Antiguidade Oriental

  • Surgimento das primeiras cidades
    4000 BCE

    Surgimento das primeiras cidades

    A civilização mesopotâmica, que abrigava vários núcleos urbanos. Gradualmente, o surgimento das cidades foi alterando a paisagem com construções, e a vida em sociedade foi de modificando com "a divisão do trabalho", posto de algumas pessoas passaram a se dedicar a serviço especializados.
  • Período Arcaico
    3100 BCE

    Período Arcaico

    Período entre a unificação do território egípcio , que era dividido entre o Baixo e o Alto Egito
  • Civilização dos Fenícios
    3000 BCE

    Civilização dos Fenícios

    Outra civilização mediterrânea foi a dos fenícios, que , por volta de 3000 a.C., se instalaram em uma estreita faixa de terra na costa oriental do Mediterrâneo, que corresponde hoje ao Líbano e parte da Síria. Esse povo caracterizou-se pela arte da navegação e pelo intenso comércio. Organizavam-se em cidade-estados, sem nenhuma subordinação política entre elas, e, não raro, rivais. Seus governantes eram chamados de sufetas.
  • Antigo Império
    2700 BCE

    Antigo Império

    capital do Egito: Mênfis; nesse período foram construídas as grandes pirâmides. Egípcios da época acreditavam em vida após a morte , por isso eram sepultados com registros de obejos, bens, nomes de familiares, oferendas e tudo o que pudesse ser necessário para o morto usufruir na eternidade. Foi nesse período também em que se alastrou o uso da irrigação e houve a expansão da agricultura.
  • Primeiro Império
    2350 BCE

    Primeiro Império

    Sob a liderança de Sargão de Akkad, deu-se a unificação entre áreas sumárias e acadianas, e fundou-se o primeiro império.
  • Médio Império
    2050 BCE

    Médio Império

    Houve a reunificação política.O governos fortes expandiram o domínio para o sul do Egito e a capital foi transferida para Tebas. A prosperidade do período foi baseada no trabalho servil e no domínio da Núbia, uma região rica em ouro. O comércio foi favorecido pelas trocas com áreas no Mediterrâneo. Essa prosperidade comércio permitiu um reflorescimento cultural com o desenvolvimento da pintura e, também, novas construções funerárias.
  • Ascensão da Babilônia
    2004 BCE

    Ascensão da Babilônia

    À acensão da cidade da Babilônia que, consequentemente, emprestou seu nome a toda área sob sua influência e, também, seus modelos políticos, sociais e culturais.
  • Habitação dos Hebreus
    2000 BCE

    Habitação dos Hebreus

    Durante esse ano, os hebreus habitavam a região de Ur, na Caldeia, atual Iraque. Organizavam-se em clãs familiarese eram liderados pelos patriarcas.
  • Domínios das cidades
    1792 BCE

    Domínios das cidades

    A Mesopotânia viveu novas disputas entre as cidades que buscavam impor sua hegemonia sobre as demais. Esse período de transição conheceu os domínios das cidades de Isin e Larsa, até a ascensão da Babilônia e seu domínio imperial e unificado imposto por Hamurábi.
  • Migração dos hebreus
    1700 BCE

    Migração dos hebreus

    por volta desse ano, muitos hebreus migraram para o Egito depois de uma grande fome que os atingiu. No Egito, os hebreus foram escravizados por mais de 400 anos pelos faraós. Moisés os conduziu à liberdade: a saída do Egito, a Páscoa 9que significa passagem), é uma das datas mais importantes da tradição judaica.
  • Novo Império
    1550 BCE

    Novo Império

    A capacidade militar dos egípcios havia sido consagrada. Tomaram medidas para expandir e consolidar seus territórios até a Ásia.
    Esse período foi marcado por grande riquezas, prosperidades e cosmopolitismo. O isolamento foi sucedido pela expansão e pelo contato comoutros povos, promovendo intercâmbios comerciais e culturais.
  • Assírios
    1100 BCE

    Assírios

    Os assírios habitavam a região ao norte da Mesopotâmia.
    Eles estavam fortemente militarizados; conquistaram as regiões da Babilônia, Armênia, Síria, Palestina e Egito. O objetivo das campanhas militares dos assírios era obter vantagens comerciais e benefícios econômico com imposição de tributos de guerra. Esse era a principal fonte de financiamento dos assírios.
  • Biblioteca
    669 BCE

    Biblioteca

    Durante o governo de Assurbanipal(669-626a.C) formou-se uma grande biblioteca em Nínive, capital assíria.
  • Coalizão
    612 BCE

    Coalizão

    A forma de domínio dos assírios despertou ressistências, e uma coalizão de povos, como caldeus, medos, elamitas e babilônios, destruiu o poder assírios. Medos e babilônios repartiram o domínio sobre o antigo império assírio e, surgiu o Segundo Império da Babilônia.
  • Invasão da Babilônia
    539 BCE

    Invasão da Babilônia

    A partir de 539, os persas invadira, e dominaram a região da Babilônia
  • Dominação Helenística
    330 BCE

    Dominação Helenística

    em 330 a.C. iniciou-se o período de dominação helenística
  • A Queda do Império Persa
    330 BCE

    A Queda do Império Persa

    O Império Persa, que dominou a Mesopotâmia, ocupava a área iraniana e foi comandado pelo imperador Ciro, que em apenas 20 anos estendeu seus domínios pela Ásia Menor e Babilônia. Seus sucessores atingiram o norte da África e as margens do rio Danúbio, alcançando também as margens do rio Indo, na Ásia Central. Esse vasto império sucumbiu em 330 a.C. perante o poderio de Alexandre, o Grande, da Macedônia.