Versões dos Sistemas Operacionais da Microsoft e do MS-Office

  • Windows 1.0

    Windows 1.0
    O Windows 1.0 foi onde tudo começou, lançado em 1985. Até sua chegada, os sistemas operacionais funcionavam apenas em modo texto e este foi o primeiro a oferecer uma interface gráfica em cima do modo texto (MS-DOS) de maneira que qualquer pessoa pudesse interagir com o sistema sem precisar digitar comandos no terminal.
  • Windows 2.0

    Windows 2.0
    O Windows 2.x foi uma interface gráfica do utilizador baseada em ambiente de funcionamento da Microsoft distribuído com o software para scanners da Hewlett-Packard.
  • Windows 3.0

    Windows 3.0
    Além do visual renovado, ele trouxe diversas melhorias como suporte a drives de CD e placas de som, além de vir pré-instalado em discos rígidos, ocupando "monstruosos" 5 MB. Além disso, o Windows 3.0 introduziu softwares importantes como o Bloco de Notas, um editor de texto e o clássico Paciência.
  • Windows 95

    Windows 95
    Lançado em 1995, o sistema foi um marco na história da Microsoft, do próprio Windows e, quem sabe, até da humanidade. A interface gráfica, mais refinada do que nunca, praticamente não mudou visualmente até a chegada do Windows XP e em comportamento até o Windows 8 em 2012. Nesta versão, a Microsoft introduziu o Windows Explorer e a barra de tarefas, presentes até os dias de hoje e que não devem desaparecer tão cedo.
  • Office 97

    Office 97
    Microsoft Office 97 foi uma suíte de aplicativos para escritório da Microsoft. Foi um grande marco de lançamento que incluía centenas de novas funcionalidades e melhorias, introduziu o "Command Bars", um paradigma em que os menus e barras de ferramentas foram feitas mais similares em termos de capacidade e design visual caracterizado sistemas de linguagem natural e gramatical sofisticados.
  • Windows 98

    Windows 98
    O Windows 98 foi lançado em 1998, como o nome sugere, e trouxe vários avanços em relação ao 95, apesar de não ter sofrido mudanças visuais significativas. Importante mencionar o suporte a dispositivos USB e múltiplos monitores e a chegada do Internet Explorar já instalado por padrão
  • Office 2000

    Office 2000
    O Microsoft Office 2000, é o sucessor do Microsoft Office 97, foi disponibilizado para sistemas de 32-bits, incluindo Windows 2000. Todos os aplicativos do Office 2000 têm capacidade OLE 2 que permite mover os dados automaticamente entre diferentes programas.
  • Windows ME

    Windows ME
    Na virada do milênio a Microsoft introduziu o Windows Millennium Edition (ME). O software foi meio que um fiasco para a empresa e 1 ano depois foi substituído pelo Windows XP. O ME oferecia um boot mais rápido do que os anteriores, mas isso fazia com que programas mais antigos baseados em MS-DOS não funcionassem mais. O Windows ME era voltado para usuários domésticos e o Windows 2000 era a versão para negócios.
  • Office XP

    Office XP
    O Microsoft Office XP é um pacote de produtividade para escritório produzido pela Microsoft para sistemas operacionais Windows. Lançado em 5 de março de 2001, é o sucessor do Office 2000 e o antecessor do Office 2003 e era conhecido como Office 10 nas fases iniciais do seu ciclo de desenvolvimento.
  • Windows XP

    Windows XP
    Sua característica mais marcante, à primeira vista, foi o visual caprichado, com cores vivas, a montanha verde com céu azulado, a barra de tarefas azul e os demais elementos que marcaram uma nova era no design do sistema. Além disso, unido aos avanços de hardware e softwares de terceiros, tornou-se uma versão extremamente confiável para as mais variadas atividades.
  • Office 2003

    Office 2003
    Microsoft Office 2003 é um programa para escritório escrito e produzido pela Microsoft para o seu sistema operacional o Windows. Lançado em 17 de novembro de 2003, foi o sucessor do Office XP e o que precedeu o Office 2007.
  • Windows Vista

