-
Com o estado de crise politica por que muitos vem as ações do presidente João Goulart como comunistas e assim os militares com apoio de muitos setores da população laçarem sua propia "contrarrevolução".
-
Em 2/4/1964 o congresso declara que a não a mais um presidente, mesmo com o João Goulart ainda no país. isso gera tensão entre os poderes.
-
Agora sem o João Goulart, o primeiro ato institucional é posto em prática, que em outras palavras fazem este golpe militar ser institucional. Mas sem presidente, os militares estão decidindo se quem vai ser o novo presidente.
-
Sem president, um novo foi escolhido, ele foi o general Humberto de Alencar Castelo Branco, que foi elegido por o colégio eleitoral e foi o primeiro presidente militar, mas não governou muito, que ele queria dar poder de volta aos civis
-
Neste ano termina com 20 mortes confirmadas e houve 203 denuncias de tortura.
-
com as novas eleições vindo de municipais e civis ganhando, o presidente Castelo Branco tinha a intenção de dar o poder de volta para o civis em 1966. Mas os militares de linha dura liderados por Artur de Costa e Silva quer que Branco anule os resultados, ele recusa e quase houve um segundo golpe. Este golpe e advertido por Artur de costa por ter conseguido que o Branco lançar o AI-2, que remove todos os partidos, faz as eleição do presidente indireta e da mas poder para ele.
-
Depois de pressionado o presidente Branco para remover os partidos civis politicos, a linha dura entre os militares ganha mais poder. Mas depois deste momento eles começaram a virar a maioria entre os militares.
-
Mesmo com a criação do AI-2, neste ano houve 3 mortes e 83 denuncias de tortura. Este numerou nos anos seguintes vai aumentar drasticamente.
-
O AI-3 remove eleçioes diretas ao governantes. Assim os governantes de estado são agora militares ou algume que tem influencia sobre os militares. Como voce pode imaginar isso gera um espaço para a corrupção e favores para votar. Ate hoje não sabemos os números exatos de corrupção.
-
Desde que o AI-3 foi implementado, houve protestos, mas em março houve um dos mas grande. os protesto foram grandes em São Paulo, Rio de Janeiro e belo Horizonte. Durnate tudo isso explodiu duas bombas explodem em Recife.
-
o General Artur de Costa da Silva, foi elegido por o congresso para ser o proximo presidente, mas so um ano depois tomou o cargo. Ele anteriormente foi o líder dos militares da Linha dura, agora com ele no poder, os da linha dura tem mais influencia e tem agora um presidente com as mesma ideias.
-
O AI-4 ou a nova constituição, foi a criação de uma nova constituição que Incorporou os Atos Institucionais e criou nova medidas autoritárias. Para criar esta nova constituição, foi convocado o congresso desde 12/12/1966 ate 24/1/1967
-
desde que a ditadura começou, tivemos 25 mortes confirmadas e tivemos 305 denúncias de tortura. depois deste ano e bem difícil falar com certeza os numerou exatos de mortes e torturas ano a ano.
-
Edson Luiz de Lima Souto, um estudante foi morto por a PM(Policia Militar) no Rio, este abuso de poder gerou protesto que geraram um efeito cascada.
-
Com a morte do Eduardo, cem mil protestantes, estudantes, intelectuais, politicos e artistas foram protestando no Rio de janeiro, começou com 50 mil, mas o numerou dobrou e com o discurso de Vladimir Palmeira muitos mas se uniram. com esta inspiração, muitos estudantes também tentaram fazer outro protesto assim, um exemplo em Goiás, mas não deu muito certo porque os estuantes foram baleados.
-
o fervor deste protesto contra a ditadura esta ainda continuando, mas as repressões dos militares ainda continuam e com mais força. a Roda viva, uma peça de teatro em São Paulo foi atacado por a CCC, um grupo paramilitar do governo. Mesmo tentando de novo fazer a peça mas nesta vez em porto alegre aconteceu o mesmo e a peça teve que ser parada.
