-
Todos os seres vivos dependem da natureza para sobreviver, mas nós ser humano e da natureza que obtemos desde os alimentos até aos remédios.
Os animais são parte fundamental da cadeia que suporta a biodiversidade e a sustentabilidade do meio ambiente. Se forem extintos ou se tornarem raros, comprometem todo o equilíbrio da natureza e a sobrevivência de várias espécies. -
Segundo fonte do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), os ovos foram apreendidos em seis momentos diferentes e eram de espécies da América do Sul. Um terço dos animais não sobreviveu à viagem.
(Duarte Alves) -
Quadrilhas desafiam autoridades e alimentam lucrativo mercado criminoso. Centenas de animais, muitos em risco de extinção, são capturados.
Centenas de animais, muitos em risco de extinção, são capturados diariamente, e muitos acabam morrendo antes de chegar ao destino final.
Em dez anos, quase seis milhões de pássaros foram comercializados ilegalmente no país, um mercado que movimentou 7 bilhões na última década.
(Ema Frota) -
A notícia relata que 80% das aves no Brasil são contrabandeadas no “mercado negro”. Calcula-se que esta atividade pode movimentar um lucro de aproximadamente 3 biliões de reais, o equivalente a 477 043 930,50€.
As aves de preferência dos traficantes são as passeriformes, são as mais procuradas devido à sua beleza e ao seu canto. (Rafael Santos) -
Mais de 20 aves exóticas, de nove espécies, cujo destino era o tráfico, nasceram no Jardim de Zoológico de Lisboa, onde chegaram em ovos apreendidos pelas autoridades no aeroporto da capital, nos últimos anos. (Carla Pimenta)
-
Um dos grandes objetivos dos traficantes é venderem na Europa,
pois muitos são do Brasil e como Portugal é uma “porta de
entrada” para o continente europeu, o tráfico passa primeiro pelo
nosso país.
A notícia diz que muito do tráfico de aves exóticas começa logo
quando estas ainda estão no ovo. Neste caso foram confiscados
ovos pela polícia à saída do aeroporto e foram logo levados para
o Jardim Zoológico de Lisboa. (Madalena Aníbal) -
Os ovos chegam na primavera e no verão, normalmente do Brasil, de onde são retirados dos ninhos por traficantes, que têm "um grande conhecimento do que estão a fazer". São pessoas "muito bem apetrechadas", contou à agência Lusa a curadora das aves do Zoo, Telma Araújo.
"Os carros que vão para a floresta têm incubadoras, todos os exames que fazemos aqui os traficantes já fizeram. Nunca recebi um ovo sem um embrião", revelou. -
Mais de 20 aves exóticas, de nove espécies, cujo destino era o tráfico, nasceram no Jardim de Zoológico de Lisboa, onde chegaram em ovos apreendidos pelas autoridades no aeroporto da capital, nos últimos anos
Os ovos chegam na primavera e no verão, normalmente do Brasil, de onde são retirados dos ninhos por traficantes, que têm "um grande conhecimento do que estão a fazer". São pessoas "muito bem apetrechadas", contou à agência Lusa a curadora das aves do Zoo, Telma Araújo.
(Eve Oliveira) -
A ONG Proteção Animal Mundial descobriu que papagaios-cinzentos, ou papagaios-do-congo, espécie africana, foram transportados pela companhia aérea Turkish Airlines entre Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, e o Kuwait, via Istambul, com mais de 60 animais encontrados mortos no local de destino.
(Alice Veloso) -
sdfghjkasdfvgbhnjmxcvbnm,xcvbnm, (Yuri Souza)
-
Dos dez detidos, quatro lideravam a atividade, um dos quais já com antecedentes por tráfico de animais. Usavam uma loja de animais em Fuengirola, Málaga, para justificar a aquisição e transporte das diversas espécies. Um dos membros é um veterinário que se encarregava de emitir as declarações sanitárias de forma parcial para que não fosse detetada a saída dos animais de Espanha.
Os animais eram comprados em diferentes países europeus, como Portugal, Eslováquia e Alemanha. (Diana Racar) -
Suspeito foi detido na posse de 64 animais e uma arma, além de caixas de leite e café usadas para o transporte dos pássaros que vinham da Bahia.
(Carolina Huhn) -
Uma pessoa de nacionalidade belga foi detida no aeroporto de Lima no Peru. Ele transportava 20 pássaros de espécies protegidas fechados em caixas de cartão.Todos os pássaros sobreviveram, alguns com sinais de desidratação e com um elevado nível de stress, perdendo parte das penas.
(João Martins) -
O aumento das apreensões de aves exóticas comercializadas ilegalmente tem causado a lotação dos parques portugueses, já que problemas sanitários impedem que elas sejam enviadas de volta aos países de origem, devido a barreiras sanitárias de prevenção à gripe aviária. Os 90 animais que sobreviveram às apreensões no ano passado estão em parques e zoológicos, mas não são expostos ao público.
-
Os policiais chegaram ao local após uma denúncia de que um morador do Jardim Recanto Mônica estaria mantendo as aves após capturá-las com armadilhas. No local foram encontradas gaiolas, no quintal e no interior da residência, com diversas espécies.
O suspeito teria confirmado que as aves eram de sua propriedade. O caso foi registrado na delegacia de Itaquaquecetuba e o homem foi multado. As aves foram apreendidas e destinadas ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS-PET).