    Windows Vista
    Lançado em 2007, o Windows Vista foi um dos maiores fiascos da empresa. Apesar de ter um visual bastante refinado, com transparências e efeitos especiais em 3D, o sistema não decolou por causa de inúmeros atrasos e problemas técnicos. Além disso, ele não oferecia nenhuma vantagem significativa sobre o Windows XP, que ainda era muito bom e confiável.
  • Office 2007

    Office 2007
    O Office 2007 contém uma série de novas funcionalidades, a mais notável das quais é a nova interface gráfica chamada Fluent User Interface[2] (inicialmente referido por Ribbon User Interface), substituindo os menus e barras de ferramentas – que têm sido a pedra angular do Office desde da sua criação - com uma barra de abas, conhecida como a "Faixa de Opções".
  • Windows 7

    Windows 7
    Após o fracasso do Windows Vista, a empresa lançou o Windows 7, que veio para salvar a pátria. Depois do XP, o 7 foi o sistema da "zona de conforto" dos usuários, já que oferecia um visual bem agradável e desempenho e confiabilidade nos mesmos níveis do Windows XP. Com o encerramento do suporte à versão antiga, o Windows 7 passou a ser o sistema operacional mais utilizado do mundo e atualmente conta com pouco mais de 60% de participação no mercado.
  • Office 2010

    Office 2010
    Microsoft Office 2010, também chamado de Office 14, é uma suíte de escritório ou uma Informática Intermediária para Microsoft Windows, sucessor do Microsoft Office 2007. O Microsoft Office 2010 oferece compatibilidade estendida a diversos formatos de arquivos, atualizações de interface do usuário e uma requintada experiência do usuário.
  • Windows 8

    Windows 8
    Tudo ia bem com o Windows 7, mas, em 2012, a Microsoft colocou os pés pelas mãos em uma aposta que não deu muito certo: eliminou o Menu Iniciar e empurrou goela abaixo dos usuários os "Live Tiles", quadrados vivos que continham programas e exibiam informações relevantes em tempo real, em uma interface voltada para dispositivos com tela sensível ao toque.
    O problema é que quase ninguém possui uma tela do tipo e a maioria já está acostumada a trabalhar bem com os bons e velhos teclado e mouse.
  • Office 2013

    Office 2013
    O aplicativo ganha novos contornos, ao estilo da interface Metro, presente no Windows 8. O Microsoft Outlook recebeu mudanças mais drásticas, por exemplo, a interface Metro fornece uma nova visualização para as tarefas programadas. O PowerPoint irá incluir mais modelos e efeitos de transição, e o OneNote incluirá uma tela nova. O Excel conta com uma ferramenta de filtragem de dados em um cronograma. No Word, a capacidade de inserção de vídeo e áudio online.
  • Windows 10

    Windows 10
    O Windows 10 chegou como a promessa da Microsoft para introduzir aos usuários o sistema operacional do futuro. Com ele, a empresa não apenas resolveu os problemas do Windows 8, mas criou uma nova rotina de atualizações e distribuições. Apresentado para ser o "Windows definitivo", essa versão ganha novidades semestralmente e vem se tornando cada vez mais robusta.
  • Office 2016

    Office 2016
    Como nas versões anteriores, o Office 2016 é disponibilizado em várias edições distintas voltadas para diferentes mercados. Todas as edições tradicionais do Microsoft Office 2016 contêm o Word, o Excel, o PowerPoint e o OneNote e são licenciadas para uso em um computador.
  • office 2019

    office 2019
    Os novos recursos do Office 2019 incluem a capacidade de gerenciar ícones, gráficos vetoriais e imagens 3D no PowerPoint, mapas 2D no Excel; Grupos do Office 365 para o Outlook; e um tema preto chique para o Word.
  • Windows 11

    Windows 11
    Windows 11 será a próxima versão principal da família de sistema operacional Windows NT, anunciada em 24 de junho de 2021, e desenvolvida pela Microsoft. Com o lançamento sendo esperado para o final de 2021, é o sucessor do Windows 10, lançado seis anos antes.