Linha do tempo imagética - Portfólio: Linha do tempo da construção da identidade docente.
By Maiaramai
-
Vovó em 1958 terminou o Magistério. Mamãe veio pelo mesmo caminho. Porém, muito antes de saber disso eu tinha curiosidade pelas palavras que vinham escritas nos jornais que os meus pais liam no café da manhã.
-
Essa sou eu, um pouco antes de completar 03 anos, meu irmão Mateus e meu urso Teddy Ruxpin que lia livros; ao menos era o que eu pensava até descobrir que ele vinha com uma fita cassete; passávamos os três boas tardes lendo.
Talvez o nascimento do meu irmão tenha sido o despertar do desejo por ensinar. Já um pouco mais crescidos até os teatros que fazia contavam com o auxilio de um dicionário conforme solicitasse o meu pequeno expectador. -
Foi neste ano que eu conheci a Professora que despertaria em mim o desejo por seguir a carreira.
-
Ainda no Ensino Fundamental eu comecei a dar aulas particulares para alguns colegas da minha própria turma. Esse período foi essencial para começar a entender que os estudantes possuem diferentes necessidades em relação ao estímulo.
-
Foi apenas no cursinho, enquanto tentava uma vaga na área de Saúde em uma Universidade pública, que despertou em mim o desejo de alçar voos mais altos como professora. Lá eu vi que mesmo a concepção pedagógica tradicional bem aplicada tinha bons resultados. Também foi durante esse período que comecei a valorizar a aprendizagem significativa, muito antes de conhecer a Teoria de David Ausubel.
-
Todos os anos os alunos da disciplina de Biossegurança eram responsáveis por organizar um evento em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos e comumente eram realizados sorteios de livros sobre o tema.
Em 2012, eu e mais um grupo de alunos, decidimos inovar, tendo em vista que a data passou desapercebida por nós no ano anterior, e fizemos um flash mob com distribuição de brindes.
Esse evento despertou em mim o espirito empreendedor, uma característica importante para um docente. -
O período de intercâmbio foi fundamental para repensar práticas e exercitar o autoconhecimento, além de compartilhar experiências. Naquele semestre também foi possível refletir sobre a obrigatoriedade de aulas teóricas.
-
Estar 2 anos e meio como monitora da REEUSP me fez conhecer um pouco do mundo das pesquisas. Além de pensar na importância da prática baseada em evidências, refleti sobre a relevância e complexidade que um bom estudo deve ter.
-
Esse evento foi bastante importante pois foi a primeira vez em que auxiliei um evento para Profissionais de Saúde. Nessa ocasião precisei aprofundar os conhecimentos que já possuía sobre glicemia capilar e administração de insulina para depois orientar os profissionais à respeito. Foi um desafio estar no papel de instrutor de profissionais com anos de experiência; e foi muito gratificante se sentir capaz de fazê-lo.
-
Fundamentais para transformar a teoria da sala de aula em prática.
-
Algumas aulas proporcionaram o uso de recursos que desconhecia. No exemplo um tablet e o uso do espaço do Celab para uma gravação. Pensar nos recursos que temos disponíveis e implementa-los é fundamental para potencializar qualquer aula.
-
Fazer parte do MadAlegria me fez repensar a prática como profissional de saúde e também em maneiras de sensibilizar pessoas para uma causa.
-
No início da licenciatura pensava que fosse aprender um pouco sobre pedagogia e sua filosofia. Porém, desde o início a disciplina sensibilizou quando foi pensada e executada com tanto carinho e cuidado.
-
Sair do espaço da sala de aula tira as armaduras de professores e alunos, aproxima ambos e permite que troquem experiências.
-
Aprendi a importância de ter formação docente para executar com qualidade a função de educação continuada em uma instituição hospitalar.
-
Esse foi o primeiro momento que tive de preparar uma parte do conteúdo da disciplina para apresentar em grupo.
-
Essa aula foi uma etapa importante, construí, em conjunto com dois professores que admiro muito, uma aula desde o início, criando a estrutura do plano de aula focada para o publico alvo que eu conhecia bem e trazendo muito do que tínhamos aprendido até então; utilizando outras mídias como vídeos, dando novo uso para materiais já conhecidos e tornando a aprendizagem mais significativa à medida que mostrava como o conteúdo se aplicava na prática.
-
Esse estágio gerou bastante ansiedade que reverti em aprofundamento de estudos. Foi uma etapa muito importante da construção da minha identidade docente porque coloquei em prática muito do que aprendi no curso da licenciatura, como a teoria da aprendizagem significativa por exemplo.