Linha do tempo - Webjornalismo - Britney Spears: de favorita do público à piada dos tabloides

Timeline created by facebooker_2840098416307944
  • O nascimento de uma estrela

    O nascimento de uma estrela
    Britney Jean Spears nasceu no Mississipi, em 2 de dezembro de 1981, e é uma cantora, compositora, dançarina e atriz norte-americana.
    Sua carreira artística começou ainda criança, no programa televisivo Clube do Mickey, que ia ao ar nos Estados Unidos.
    Em 1998, os 16 anos, estreou sua primeira música, ...Baby One More Time, que fez sucesso instantâneo por todo o mundo. Cantando músicas pop adolescente, Britney foi catapultada para o topo das estações de rádio, televisão e capas de revista.
  • Ascenção e início das especulações

    Ascenção e início das especulações
    Após lançar 2 álbuns de grande sucesso e alcançar marcas históricas, como ser considerada a Princesa do Pop e a artista mais jovem a ter a própria estrela na calçada da fama de Hollywood, Britney assumiu namoro com o ex-colega de Clube do Mickey, o também cantor Justin Timberlake, e o casal se tornou os "queridinhos da América".
    Com o fim do relacionamento de 4 anos, Timberlake passou a disferir comentários sexistas e insultos à ex-namorada, e a mídia passou a tratá-la com desdém e desrespeito.
  • O começo da queda

    O começo da queda
    Após lançar quatro CD's, que lhe renderam o título de cantora que mais vendeu álbuns neste começo de século - mais de 53 milhões de cópias, Spears decidiu fazer um hiato em sua carreira.
    Mesmo não divulgando seu trabalho, a perseguição da mídia aumentou e as manchetes passaram a ser sobre sua vida particular. Entre os fatos mais comentados estão um casamento, anulado 55 horas depois, seguido por sucessivas aparições em festas e o casamento com o então namorado, o dançarino Kevin Federline.
  • Fim do casamento e perseguição da mídia

    Fim do casamento e perseguição da mídia
    O casamento de Britney e Kevin durou pouco mais de dois anos, sendo que ela pediu o divórcio. A relação rendeu ao casal um documentário e dois filhos.
    Longe dos palcos devido à maternidade e sofrendo todo o desgaste inerente a uma separação, Spears viu sua vida ser perseguida por hordas de paparazzi - até de 150 fotógrafos, 24 horas por dia.
    Passando por problemas particulares, disputando a guarda dos filhos na justiça e sem privacidade, a cantora ruiu.
  • Britney "fora de controle"

    Britney "fora de controle"
    Visivelmente incomodada com a perseguição dos fotógrafos e veículos de comunicação, Britney ainda tentava ter a vida de uma garota jovem e solteira, indo a jantares e casas noturnas, mas as manchetes a classificavam como "mal exemplo para os jovens".
    O escrutínio de Spears veio após a artista raspar o próprio cabelo.
    Enquanto a mulher por trás da cantora, nitidamente, passava por problemas psicológicos, a imprensa mundial a ridicularizou.
    Foi então que seu pai, Jamie Spears, assumiu sua tutela.
  • A tutela do pai e a perda da autonomia

    A tutela do pai e a perda da autonomia
    Com uma fortuna estimada em R$ 700 milhões, dois filhos e problemas psicológicos vulgarmente noticiados, a Justiça concedeu ao pai da norte americana, Jamie Spears, a sua curatela.
    Prevista apenas para pessoas em estado terminal, pela primeira vez, nos EUA, uma mulher de 30 anos perdeu toda a autonomia sobre suas finanças, carreira e até sobre escolhas pessoais, como onde ir e com quem namorar.
    Britney foi internada em clínicas de reabilitação e, apesar das restrições, retomou sua carreira.
  • O efeito Fênix

    O efeito Fênix
    Mesmo sem capacidade legal sobre seus bens e carreira, ao longo dos anos que seguiram, a artista gravou 5 álbuns, fez 3 turnês mundiais, foi jurada do programa de talentos The X Factor USA, e se fixou como artista residente em um cassino de Las Vegas, sendo considerada a artista mais bem paga até então.
    Britney também gravou documentários e entrevistas afirmando que teve depressão pós-parto e que sua vida, com a curadoria do pai, era extremamente controlada e não se sentia feliz.
  • A disputa com o pai: quem controla os bens e a carreira

    A disputa com o pai: quem controla os bens e a carreira
    13 anos após perder a liberdade, agora estável emocionalmente, Britney briga na Justiça para que o pai lhe devolva a autonomia.
    A disputa ganhou um novo capítulo com o documentário "Framing Britney Spears", do The New York Times em parceria com o canal FX, que trouxe entrevistas de juristas e pessoas próximas da artista sobre sua capacidade mental e a necessidade ou não da tutela.
    Após o documentário, Timberlake, repórteres e revistas pediram desculpas a Britney por lhe ofender e ridicularizar.