-
A Guerra do Paraguai foi um conflito das nações da Bacia Platina (Argentina, Uruguai, Brasil e Paraguai) que resultou em enorme destruição e grande saldo de mortos
-
Um coronel apoiou movimentos abolicionistas e foi punido, também após a Guerra do Paraguai os militares foram vistos como salvadores, e com isso quiseram entrar no exército. Porém D. Pedro II não deixou.
-
O governo de Dom Pedro II já estava em crise após a guerra do Paraguai. Muitos grupos entraram em conflito com Dom Pedro e o governo, como (O exercito, a igreja e etc..).
Após um golpe do marechal Deodoro no governo, tomou o poder e assim acabou a monarquia. -
A mudança de regime político e o fim da escravidão não trouxeram mudanças a população negra, recém-liberta e livre. Nenhuma lei, favoreceu os negros ou inseriram eles na sociedade. Então eles tiveram que lutar pelo seu lugar na sociedade.
-
Foi a fase onde os militares assumiram o governo.
-
O gorverno do M. Deodoro teve crises econômicas e políticas. A crise econômica foi chamada de encilhamento. Isso provocou a falência de muitos empresários, além do aumento da inflação e sem apoio da sociedade e elites, o presidente renunciou o cargo.
-
O M. F. Peixoto assumiu o poder no mesmo dia que o M. Deodoro saiu, contrariando uma premissa da Constituição.
Teve de lidar com duas revoltas, a Revolução Federalista, que teve origem na disputa pelo poder entre as elites regionais do estado do Rio Grande do Sul, e a Revolta da Armada, que questionava a legalidade de seu governo. -
A Republica Oligárquica ficou conhecida com os cafeicultores aproveitando sua posição política para beneficio proprio.
-
Foi a primeira guerra do século XX e o primeiro conflito em estado de guerra total.
-
Foi um conjunto de eventos sociais e políticos que alteraram a estrutura do país.
-
As grandes estocagens de café fizeram com que o preço do produto sofresse uma redução acentuada, e com isso aconteceu a maior crise financeira Brasil durante a Primeira República.
-
Se chama assim, pois, MG era representado pela produção de leite e SP pela produção de café. Os paulistas e Mineiros se revezavam para colocar um presidente na república.
-
Foi marcado por grande ambiguidade. Nesse período, a sociedade brasileira teve avanços: as mulheres puderam votar, os trabalhadores conquistaram direitos, as indústrias de base receberam grandes investimentos e houve, também, um aumento expressivo da urbanização.
-
Foi a época aonde Getúlio Vargas assumiu o poder provisório, até que as novas eleições começassem. Ele apoiava varios grupos sociais e Vargas afez algumas coisass para defender o café, em troca de ganhar o apoio da elite cafeeira
-
Isso começa com promulgação da Constituição de 1934 e a eleição indireta de Getúlio Vargas para presidente da República pela Assembleia Nacional Constituinte. Foi marcada por greves, Revolta Comunista, o combate das ideias de esquerda e a radicalização da política.
-
O estado novo foi quando Getúlia Vargas governou o Brasil de forma ditatorial, foi marcada pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo
-
Seu governo ficou marcado por uma política externa inteiramente alinhada com os interesses norte-americanos.
-
Após a renúncia de Getúlio Vargas, o Brasil voltava a vivenciar o sistema democrático. Para isso, foram realizadas eleições presidenciais onde Dutra venceu.
-
Foi quando o Dutra abandonou o liberalismo e assim trouxe o Plano SALTE que prometia Saúde, Alimentação, Transporte e Educação.
-
Esse governo teve como grandes marcas a crise política e a tensão social , por causa da ecônomia do país. Em razão da grande pressão exercida sobre Getúlio Vargas, ele cometeu suicídio em agosto de 1954.
-
Foi o "50 em 5" onde prometia - Alimentação, transporte, educação, energia e indústria em 5 anos.
-
JK, não via problemas em abrir o país para as indústrias e o capital estrangeiro. Assim o Brasil e a iniciativa privada local deixavam de ser os únicos agentes ativos na busca pelo desenvolvimento econômico-industrial do país.
-
Foi um governo marcado pelo Plano de Meta, um desenvolvimento nacional e a contrução de Brasília.
-
Foi um dos principais objetivos do JK, ele queria um lugar afastado da capital e no meio do deserto por motivos geopolíticos: a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra, a pressão popular sobre o governo seria menor.