-
Filósofos europeus começaram a especular sobre a natureza social do homem e sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade.
-
Karl Marx pensa que as sociedades se fundam numa contradição e entende que não se trata de organizar ou melhorar a sociedade capitalista, mas de trabalhar para que ela desapareça, pois a contradição só se resolve na superação.
-
Kurt Lewin, nasceu em 9 de setembro de 1890 em Mogilno, Alemanha.
-
Estudou em Freiburg, Munique e Berlim, onde se doutorou em 1914.
-
Émile Durkhiem considerado criador da sociologia como ciência objetiva e intuitiva aplicou o modelo biológico de análise às sociedades humanas.
-
Elton Nayo em pesquisas relacionadas com a produção industrial, descobriu a importância do aspecto grupal no rendimento do trabalho.
-
O estudo científico de pequenos grupos começou a tomar vulto e deu-se a criação de inúmeros centros de pesquisa voltados especificamente para a investigação dos fenômenos grupais consequente aumento da literatura a respeito dos mesmos.
-
Kurt Lewin, emigrou para os Estados Unidos.
-
Com Kurt Lewin, surgiu nos EUA a Dinâmica de Grupo como campo de pesquisa.
-
kurt e Ronald Littip realizaram a pesquisa experimental da Dinâmica de grupo onde os resultados mostraram que nos grupos democráticos a originalidade dos indivíduos, o sentimento de nós e a cooperação são maiores nos grupos cujo líder era autocrático.
-
Foi divulgado seu estudo em colaboração com Witte, sobre comportamento agressivo em ''Climas Sociais experimentalmente''
-
Kurt Lewin foi convidado para organizar e dirigir o primeiro centro de pesquisas em Dinâmica de Grupo (Massachussetts Institute of Technology).
-
Lewin organizou os primeiros grupos em virtude da necessidade de ajudar lideres comunitários nos EUA, a compreender e aplicar dispositivos legais referentes a igualdade de oportunidades de trabalho.
-
Após a morte de Kurt Lewin, o centro criado por ele mudou-se para a Universidade de Michigan em Ann Arbor.
-
undou-se o ''National Training Laboratories'' (NTL) que desempenharam um papel decisivo do trabalho em Dinâmica de Grupo com uso quase terapêutico junto a pessoas ''normais''.
-
Willian C. Schutz trata da interpendência e da estreita correlação que há, em todo grupo de trabalho, entre seu grau de integração e seu nível de criatividade.
-
Carl Rogers e seus grupos de encontro constituíram um trabalho com grandes grupos nos Estados Unidos.
-
Centro de Psicologia aplicada no Rio de Janeiro, promoviam seminários de dinâmica de grupo e psicodrama, sobre a coordenação de Pierre Weil.
-
Cartwright e Zander propõem que a Dinâmica de Grupo se defina como um capo de pesquisas dedicado ao conhecimento progressivo da natureza dos grupos, das leis de seu desenvolvimento e de suas inter-relações com outros grupos e instituições mais amplas.
-
Aprofundamento e radicalização, os grupo tiveram suas durações aumentada, incluindo finais de semana ou mais dias, de modo intensivo deixaram de ter um caráter exclusivamente terapêutico e centrando-se mais nas possibilidades de expansão da sanidade e do crescimento.
-
Numa abordagem dialética, Lapassade vê que a dinâmica de grupo leva a uma dialética de grupos. O emprego do termo dialética justifica-se desde que por eles se entendem uma lógica do inacabamento da ação sempre recomeçada.
-
Zander inclui textos precursores sobre aspectos psicológicos do grupo que retrocedem até 1890.
-
Lane numa visão materialista histórica diz que o estudo de pequenos grupos se torna necessário para entendermos a relação indivíduo-sociedade, pois é o grupo condição para que ele supere a sua natureza individualista, se tornando agente consciente na produção da histórica social.
-
Marta Souto de Asch, professora da Universidade de Buenos Aires, publica o livro sobre didática baseado nas ideias de Pichon-Riviere e nas contribuições de Sartre.