Processos Grupais

  • Kurt Lewin

    Nasce em 09 de setembro de 1890 Kurt Lewin de origem alemã, sua família era judia e o tema dos seus estudos era a minoria e suas consequências.
  • Formação de Kurt

    Kurt estudou nas Universidades de Friburgo, Munique e Berlim, doutore-se em Psicologia em 1914, também estudou matemática e física.
    Lewin entrou para o grupo de docenes da universidade de Berlim, fez parte do grupo psicólogos genericamente desegnados como gestaltist, realizou pesquisas sobre associação e motivação e começou a desenvolver suas concepções a propósito da teoria do campo.
  • Método Empírico

    O casal Knowles cita Lindiman em 1920 que desafiou o estudo especulativo dos sociólogos, propondo em método empírico par pesquisar grupos funcionais.
  • Centros de Pesquisa

    Em 1930 deu-se a criação de inúmeros centors de pesquisa voltados especificamente para a investigação dos fenômenos grupais.
  • Emigração para EUA

    Kurt em 1935 emigrou para os Estados Unidos, por conta dos nazistas e foi recebido pela a Universidade Iowa.
  • Dinâmica de Grupo

    Lewin foi quem introduziu o termo Dinâmica de Grupo nas ciências socias e surgiu nos EUA a dinâmica de grupo como campo de pesquisa com o interesse de conhecer os macro-fenômenos socias em pequeno grupos.
  • Pesquisa Autocracia e Democracia

    Em 1938 Lewin relizou uma pesquisa sobre autocracia e democracia, junto com Ronald Lippitt uma pesquisa experimental de dinâmica de grupo, sendo publicada na revista Sociometry. A pesquisa mostra que nos grupos democráticos a originalidade dos indivíduos, o sentimento de nos e a cooperação entre seus menbros são muitos maiores que nos grupos cujo o líder era autocrático.
  • Comportamento Agressivo

    Com a colaboração de Lippitt e White, Lewin realizou um estudo sobre comportamento agressivo em climas sociais criados experimentalmente, sendo divulgado no Journal Of Social Psychology, O estudo visava conhecer o comportamento do grupo como um todo e de cada participante, em especial sob a influência de diversos tipo de liderança ou de atmosfera grupal.
  • Evolução da Literatura

    Com e evolução da literatura sobre dinâmica de grupo, se inclui tesxtos precursores sobre aspectos psicológicos do grupo, que retrocedem até 1890, a expansão da literatura só ocorreu em 1940, após os artigos de Lewin.
  • Movimento Relações Humanas

    Nos anos 40 outra abordagem surgiu com o objetivo de aperfeiçoar os processos democráticos, conhecido como movimento de relações humanas, teve como foco principal o Laboratório Nacional de Treinamento em Desenvolvimento de Grupos nos EUA.
    O método exigia que cada participante examinasse e discutisse eventos de maneira bastante aberta, dentro do seu próprio grupo.
  • Primeiro Centro de Pesquisas em Dinâmica de Grupo

    Após seus esforços de investigação cientifica Kurt foi convidado para organizar e derigir o primeiro centro de pesquisas em dinâmica de grupo no MIT (Massachusetts Institute of Technology).
  • Grupos T

    Lewin organizou os primeiros grupos T em 1946, por causa da necessidade de ajudar os líderes comunitários nos EUA, com o sentido de aplicar dispositivos legais referentes a igualdade de oportunidades de trabalho.
  • Falecimento de Kurt Lewin

    Kurt morre em 1947, e o centro de pesquisas por ele criado acaba sendo muda para a Universidade de Michigam em Ann Arbor.
  • Fundação National Training Laboratories

    Com o resulatado das experiências do Grupo T, surgiu a fundação National Training Laboratories que desempenharam um papel decisivo na identificação do trabalho em Dinâmica de Grupo.
  • Introdução da Dinâmica de Grupo no Brasil

    Em 1960, entidades como o Centro de psicologia Aplicada, no Rio de Janeiro, promoviam seminários de Dinâmica de Grupo e Psicodrama, sob a coordenação de Peirre Weil, acreditasse que ele tinha cido o pioneiro, no país, na introdução da Dinâmica de Grupo.
  • Casal Knowles

    O casal Knowles em 1967 expressa sua surpresa ao constatar que, apesar de o desenvolvimento do homem se dar em grupos, o estudo da vida em pequenos grupos só se deu após séculos de
    estudo dos aspectos mais amplos da organização social.
  • Contiuição para Dinâmica de Grupo

    Back ao historiar as origens da dinâmica de grupo, o mesmo fala sobre a relevância da contribuição de outros pioneiros como Mayo, Roethlisberger, Sherif e Moreno.
    Ressalta a importância de Mayo e Roethlisberger com seus experimentos sobre grupos numa fabrica.