Geração de Computadores

Timeline created by John2000
  • Windows NT 3.1

    Windows NT 3.1
    Este tinha suporte de AppleTalk, permitia ligações com computadores Macintosh. Também suportava configurações de RAID do tipo RAID 0, RAID 1 e RAID 5.
    Dependia do sistema operativo DOS para as suas funções principais. E teve suporte até fins do ano de 2000. Durante esse tempo foram lançados 3 pacotes de serviço para o mesmo.
  • Period: to

    Windows NT Server

  • Windows NT 3.5

    Windows NT 3.5
    Esta edição de servidor incluía suporte integrado a Winsock e TCP/IP
  • Windows NT 3.51

    Windows NT 3.51
    Lançado 9 meses após o lançamento do Windows NT 3.5, uma das principais caraterísticas que oferecia era o suporte ao cliente/servidor, podendo operar com Windows 95.
  • Windows NT 4.0

    Windows NT 4.0
    Lançado com três versões differentes, Windows NT 4.0 Server, já tinha interface para utilizador, para empresas de escala pequena, “Enterprise Edition”, lançada a 1997, que diminuiu a memória necessária para o kernel de 2GB para 1GB, e a “Terminal Server Edition”, lançada a 1998, permitia aos utilizadores acesso remoto.
  • Windows 2000

    Windows 2000
    Lançado com quatro versões “Windows 2000 Server”, “Advanced Server”, “Small Business Server” e “Datacenter Server”. Suportava IPsec e TCP/IP, e muitos mais recursos disponibilizados, um dos mais destacados sendo “DFS”, que permitia várias partilhas de diferentes localizações serem agrupadas num só ficheiro.
  • Windows Server 2003

    Windows Server 2003
    Veio com capacidade de criar scripts melhorado com a iniciativa de trazer uma linha de comandos completa para a versão seguinte do Windows, e um sistema de restauração de ficheiros perdidos, e uma ferramenta que se destaca, “Manage Your Server” que permitia ao administrador escolher a função do servidor.
  • Windows Server 2003 R2

    Windows Server 2003 R2
    Lançado com novas opções de ferramentas, como o “.NET Framework 2.0” que serve para desenvolver e executar sistemas de aplicações, “AD FS” que fornecem aos utilizadores acesso de log-in único para aceder a sistemas e aplicações, “MMC” permite o fácil gerenciamento do sistema, uma nova versão de DFS, e criação virtual de sistemas, “Microsoft Virtual Server 2005”.
  • Windows Home server

    Windows Home server
    Feita especificamente para a criação de um servidor em casa, baseado no Windows Server 2003. Assim podendo conectar vários computadores com possibilidade de partilha de por exemplo, música, fotos, documentos, backups automáticos, acesso remoto, entre outros.
  • Period: to

    Windows Server - Era da virtualização Hyper-V

  • Windows Server 2008

    Windows Server 2008
    Foi lançada 5 anos depois da versão anterior do Windows Server. Considerada a era de “Hyper-V Virtualization”. Veio com muitas funções e ferramentas novas como por exemplo “Self-Healing NTFS”, se o sistema detetava uma corrupção num ficheiro, era marcado como “sujo” para corrigir os erros desse mesmo volume, “WSRN”, etc. Uma outra ferramenta foi o “Server Manager” era uma combinação de uma ferramenta anterior “Manage Your Server” e “Security Configuration Wizard”.
  • Windows Server 2008 R2

    Windows Server 2008 R2
    Com o lançamento incluía novas funcionalidades para o “Active Directory”, nova virtualização, ferramentas de gestão, um novo servidor web. Foi o primeiro sistema operativo de servidores de 64-bits, suporta até 256 processadores lógicos.
  • Windows Server 2012

    Windows Server 2012
    Também chamado de “Windows Server 8”, com recursos novos como computação em nuvem, versão atualizada do Hyper-V, função de gerenciamento de endereços IP, nova versão de Gerenciador de Tarefas do Windows, e o ReFs, um novo sistema de arquivos.
  • Windows Server 2012 R2

    Windows Server 2012 R2
    Esta versão foi lançada com mais recursos disponibilizados como o botão “Start”, Windows PowerShell V4 e muito mais segurança devido ao antivírus melhorado
  • Period: to

    Windows Server - Era da "Cloud"

  • Windows Server 2016

    Windows Server 2016
    Uma das principais caraterísticas é o “Nano Server” que foi criado especificamente para poder correr aplicações da cloud, com velocidade mais elevada, estabilidade e segurança. Outras caraterísticas deste novo Sistema Operativo são cópias do armazenamento quando ocorrem desastres e ReFS como principal sistema de ficheiros, vista a aumentar a performance de Hyper-V.
  • Windows Server 2019

    Windows Server 2019
    Lançado com caraterísticas como o antivírus melhorado e proteção para as máquinas virtuais. Uma outra caraterística é a “Windows Admin Center” baseado no browser, é uma ferramenta que oferece outras ferramentas e uma plataforma para a gestão de servidores.