-
O primeiro sistema operacional da Microsoft que foi criado a mais de 35 anos atrás que tinha como principal característica a apresentação de uma interface gráfica incluindo menus que caem ao serem clicados, a utilização de uma seta para apontar e clicar em elementos, barras de rolagem e as janelas .O que pode ser completamente normal para nós naquela época era foi extremamente importante para chegar no avanço atual.
-
Diferente do Windows 1.0 , o Windows 2.0 as janelas da interface se sobrepõem na tela e possuía a capacidade de rodar sem um disco rígido o que foi bastante polêmico na época pois foi processada pela Apple que acusava a Microsoft de ter copiado o seu sistema. Entretanto a Apple perdeu o processo.
-
O Windows 3.0 veio com uma interface reformulada e um visual mais moderno um pouco mais parecido com o que conhecemos hoje. Além disso ele trouxe diversas melhorias como suporte a drives de CD e placas de som, além de vir pré-instalado em discos rígidos, ocupando 5 MB. Além de introduzir softwares importantes como o Bloco de Notas, um editor de texto e o clássico jogo Paciência.
-
Uma combinação de Word 1.1, Excel 2.0 e PowerPoint 2.0 ,configurava-se como o primeiro pacote office lançado pela Microsoft.
-
Apresentava uma melhora no Excel, com Word 1.1 e Powerpoint 2.0.
-
Possuía o Word 2.0; Excel 4.0A e PowerPoint 4.0.Sofreu alguns upgrades em relação ao MS-Office 1.5.
-
Houve um pequeno upgrade do Excel entre o Office 3.0 e o Office 4.0 e o mesmo foi continuado no Office 4.0.Em vez do Excel 4.0A, agora era o Excel 4.0. A versão PowerPoint era a mesma 3.0. A principal revisão foi o MS Word, que agora tinha uma interface muito rica focada na formatação. Assim, o Office 4.0 é composto do seguinte: Word 6.0, Excel 4.0 e PowerPoint 3.0.
-
Nesta versão a Microsoft introduziu o Windows Explorer e a barra de tarefas que utilizamos até hoje e mais uma vez apresentou uma nova mudança na interface.
-
A convenção de nomenclatura foi alterada para corresponder aos números de versão de cada software aplicativo da suíte Office! Assim, foi Word 95, Excel 95 e Presentation 95.Note-se que cada versão do MS Office também trouxe outro software, como o Publisher.
-
Introdução de assistente de escritório. Interface do Excel 97: Ícones do Word e do Excel no Windows Quick Launch Bar.
-
Trouxe vários avanços em relação ao 95, apesar de não ter sofrido mudanças visuais significativas. Importante mencionar o suporte a dispositivos USB e múltiplos monitores e a chegada do Internet Explorer já instalado por padrão. Antes na versões anteriores ele não vinha instalado por padrão, mas era possível adquiri-lo em um pacote de atualização chamado Plus.
-
Entre as muitas atualizações das versões anteriores estavam elementos de usuário mais suaves e segurança melhorada.
-
Na virada do milênio a Microsoft introduziu o Windows Millenium Edition (ME).oferecia um boot mais rápido do que os anteriores, mas isso fazia com que programas mais antigos baseados em MS-DOS não funcionassem mais. Além disso, era mais voltado para usuários domésticos.
-
Sua característica mais marcante, à primeira vista, foi o visual caprichado, com cores vivas, a montanha verde com céu azulado, a barra de tarefas azul e os demais elementos que marcaram uma nova era no design do sistema. Além disso, unido aos avanços de hardware e softwares de terceiros, tornou-se uma versão extremamente confiável para as mais variadas atividades.
-
Com o XP, a Microsoft forneceu quase todos os recursos para usuários que trabalham em modo restrito em redes corporativas. Observe o brilho no título Windows que é herdado dos elementos básicos do Windows XP que continuaram a governar por quase uma década
-
No caso do MS Office, no entanto, a versão mais utilizada é a versão 2003, com muitas funcionalidades e características de segurança. Misturado com o Windows XP completamente e apresentado ícones e barras de ferramentas com a mesma aparência do sistema operacional. Além da aparência, o rico recurso organizado ordenadamente sob diferentes guias de menu fez com que os usuários escolhessem anos até que fossem forçados a atualizar para o Office 2007 e Office 2010.
-
Apesar de ter um visual bastante refinado, com transparências e efeitos especiais em 3D, o sistema não decolou por causa de inúmeros atrasos e problemas técnicos. Além disso, ele não oferecia nenhuma vantagem significativa sobre o Windows XP, que ainda era muito bom e confiável.
-
O Office 2007 introduziu a interface de fita e o ajudou a produzir documentos de aparência profissional, fornecendo um conjunto abrangente de ferramentas para criar e formatar seu documento na nova interface de usuário do Microsoft Office Fluent.
-
Oferecia um visual bem agradável e desempenho e confiabilidade nos mesmos níveis do Windows XP. Com o encerramento do suporte à versão antiga, o Windows 7 passou a ser o sistema operacional mais utilizado do mundo.
-
O Microsoft Office 2010 permite que pessoas e funcionários se mantenham em contato e trabalhem efetivamente, não importa onde estavam. Eles poderiam usar os mesmos aplicativos de seus PCs, de um smartphone ou de um navegador da Web.
-
Em 2012 a Microsoft decidiu eliminar o Menu Iniciar e substituiu pelos "Live Tiles", quadrados vivos que continham programas e exibiam informações relevantes em tempo real, em uma interface voltada para dispositivos com tela sensível ao toque. Entretanto foi um fracasso .
-
Evolution Of MS Office continua com o Office 2013 e Office 365 e faz uso da computação em nuvem e leva-o ao próximo nível, enquanto introduz o Touch.
-
Apresentado para ser o "Windows definitivo", essa versão ganha novidades semestralmente e vem se tornando cada vez mais robusta. Além disso a empresa resolveu os problemas do Windows 8 como por exemplo a volta do menu iniciar, e criou uma nova rotina de atualizações e distribuições.
-
Uma das maiores novidades é a inclusão da capacidade de colaborar com um grupo de amigos no mesmo arquivo de Word salvo na nuvem. Sobre mudanças específicas, o Excel agora tem novos modelos de gráficos e um sistema de publicação integrada melhorado.
-
O Windows 11 ainda não tem data para sair, mas a sua estreia em PCs novos é esperada para outubro. A atualização gratuita para usuários do Windows 10 deve ser encaminhada para todos em janeiro.