-
Durante um Congresso clandestino da UNE em Ibiúna(SP) forma presos entre 400-1000 estudantes. O golpe mais forte na organização do movimento estudantil, foi que muito dos presos era os lideres e assim o movimento estudantil perdeu muita influencia.
-
Mesmo com toda as manifestação, o militares de linha dura ainda tinha muito poder e assim o AI-5 foi feito para destruir qualquer oposição: censura da imprensa, muitos poderes para o presidente, qualquer momento o congresso pode ser fechado e prendera oposição. Com o tempo e mais recurso, muitas nova parte do governo foram criados especialmente para perseguir a oposição e assim começaram o anos de chumbo. Com isso acontecendo ficou impossible fala o numerou de morte/tortura com certeza.
-
O derrame cerebral de Costa de Silva Foi algum inesperado, que causo um chaos entre que ia suceder ele e ser o proximo presidente, o motivo disso era que o vice dele o Pedro Aleixo, votou contra o AI-5 e isso era como uma declaração de guerra para os militares de linha dura.
-
em 31/7/1969 o comandante do exercito Aurélio de Lira Tavares, da marinha Augusto Hamann Rademaker Grünewald e o comandante da Força Aérea Márcio de Sousa e Melo tomaram o poder para não deixar que o Pedro Aleixo assumisse.
-
O AI-1 ate o AI-5 são os mais famoso, mas o AI-12 foi um que merece ser sabido. Com a remoção de Pedro Aleixo para ser presidente, a nova junta militar precisava ter legalidade e então o A-12 foi criado falando que agora os ministros militares estão governando
-
O general Emílio Garrastazu Médici assume a presidência, Ele foi eleito porque ele queria ter uma "posse legitima" e assim abriu o congresso depois da junta.
-
o final Deste ano termina com 1000+ denúncias de tortura, com o governo Medici começa a "guerra suja."
-
Com o começou do ano, houve um crescimento no PIB de dois dígitos que aumentaram muito grades empresas e o investimento. o Problema era que muitas empresas não conseguiram a competir com as estrangeiras e fecharam.
-
Com o Brasil ganhando de novo a a copa mundial. O governo sua isso ao máximo para dar pão e circus para as massa, a ironia era que durante e época grande partes da população não tinha nada para comer e o governo não fazia nada.
-
A criação de DOIs fez que a censura ficar mais forte e fez que muitos jornais removesse muitas coisas. Enquanto isso houve muitas mas propaganda e ate chegou a criação de tribunais de censura que iam julgar qualquer órgão de comunicação que não seguim a lei(isso inclui TV e Radio)
-
O final deste Ano houve mais de 1200 casos de tortura no brasil e 30 mortes. Este numerou é o mais alto confirmado en todo os anos da ditadura. Mas como muitos documentos Ainda estão fechados, este numero pode ser muito mais grande
-
um dos exemplos mais famosos de guerra suja foi Rubens Paiva. Ele era um politico que foi exilado por sua própria segurança por ser político, depois voltou para a sua profissão de engenheiro. Os militares suspeitava que ele tinha alguma conexão com grupos do MR-8 e prenderam ele e o torturava. So depois de 40 anos foi clarificado como ele morreu. ele e um dos muitos casos de hoje.
-
O exercito Brasileiro descobre campos de treinamento em Araguai do PC do B. depois disso o exercito Brasileiro vai para la para destruir estes campos.
-
A Anistia Internacional faz a sua própria investigação sobre o que esta acontecendo e então a publica um relatoria de 92 paginas com o nome de 472 torturadores e 1087 torturados.
-
Oficialmente é indireta como o presidente é elegido, mas são acordos em realidade e o novo presidente, o Medici escolheu o Ernesto Geisel para ser o seu sucessor.
-
A guerra de araguaia continua e em oct acontece a começa uma das mas grande ofensiva militares durante este conflicto.
-
Ernesto Geisel é elegido "democraticamente" por 400 votos contra o 76 votos do "anticandidato" Ulysses Guimarães.
-
um tempo depois de tomar posse o Ernesto Geisel declarou que vai devagarmente ter uma abertura politica.
