justificativa documentada sobre as mudanças em relação ao projeto de pesquisa; a análise sobre riscos e benefícios; a justificativa cogente para fazer pesquisas em pacientes vulneráveis.
  • 1933 - Lei da esterilização

    Estabeleceu uma ligação estreita entre médicos e magistrados através de um tribunal de saúde.
  • Period: to

    Segunda Guerra Mundial e Período Nazista

    Segunda Guerra Mundial. Tivemos o período nazista e 2a Guerra Mundial. Neste período, acontecem três fatos importantes que irão incluir progressivamente as instituições médicas na formulação e realização de políticas públicas “eugenistas” e racistas, formuladas desde 1924 por Hitler em seu livro-propaganda Mein Kampf:
  • 1939 - Circular de Outubro

    Criava seis institutos para a prática da eutanásia por injeção de morfina-escopolamina ou, quando julgada ineficaz, por sufocamento em câmaras de gás por meio de monóxido de carbono e o inseticida Zyklon B
  • 1941 - Campos de extermínio

    Criação dos campos de exterminio organizados e controlados pelos mesmos responsáveis do programa de morte por eutanásia.
  • 1946- Julgamento

    Julgamento de Nüremberg, para tratar das atrocidades cometidas pelos nazistas contra humanos. Médicos foram julgados por “assassinatos, torturas e outras atrocidades cometidas em nome da ciência médica”.
  • 1960 - Surgimento do primeiro problema

    Criada a máquina de hemodiálise e o shunt arteriovenoso (fístula arteriovenosa), que possibilitaram o tratamento de pacientes com falência renal. A solução encontrada foi a criação de um Comitê de Seleção de Diálise de Seattle. Este Comitê era composto por 7 pessoas de diferentes formações que analisavam caso-a-caso tendo por referência critérios de mérito social
  • 1966 - Artigo de Henry Beecher

    Um importante artigo de Henry Beecher, publicado no New England Journal of Medicine deunciou inúmeros casos de artigos científicos publicados com inadequações éticas