Fbf70eb2 c012 465e 9c1e 7b092675dfd8 bb8e3987 7271 4ab9 add9 d143c6400488 v1

Plano de ação para o desenvolvimento digital das escolas (PADDE) - uma cronologia

  • Apresentação do Plano de Ação para a Transição Digital

    O Portugal Digital é um plano de ação desenhado para ser o motor de transformação do País Através da capacitação digital das pessoas, da transformação digital das empresas e da digitalização do Estado. Tem como propósito acelerar Portugal, sem deixar ninguém para trás, e projetar o País no mundo. Informações mais detalhadas aqui
  • Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, 21 de abril

    O Programa do XXII Governo Constitucional considera a transição digital um dos instrumentos essenciais da estratégia de desenvolvimento do país, em alinhamento com os objetivos políticos que irão nortear os investimentos da União Europeia no período de programação 2021 -2027, de acordo com o novo quadro da Política de Coesão.
    A Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, 21 de abril aprova o Plano de Ação para a Transição Digital.
  • Period: to

    Aplicação do Check-In

    Os professores responderam ao Check-In e, tendo em conta o quadro de referência DigCompEdu - Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, ficaram situados num determinado nível de proficiência de acordo com a sua competência digital.
  • Formação das equipas designadas por cada agrupamento/escola que serão responsáveis pela elaboração do PADDE

    O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão em 5 diferentes domínios: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança. Mais informações aqui.
  • Period: to

    Aplicação da SELFIE

    As equipas responsáveis pelo PADDE de cada escola/agrupamento irão parametrizar a ferramenta SELFIE para fazer o diagnóstico da competência digital da escola e, com base nos resultados obtidos, criar o PADDE.
  • Início da formação para todos os docentes

    Início da formação a nível nacional para todos os docentes, organizada em 3 níveis de proficiência, de acordo com DigCompEdu: Nível 1 - Recém chegado ou explorador; Nível 2 - Integrador ou especialista; Nível 3 - Líder ou pioneiro
  • Period: to

    Implementação do PADDE

    Setembro 2021 - Início da implementação do PADDE que deverá ser aplicado até ao final do ano letivo de 2022-2023. Está organizado em 7 dimensões, tal como preconizado no referencial DigCompOrg: 1) Liderança; 2) Desenvolvimento profissional contínuo; 3) Recursos digitais; 4) Ensino e aprendizagem; 5) Práticas de avaliação; 6) Promoção da competência digital dos alunos; 7) Infraestrutura e equipamento.