-
Com a força area e mais de 5000 soldados, a guerrilha ia perder era so uma questão de tempo e termino com a morte do seu ultimo membro ativo: Afonso Costa
-
O jornalista Vladimir Herzog vai para o centro a DOI para dar seu depoimento, horas depois e encontrado morto.
-
Os numerous da tortura foram censurados por grande parte da ditadura e ate hoje não sabemos os numerou exatos, mas durante este ano sabemos que houve 585 casos de tortura, não e possível confirmar com certeza o numero de mortes deste ano.
-
Com a abertura politica ainda ben longe de ser perfeita, houve muito protestos em São Paulo
-
Por os proximo 4 anos, houve ataques terroristas em a ABI e a OAB, o caso mais devastador foi quando uma bomba explodiu nas duas
-
Durante a noite tive 3 atentados: o primeiro foi o sequestro de Dom Adriano Hipólito, um bispo, que deixaram ele nu, pintado de vermelho na beira da estrada. O segundo foi explosão de um automóvel em frente da sede do da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O final atentado foi quanto tentaram assassinar o Roberto marinho, o do GLOBO com uma bomba, mas fracassaram.
-
Neste ano houve 156 casos de tortura confirmada.
-
A reforms da abertura politica não eram perfeita e bem devagar e então um grupo de estudantes em São Paulo começou uma manifestação. Com isso uma faisca de protest começaram
-
a apoio da situação em São Paulo, um total de 80 mil estudantes vão em greve.
-
O exercito brasileiro invade e ocupa a universidade de Brasilia, o motivo era que Brasília era onde muitos dos estudantes do protesto vieram. Esta vez não foi a primeira, mas a ocupação manteve ate 1979.
-
A invasão da PUC de SP foi um duro golpe para o movimento estudantil. mas de entre 1500-1700 estudantes e professores foram presos e sujeitos a violência da policia.
-
Com as "novas eleições" aproximando o Geisel escolheu o General João Batista Figueiredo para ser o seu sucessor.
-
Oficialmente com todo os problemas de censura, so houve 214 casos confirmados de tortura. Mas com todo os protestos e violência policial o numerou deve ser muito mais alto. Como os anos anteriors o numerou de morte deve ser algo grande, mas como sem ponto de referência de numerou não aparece aqui.
-
durante o ano houve um total de 26 bombas, maiorias da linha dura por perder poder, mas outras de grupos rebeldes.
-
Finalmente depois de tantos anon chega ao fim a censura a tribuna da impressa. Com isso muitos dos jornais que foram censurados desde 1969 foram oficialmente publicados.
-
O João Figueiredo foi elegido por 355 votos a favor contra 266 contra. Isso significa que nesta vez realmente houve uma disputa para quem ia ser o proximo presidente.
-
Com muita pressão externa e interna, O Gesiel teve que revocar o AI-5. Isso foi declarado em Outubro, mas entrou vigor so no final do ano.
-
Durante este ano houve so 3 bombas.
-
A metalúrgica da ABC começa uma greve liderado por Lula da Silva. o motivos São melhor pagamento e condições de trabalho. isso vai levar a greves por mais um ano.
-
A Lei da Anistia e passada por Figueiredo. Agora todos os que estavam exilados podem voltar a brasil
-
O congresso tendo agora poder devolta, terminou o systema de Bipartidarismo, e criou o PP, PDT, PDS, MDB e o PMDB.
-
Neste dia o PT e formado.
-
Com a series de greve continuando an ABC, o governo declara intervenção e o Lula e preso
-
Uma bomba explodi por acidente anted e atacar evento do dia do trabalhador. A teoria mais aceita foi que militares da linha dura foi que fizeram isso, mas falaram ante te
-
Depois de 18 anos sem eleições diretas de governadores, o brasil vai finalmente escolher quem vai ser o proximo governadores de estado.
-
Deputado Dante De Oliveira(PMDB) fez a proposta de voto direto, a assim começou a luta politica de dois anos para eleições diretas, mas no final não foi aprovadas.
-
A nova constituição brasileira de 1988 que foi considerada a continuação cidadã para ajuda a redemocratização do o brasil.